Critica: 5×09 e 5×10 de Blindspot fez dobradinha cheia de surpresas

Crítica do nono e décimo episódios da quinta e última temporada de Blindspot, intitulados "Brass Track" e Love You to Bits and Bytes.

Critica 5x09 5x10 Blindspot

Blindspot em episódio duplo entregou tudo que o público queria 

Após assistir aos episódios mais recentes de Blindspot, o sentimento é de satisfação. A série precisava disso desde o início, dessa ação, da emoção e da sensação de urgência para lidar com os conflitos. A ideia de entregar um episódio duplo antes do series finale foi uma grande escolha. Os episódios se completam e preparam o terreno para o derradeiro fim.

Capturados e separados em salas, Kurt, Jane, Tasha e Rich, tiveram um tempo sozinhos para digerir a morte de Patterson, aquela que sempre esteve presente dando apoio a equipe. Mas enquanto eles sofriam, a gente descobria algo previsível, ela conseguiu sobreviver a explosão. No entanto, seu retorno trouxe uma boa surpresa. Eu poderia jurar que Boston salvaria nossa Patterson, mas foi justamente o contrário, o que acabou sendo mais emocionante.

Enquanto a equipe era interrogada e sofria as manipulações e o terror psicológico de Madeline, Patterson e Boston arriscaram tudo invadindo o escritório do FBI. O disfarce com a troca de gêneros foi divertida, uma forma do roteiro entregar um pouco de alívio cômico diante de tanta tensão. Outro ponto que adorei foi o reencontro de Patterson com cada um deles, meu time completo outra vez!

PUBLICIDADE

Nós descobrimos que nem todos os agentes do FBI engoliram a história e as ações de Madeline, então foi bonito ver um grupo de apoio surgindo para ajudar e ver Weitz liderando a resistência e enfrentando os capangas de Madeline. Falando na vilã, ela manipulou tanto que por pouco Jane quase confessou todos os crimes,  mas Patterson foi mais rápida.

O confronto final contra Madeline

A parceria de Patterson e Boston foi decisiva para derrubar Madeline. Eles conseguiram driblar a segurança e expor todos os crimes de Madeline no jornal. E nesse jogada a ex de Reade foi a peça chave. Sem saída só restava a fuga para vilã. Mas uma traição favoreceu o time e Tasha chegou bem a tempo de impedir sua fuga.

A morte de Madeline por envenenamento pra mim foi um pouco frustrante. Eu já esperava que ela não fosse ser presa, mas esperava uma morte mais épica. No entanto, analisando bem toda jornada dela, foi a melhor decisão. Em sua cabeça doentia ela chegou no fim da linha e conseguiu destruir o FBI, a organização que destruiu sua família. E como suas vítimas sempre foram mortas por veneno seu suicídio foi justificado.

Mas tivemos outras baixas além de Madeline. Seu irritante advogado depois de traí-la acabou sendo eliminado por Ivy e no confronto contra os homens de Madeline, Weitz foi baleado e acabou não resistindo. Eu poderia jurar que ele e Afreen ficariam juntos no final, mas depois de uma falsa morte nada como uma morte real para tornar a situação mais dramática em Blindspot.

Ivy, Dabbur Zann e o plano com o ZIP

Igualmente, com Madeline fora de cena, e a equipe a caminho de limpar seu nome, Ivy Sands e Dabbur Zann deram continuidade ao plano. A equipe agiu rápido em rastrear o ZIP, e o roteiro resgatou a hacker mais louca para ajudar, Kathy – de alguma forma a temporada trouxe algumas participações especiais – É sempre divertido quando ela se reúne com Rich e Patterson e desta vez não foi diferente. Sua participação teve uma grande importância.

Mas Ivy preparou uma armadilha. Jane se trancou na sala para conter o vírus, que agora se tornou um gás e Kurt teve que assistir a tudo sem poder fazer nada. Mais uma vez, Blindspot entrega outra reviravolta. Se esse não for o vírus neutralizado, Jane irá perder mais uma vez suas memórias, ou será que agora ela se tornou imune? O sacrifício de Jane salvou uma cidade inteira. Se ela realmente perder a memória, seria uma forma de encerrar o ciclo de Jane e dá a personagem uma novo recomeço. São tantas possibilidades…

O final de Blindspot

Em resumo, Ivy e Dabbur Zann ainda estão por aí com mais carregamento de ZIP prontos para finalizar seu plano. Outro problema será o desacato às ordens da nova diretora do FBI, substituta de Madeline. De forma coletiva, eles decidiram continuar a missão de capturar Ivy e neutralizar a droga. Então eles ainda terão sérios problemas para limpar suas fichas. Como Jane vai se encaixar nisso tudo? Preciso de respostas!

A sinopse do episódio final é um trecho da música dos Beatles, “Tomorrow Never Knows” e não ajuda em nada decifrar a trama; “100° e último episódio de Blindspot. Desligue sua mente, relaxe e  flutue na correnteza… não está morrendo… não está morrendo. O episódio final de Blindspot vai ao ar nos EUA dia 23 de julho às 21h.

Confira o vídeo promocional do ultimo episódio da série.

[spacer height=”10px”]

E você, ansioso com o episódio final? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.

Sobre o autor
Yuri Moraes

Yuri Moraes

Redação

Yuri Moraes é formado em Direito e Marketing Digital e atualmente cursa Produção Cultural. Morador do Rio de Janeiro, sempre foi um grande apaixonado por conteúdo audiovisual e o universo da cultura pop. Um cinéfilo declarado, um seriador nato. Formado em teatro, descobriu sua paixão pela escrita e desde então vem estudando e se capacitando como escritor. Redator do Mix de Séries desde 2016, se desenvolveu como profissional da área e já colaborou com diversos textos em formato de críticas, reviews semanais e notícias. Através de seus textos busca sempre apresentar uma análise pessoal, técnica e sincera das produções que assiste, sem deixar o bom humor de lado. Sempre atualizado nos assuntos do momento, faz cobertura de diversos eventos representando o site. Outra paixão que caminha lado a lado é produção de eventos. Colecionando em seu currículo experiências em grandes eventos, possui verdadeira paixão em fazer parte do processo de construção e execução de eventos culturais. Com isso, equilibra seu trabalho de departamento pessoal com o ofício de escritor e produtor cultural.