Criadora de Friends admite grande erro com a série

Em nova entrevista, a co-criadora de Friends abordou um delicado assunto e admitiu um grande erro que cometeu com a série.

Friends

Friends foi uma comédia clássica dos anos 90, mas como qualquer produto de sua época, alguns aspectos não envelheceram bem. Mas os criadores de Friends amadureceram suas ideias desde que a série terminou sua corrida de dez temporadas em 2004, tudo isso para reconhecer alguns problemas.

Um desses problemas foi o manejo de Friends com a pai de Chandler, Helena (Kathleen Turner), cuja transição de gênero foi alvo de piadas. A co-criadora Marta Kauffman, agora, admite que Friends usou o gênero errado de Helena.

Kauffman apareceu no programa The Conversation da BBC World Service, e na entrevista ela lamenta o tratamento de Helena em Friends.

PUBLICIDADE

Friends cometeu um erro de gênero sobre o pai de Chandler

Friends
Imagem: Divulgação.

Chandler (Matthew Perry) ainda se refere a Helena como seu pai. No entanto, isso não era certo. Os pronomes de Helena provavelmente seriam ela/ela ou eles/eles, mas dificilmente seriam masculinos. Então Kauffman lamenta que Friends tenha confundido esse termo para o pai de Chandler.

Leia também: Friends: teoria bizarra muda opinião dos fãs sobre final

“Continuamos nos referindo a ela como ‘pai de Chandler’, embora o pai de Chandler fosse trans”, disse Kauffman no The Conversation. “Os pronomes ainda não eram algo que eu entendia, então não nos referimos a esse personagem como ‘ela’. Isso foi um erro.”

Desde Friends, Marta Kauffman defendeu pessoas trans

Depois de Friends, Kauffman criou a série Grace & Frankie, que envolvia maridos saindo do armário depois de décadas de casamento. Kauffman também incluiu uma equipe diversificada nos bastidores e os defendeu quando as pessoas eram insensíveis.

“Eu demiti um cara na hora por fazer uma piada sobre um cinegrafista trans”, disse Kauffman. “Isso simplesmente não pode acontecer no meu set. Mas, por outro lado, a opinião de todos sobre o trabalho é bem-vinda. Então, quero criar um ambiente colaborativo onde o DP possa dizer: ‘E se fizermos isso?’, o que não é totalmente o que estávamos pensando e pode ser brilhante.”

Leia também: Friends: especial revelou acidente com Joey nos bastidores

Kauffman ainda lamenta não saber o suficiente na época, para evitar o equívoco de Helena em Friends.

“Admitir e aceitar a culpa não é fácil”, disse Kauffman. “É doloroso se olhar no espelho. Estou envergonhado por não saber melhor há 25 anos.”

Morre ator de Friends
Imagem: Divulgação.

Marta Kauffman também abordou o racismo

O trecho sobre Helena começou com Kauffman abordando a composição racial de Friends. Olhando para trás, Kauffman também reconheceu uma falta de diversidade que ela ignorava na época.

“A crítica é difícil”, disse Kauffman. Friends foi criticado de várias maneiras, a maior delas é que não tivemos representação suficiente dos negros, o que ao longo dos últimos anos cheguei ao ponto em que posso dizer, infelizmente, sim. Sou culpado disso e nunca mais cometerei esse erro”.

Kauffman agora reconhece que como co-criadora de Friends ainda tinha muito a aprender.

“Se eu soubesse o que sei agora, há certas coisas que eu mudaria, mas eu não as conhecia e aprendi desde então”, disse Kauffman. “Eu era claramente parte do racismo sistêmico em nosso negócio. Eu não tinha consciência do que me faz sentir estúpido. Então, sim, essa foi uma crítica muito válida e extremamente difícil, sobre a qual ainda me emociono.”.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.