Crítica: 4×05 de Station 19 mostrou a brutalidade contra negros

Crítica 4X05 Station 19

O último do ano de Station 19 foi emocionante, tenso, revoltante e termina com Dean e Robert presos

O que seria um dia de folga para nossos bombeiros de Station 19, acabou se tornando um episódio tenso e revoltante.

Continua após as recomendações

Essa semana em “Out of control”, (“fora de controle”), o quinto episódio da quarta temporada, vimos a irresponsabilidade de policiais despreparados, que julgam e condenam apenas pela cor da pele. E, além disso, mostrou o que acontece muito, não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil.

Foi uma winter finale emocionante, onde o único incêndio apenas aconteceu por causa do desespero de duas mães para salvarem suas filhas do tráfico humano. 

Continua após a publicidade

Imagem: ABC/Divulgação

Ainda tivemos Andy e Robert quebrando o distanciamento de 90 dias que eles estavam praticando, por recomendações da terapeuta do ex-Chief devido ao seu problema com o vício. Ainda, Jack e Inara que, finalmente, saíram do romance platônico que havia entre eles e foram direto para a cama dela. Detalhe: quem tomou a iniciativa foi a mãe de Marcus. 

A vergonha e a irresponsabilidade polícia

No entanto, antes de comentar esse capítulo, não posso deixar de mencionar a vergonha e a irresponsabilidade policial que foi retratada na série. Que é algo muito comum, o qual acontece praticamente, todos os dias.

Quem nunca viu alguma reportagem ou vídeo onde mostra como os polícias chegam para uma ocorrência, e sem fazer nenhuma pergunta partem para agressão, com seus julgamentos já pré-definidos apenas por que as pessoas envolvidas eram negras? (Sem generalizar). 

Recentemente, o vídeo da morte do George Floyd nos Estados Unidos ganhou o mundo. Isso sem mencionar muitos outros casos bem parecidos. Igualmente, aqui no Brasil nomes de crianças como João Pedro Matos, Ágatha Vitória Sales Félix bem como Eduardo de Jesus… Uma lista enorme de vítimas negras que tiveram suas vidas interrompidas. Tudo isso, por policiais despreparados que, simplesmente, atiraram. Um verdadeira vergonha. 

Station 19 deverá debater muito mais o racismo quando retornar em Março de 2021

Acho importante séries como Station 19 trazer essa conversa para dentro de casa. Uma realidade que, muitas vezes, é maquiada pelos governantes e acabam entrando para o esquecimento.

Semana passada a série falou sobre como os negros precisam trabalhar 3 vezes mais do que os brancos para conquistar um cargo de chefia. E esse semana mostrou a truculência polícia terminando com dois dos bombeiros, que são negros, presos. Logo, acredito que a série deverá debater muito mais o racismo quando retornar de seu hiato em Março de 2021. 

Imagem: ABC/Divulgação

O lado positivo desse capitulo foi ver Dean e Robert unidos. Além disso, mostrando que as divergências entre eles ficaram no episódio da semana passada. No entanto, devido a truculência policial, revoltante para o público que assistia, imagina eles que tinham armas apontadas para eles diretamente? Com isso, tivemos que ver Dean sendo preso, depois de ser jogado no chão como um criminoso por três policiais, além do marido da Andy, também preso apenas por questionar o abuso policial.  

 Sequestro de duas meninas negras 

Enfim, o episódio inteiro foi praticamente, em volta de um único caso, do sequestro de duas meninas negras. Ainda tivemos Ben atendendo um pedido de Miranda, de informar seu filho do falecimento de sua avó. Até tentaram colocar alguma emoção nesse momento, mas acho que aconteceu somente para complementar os 45 minutos do episódio. Isso porque se não tivesse acontecido, nada mudaria. Além do Jack que, finalmente, atravessou o clima que rolava entre ele e Inara e, finalmente, rolou algo que todos seus amigos já imaginavam, e eles terminam de lavar a louça na cama dela. 

Se tirassem esses dois momentos do episódio, confesso que não fariam falta. Porque a emoção e revolta mesmo ficou no caso das duas meninas. Bem como da maneira como os policiais abordaram o caso.

De duas meninas negras sequestradas para duas invasoras que causaram incêndio na casa do homem branco. Revoltante! Em todos os momentos, os policiais ficaram a todo momento desconfiando das meninas. Assim, gerou um desconforto generalizado. E, igualmente, o abuso de poder policial que acabou gerando as prisões de Dean e Robert, além da mãe de uma das meninas.

Foram cenas revoltantes, e só de imaginar que ocorre, praticamente, em diversos momentos aqui no Brasil e nos Estados Unidos. Tomara que os roteiristas voltem nesse tema, e que esses policias recebam a punição merecida.  

Tráfico Humano

Quem também acompanha Grey’s Anatomy, viu que a história continuou. E essas duas meninas estavam para serem levadas por um grupo que pratica o tráfico humano. Dessa forma, além do dono da casa aonde as meninas estavam presas, uma outra mulher que já havia sido acusada pelo DeLuca na série médica no final da temporada passada, voltou nesse episódio. Assim, ela estava tentando buscar informações sobre o dono da casa que sequestrou as meninas, e se ele havia falado alguma coisa. 

Logo, os roteiristas vão se aprofundar nessa história em ambas as series. Isso porque DeLuca viu a tal mulher e, junto de sua irmã Carina chamam a polícia. Mas decidem segui-la, já que DeLuca não quer perdê-la de vista novamente. Provavelmente, Station 19 e Grey’s Anatomy, além da pandemia, racismo, ainda vão falar sobre tráfico humano no decorrer de suas temporadas atuais. No entanto, vamos precisar esperar ate março de 2021 quando ambas as séries voltam de seus hiatos.

Todavia, palavras. Além disso, foi preciso. Enfim, para encerrar.

Enfim, e você, está curtindo a nova temporada de Station 19? Então, deixe seu comentário aqui embaixo. E continue acompanhando as novidades de seus seriados favoritos aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
"Nota do episódio"8.5
"Crítica do episódio “cinco” da "quarta temporada" de “Station 19” da ABC, intitulados "Out of Control”.
8.5