Crítica: 22×13 de Law & Order: SVU foi problemático, mas entretém
Apesar de problemas graves no que se refere a estrutura, o episódio 22x13 de Law & Order: SVU acerta como um ótimo entretenimento.
O tradicional servido com um bom tempero
Depois de uma sequência de ótimos episódios, Law & Order: SVU retorna de um hiato com a promessa de, claro, manter a boa fase.
Em mais um crossover com a recém-lançada Law & Order: Organized Crime, temos uma trama dedicada a um dos crimes mais comuns desde a década de 1970: tráfico de drogas. Felizmente, o roteiro consegue bolar uma narrativa eficiente, a fim de espantar o lugar comum e os temidos clichês.
Em Trick-Rolled at the Moulin, temos uma vítima incomum: um bilionário que aparece morto no quarto de um hotel mequetrefe de Manhattan. O corpo é descoberto pela camareira, com auxílio do dono do hotel. Após breve investigação, fica claro que não é um simples caso de overdose provocada por drogas sintéticas.
A vítima foi drogada por uma quadrilha (aí o gancho do crossover), cujos métodos são conhecidos pela polícia.
Mundo real mandou lembranças
Desde o piloto de Organized Crime, uma coisa é clara: Stabler (Chris Meloni) precisa se afastar da investigação da falecida esposa por razões óbvias.
O princípio da impessoalidade, como o leitor deve saber, é um dos pilares do sistema penal. Sem ele, portanto, não há como confiar numa justiça imparcial. Para minha surpresa, esse episódio de Law & Order: SVU joga tudo isso pela janela.
Essa virada acontece assim que a investigação do caso acaba esbarrando na morte do seu irmão. E, ao invés de declarar-se suspeita, a personagem se mantém a frente do caso.
Confesso, é uma decisão simplesmente incompreensível do roteiro diante das possibilidades em desenvolver a narrativa de outra forma. No mundo real, ressalto, tal ilegalidade seria suficiente para anular todos os processos.
Foco no que importa
Embora considere um erro grave, principalmente sabendo da importância da série, acredito que deve-se analisar o episódio como um todo. Afinal, sua missão é bastante clara. A mensagem é um tanto poderosa. Enquanto o desenvolvimento, mesmo sendo falho, é competente em completar sua missão. Sendo assim, não há porque rejeita-lo.
Logo nos primeiros minutos do episódio, o telespectador é fisgado. Somos, portanto, desafiados a tentar entender o porquê daquela testemunha ter mentido. Ou até mesmo a razão pela qual essas mulheres fazem o que fazem. É fato que sabemos que os bandidos serão presos no final. Mas a que custo?
Mas e aí, qual vai ser?
Em suma, acredito que o episódio tem problemas. Mesmo assim, deve-se analisá-lo como uma boa história que não tem medo de bebericar dos clichês. Sua forma original de desenvolver essa narrativa, contudo, é louvável bem como digno da sua atenção.
E então, o que achou do episódio? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.
- Além disso, siga nossas Redes Sociais (Instagram, Twitter, Facebook).
- Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
https://www.youtube.com/watch?v=7vfokWpOCk8