Crítica: Arrow desconstrói personagem em 6×17 – Brothers in Arms

Review do décimo sétimo episódio da sexta temporada de Arrow, da The CW, intitulado "Brothers in Arms"

Imagem: The CW/Divulgação
Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”20px”]

A sexta temporada de Arrow tem focado mais em conflitos familiares e internos do que em uma grande ameaça a ser enfrentada ao final. Depois de desmembrar o team Arrow e algumas despedidas, resolveram colocar em conflito dois personagens centrais e grandes amigos. Ou é o que parecia ser…

Diggle não tem vivido sua melhor fase nos últimos anos. Deu cabo do próprio irmão, quase se separou de Lyla, seu filho foi afetado pelas ações do Flash, se tornou dependente químico para superar um problema físico e quase deixou de ser um vigilante (sem contar a adição desse capacete horrível que passou a usar há algum tempo). O problema é que mesmo carregando todo esse peso dramático, o personagem já não é mais o mesmo há um bom tempo. Talvez o lado cartunesco que todo herói acaba tendo, não combine muito bem com o personagem. Se ele tivesse continuado sendo aquele cara durão e sensato que nos conquistou no início da série, a história poderia ter sido diferente.

PUBLICIDADE

O episódio dessa semana ainda teve a infelicidade de conseguir descaracteriza-lo por completo. Diggle bate de frente com Oliver quando descobre que este não lhe devolverá mais o uniforme de Arqueiro Verde como havia prometido. Ao ver a discussão toda eu não sabia se ria ou se ficava inconformado. Foi vergonhosa a cena do quebra-pau entre os dois, para em seguida eles conversarem numa boa depois da bronca da Felicity.

Este é um tipo de comportamento que jamais esperaríamos do personagem. Sabemos que as pessoas mudam, mas querer tomar o lugar de Oliver como Arqueiro foi passar dos limites. Como o próprio Oliver disse e repito: “você está muito fora do personagem”. Eu entendi o que os roteiristas querem ao separa-los. Talvez até prefira que o desenrolar disso venha a trazer para a série, mas o motivo escolhido foi péssimo.

Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”20px”]

Pois bem, já notamos que a temporada tem levado Oliver ao isolamento ao perder aliado atrás de aliado. A minha preocupação fica por conta do motivo dos roteiristas ao fazerem isto. Caso o caminho escolhido seja para fazê-lo enfrentar Dragon e cia sozinho e perceber que ele não é o mesmo sem sua equipe, para que assim ele se reconcilie e traga todos de volta, será muito frustrante. Mas caso escolham deixar Oliver voltar a ser o foco da série e voltarmos a ter apenas o Arqueiro Verde como grande herói de Star City, assim como foi no início de Arrow, então teremos um bom desfecho para a temporada, ou mesmo um gancho para a próxima.

Por mais que goste de certos personagens, gostaria de voltar a acompanhar os desafios do Arqueiro como um herói solo. Até porque essa é a essência do personagem nos quadrinhos. Por mais que seja um membro da Liga da Justiça, ele nunca foi famoso por ter grandes equipes.

O que salvou?

Enquanto temos Diggle sendo rebaixado pelo roteiro, por outro lado temos visto Dinah se reerguendo aos poucos. Ela tem retornado seu posto de policial experiente e respeitada, além de conciliar seus poderes. Eu torço muito para que a personagem continue sempre a crescer. Que também se torne uma boa aliada para Oliver, sem precisar estar ligada completamente a ele. Talvez essa relação seja um caminho interessante para Arrow seguir. Afinal, a relação e união dos dois personagens nos quadrinhos é muito boa.

A união de Diaz e Laurel foi o que melhor aconteceu nesse episódio. Os dois atores tem mostrado uma boa química em frente às câmeras. O que poderá trazer bons momentos ainda para os próximos episódios. Torço para que consigam concluir a história da Laurel de forma crível. Também para que façam jus a Kirk Acevedo dentro da série e o elevem a um ótimo antagonista para o Arqueiro.

Este foi um episódio bem inferior ao últimos, mesmo que tenha seus poucos bons momentos. Pouco se espera do final dessa temporada. Mas que com isso Arrow possa nos surpreender como já aconteceu no passado.

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.