Crítica: a USS Discovery chega à base da Federação no 3×05 de Star Trek Discovery
Review do quinto episódio da terceira temporada de Star Trek Discovery, exibido pelo CBS All Access, intitulado "Die Trying".
Confira a resenha de mais um episódio de Star Trek Discovery
Avançando na trama da terceira temporada, a tripulação da USS Discovery finalmente chega à base do que sobrou da Federação. E, mais uma vez, Star Trek Discovery entregou um episódio muito bom.
A relação entre Michael e Saru
Um dos pontos mais importantes de Discovery, desde a primeira temporada, tem sido a relação entre Saru e Michael. Quando lembramos da primeira temporada, a relação dos dois não era das mais amistosas. Com o tempo, o Kelpiano foi se acostumando com a rebelde comandante da frota estelar.
Saru sempre se apresentou como um membro muito pragmático da Frota Estelar. Em alguns momentos, principalmente da primeira temporada, nos fez lembrar do icônico Spock. Entretanto, diferente do vulcano, Saru vem tendo seu lado mais emocional explorado na série. O episódio anterior, inclusive, mostrou o personagem tentando se aproximar de seus subordinados.
Ainda que a relação com Michael tenha evoluído ao longo das temporadas, a diferença de comportamento e posicionamento dos personagens é ponto chave na trama de Discovery. Nesse episódio tivemos mais uma prova disso quando os personagens discordam sobre a relação com a Federação. Entretanto, mesmo que pense diferente do seu capitão, Michael parece estar se esforçando – ainda que com certa dificuldade – para respeitar a hierarquia da Frota Estelar.
O que esperar da Federação
Ainda que tenhamos tido nosso primeiro contato com essa Federação do futuro, podemos fazer algumas especulações. A primeira delas é que a Federação parece mais organizada do que eu imaginava. Os primeiros episódios nos fizeram pensar que a organização estava praticamente acabada. No entanto, à primeira vista ela continua com alguma relevância.
Outro ponto é a inclusão de planetas ao longo dos séculos. Mesmo que a maioria dos planetas membros esteja sem contato com a Federação depois da Combustão, ficamos sabendo que tanto Kaminar quanto Barzan se juntaram à organização. Isso nos faz pensar que outros planetas visitados ao longo da franquia podem ter sido incluídos na Federação.
Um terceiro ponto é sobre a postura do comandante supremo da Federação. Ainda pouco sabemos sobre o personagem, mas ao que parece ele presa bastante pela integridade da instituição. Mas caso o almirante tenha uma segunda agenda, essa não seria a primeira vez que vimos isso na série. Aguardemos.
Considerações Finais
Aqui listo outros pontos interessantes do episódio:
- Antes de mais nada, Georgiou continua sendo uma personagem extremamente interessante na série. A forma como ela lida com qualquer personagem é uma mistura de cômico com genial. Mas, algo aconteceu depois de seu interrogatório e isso deve ser relevante para a temporada.
- Aos poucos está ocorrendo uma renovação na tripulação da Discovery. Fato que se comprovou pela saída, ainda que temporária, de Nhan. Vamos aguardar se outros personagens sairão ao longo da temporada.
- Está cada vez mais interessante a história da música que todo mundo parece conhecer sem explicação. Pode ter relação com o responsável pela Combustão.
- Único ponto que me decepcionou no episódio foi que não tivemos um desenvolvimento na situação da Keyla. Estou curioso para saber o que está acontecendo com ela.
Continue acompanhando as reviews e notícias sobre a série aqui no Mix de Séries.