Crítica: 5×05 de Outlander discute a lealdade

Review do quinto episódio da quinta temporada de Outlander, exibido nos EUA pelo canal STARZ, intitulado de "Perpetual Adoration".

Jamie em cena do episódio de Outlander
Imagem: IMDB/Divulgação

Outlander e a questão da lealdade

Estamos praticamente na metade da quinta temporada de Outlander e muitas questões estão longe de serem solucionadas. E era óbvio que Bonnet estaria ligado a isso, mesmo que indiretamente. Só quem fosse cego não perceberia que a lua de mel entre Brianna e Roger iria acabar. Lealdade em cheque?

Roger tinha tudo para ser um personagem caricato e, aos poucos, vem se mostrando a grande revelação da temporada. A forma como ele questionou Bree sobre seus receios e instintos foi digna de um programa no “Casos de Família“. Falando nisso quero saber como os roteiristas acharão uma solução para dizer quem é o pai do Jemmy.

De qualquer forma, o relacionamento conturbado de Bree e Roger vai de mal a pior. A garota tenta disfarçar o ódio que sente por Bonnet e insiste em afirmar que quer voltar para o tempo deles, porém, fica nítido o quanto ela está feliz por estar com seus pais.

Negócio arriscado

Se existe algo que foi muito discutido nesse episódio de Outlander foi a questão de lealdade. Quem vivenciou muito isso foi Jamie. Ao perceber que Knox iria trair a decisão do governador, Jamie decide se arriscar ao matá-lo e forjar um acidente.

Entretanto, o Jamie que amamos não é esse cara que vimos no episódio. Matar nunca esteve em seus objetivos. Ele sempre foi uma pessoa que evitava os conflitos. Essa mudança drástica do personagem, mudança esta que demonstra que esse novo Jamie é capaz de tudo para proteger quem ama, me preocupa e muito. Aliás, essa temporada em si me preocupa.

Está certo que se ele não fizesse algo, seu amigo morreria. Porém, ele não precisava ter tirado a vida de Knox daquela maneira tão fria e dissimulada. Trazer um gatinho para Claire como presente pareceu mais uma forma de compensar a sua atitude, pois sabemos muito bem que Claire não é a favor desse lado mais vingativo de Jamie.

A grande dúvida que fica é se realmente a decisão de Jamie não acarretará mais problemas para os Frasers. Minha aposta é que isso se vire para o Roger e poderemos ter uma rebelião pior do que se esperava. E para vocês? Será que Jamie conseguirá se safar?

Fechando um círculo

Enquanto o mundo ruía para sua família, Claire vivia num mundo paralelo. Está certo que o fato de ter descoberto a penicilina deveria ser muito comemorado e Claire merece cada conquista. Entretanto, o fato de isolarem a personagem das histórias principais não parece ser o correto.

Por mais que eu tenha adorado ver aqueles flashbacks que culminaram na decisão de Claire e Bree irem até o Reino Unido, eu achei que foi um tapa buraco para enrolar o episódio. Na verdade, o episódio em si foi muito abaixo do que eu esperava.

Com tanta histórias a serem contadas, os roteiristas decidiram enrolar demais nesse episódio de Outlander. Mesmo que eles ainda têm alguns episódios até o grand finale,  nada justifica colocarem a Claire como um mero figurante e seu plot pouco acrescentar para a trama principal. Essa foi a impressão que eu tive. É querer muito ver uma Claire guerreira igual as das duas primeiras temporadas?

E vocês, o que acharam do episódio? Deixem nos comentários. Além disso, siga a TAG de Outlander para conferir todas as novidades da série.

Confira o vídeo promocional do próximo episódio de Outlander.

Sobre o autor
Avatar

Gabriella Siggia

Quem eu sou? Eu sou uma em um milhão: escritora nas horas vagas, seriadora de coração, cinemática de plantão e amante da literatura. Divertida, alto astral e bastante bem humorada. Só não achei ainda minha outra pessoa. Ah, música faz parte da minha vida.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!