Crítica: Andor é a melhor produção de Star Wars em anos

Crítica destaca a qualidade da série Andor, que recupera universo Star Wars que o filme Rogue One apresentou.

Andor Crítica

Antes de começar esse texto preciso dizer, eu adoro Os Últimos Jedi, mas, para mim, depois da trilogia clássica, o melhor filme de Star Wars é Rogue One. Tem um tempo desde a última vez que eu revi o filme, ainda assim, a minha memória afetiva sobre ele é sensacional.

Tecnicamente e visualmente, eu acho Os Últimos Jedi melhor, um pouco melhor. Mas juntando todas as características: incluindo roteiro, crescente de narrativa e, principalmente, o “torcer” pelos personagens, Rogue One fica com o meu coração.

Rogue One é o tipo de filme que a gente sabe como termina. A gente sabe o que acontece, quem vive e quem morre e, mesmo assim, o filme consegue fazer você se importar com todos e torcer para um final que você sabe ser impossível. Isso é um mérito e tanto!

E por que estou falando tanto de Rogue One? Porque Andor, nova série do Universo Galáctico mais famoso do mundo e que estreou na semana passada no Disney+, é um prólogo desse filme tão sensacional.

Entrando no mundo de Andor

Andor Crítica
Imagem: Divulgação.

O protagonista é Cassian Andor, interpretado por Diego Luna, que foi um dos personagens principais de Rogue One. A série vai nos mostrar quem ele é de fato e como ele acabou participando de uma das maiores, se não a maior, missão da Aliança Rebelde que conseguiu abalar as estruturas do Império.

Para quem não sabe ou não se lembra, essa missão foi roubar os planos da poderosa arma chamada “Estrela da Morte”, que possibilitou a destruição da mesma lá em Uma Nova Esperança.

Leia também: Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

Andor se distância de todas as séries já feita do universo Star Wars até agora. E de início eu achei que esse distanciamento provocaria a ira dos fãs mais xiitas da franquia. Entretanto, estou surpreso. Claro, sempre vai ter e, de fato, tem pessoas que não gostaram, mas não é a maioria como eu esperava. Muito disso deve-se ao fato de que Obi-Wan Kenobi foi uma tremenda decepção para todos. Era necessário esse frescor e ele chegou com Andor.

Andor é impecável

Mais do que uma aventura espacial a série é um IMPECÁVEL thriller de espionagem. Prevista para ter duas temporadas com 12 episódios cada, 4 deles já estão disponíveis no serviço de streaming: e são uma barbaridade.

Não tem tantas manobras e perseguições em espaçonaves e nem tiros de lasers, mas tem construção de tramas, tem intrigas políticas e, principalmente, tem ambiguidade dos personagens sendo exploradas em tela.

Tony Gilroy, que também escreveu Rogue One, sabia que a necessidade de trazer para a telinha um personagem que já teve seu desfecho nas telonas era justamente a possibilidade de explorar essa dualidade do protagonista.

Leia também: Andor: onde assistir, que horas estreia e tudo sobre a série de Star Wars

Cassian não é um personagem obviamente bom ou obviamente ruim. Inclusive, no primeiro episódio, o personagem comete um ato de forma consciente que me deixou embasbacado. E também achei brilhante! Não o ato em si, óbvio, mas como ele acrescenta, narrativamente falando, de forma automática, camadas e mais camadas ao personagem.

E é justamente por todos esses pontos que fazem de Andor ser a melhor produção de Star Wars em anos. Saindo daquela perseguição de gato e rato, anabolizada com toda a beleza de uma aventura espacial, tão característica da franquia. Para termos uma história séria, com um protagonista sem maniqueísmos e onde até mesmo os coadjuvantes servem a história e não o inverso.

Ás vezes, mesmo sem ação nenhuma os episódios te cativam e te deixam tensos, e isso é para poucos.

Imagem: Divulgação.

Vale a pena assistir!

Por fim, cabe aqui destacar o elenco. Diego Luna (meu crush da vida!) volta a boa forma na pele de Cassian e nem parece que a última vez que interpretou o papel foi há mais de 5 anos. Obviamente aqui o personagem está mais arredio e até mesmo perdido sobre o que querer e fazer, mas o ator dá conta do recado.

No time dos coadjuvantes temos as presenças de luxo da Fiona Show e Stellan Skarsgard impecáveis como seus personagens, mentores de Cassian em diferentes etapas da sua vida.

E é isso, pessoal, corram e vejam Andor! A série usa os três primeiros episódios para nos mostrar onde e como está o personagem que vimos pela última vez se sacrificando para salvar a galáxia. Já no quarto, as coisas esquentam e nos é relevado o plot da temporada (ou boa parte dela!). Ou seja, tá tudo fresquinho. Vejam e se maravilhem com a série!

Nota: 5.0/5

Sobre o autor
Marcelo Henrique

Marcelo Henrique

Nerd, fã de Batman e DC. Adora séries como um todo, mas tem um tombo por produções de Ryan Murphy. No Mix escreve de tudo um pouco, mas atualmente falo de The Walking Dead semanalmente.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!