Crítica: Arrow fortalece reta final da temporada com 6×20 “Shifting Allegiances”

Review do vigésimo episódio da sexta temporada de Arrow, da The CW, intitulado "Shifting Allegiances".

Imagem: The CW/Divulgação
Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Os últimos episódios de Arrow parecem estar seguindo algum padrão. Tivemos um episódio focado apenas no protagonista Oliver Queen, seguido de um sobre o antagonista Ricardo Diaz. Nesta semana o episódio esteve um pouco mais centralizado em seus coadjuvantes. Talvez este seja o caminho encontrado pelos roteiristas para pavimentar o desfecho dessa temporada e desfazer alguns nós que surgiram ao longo do ano.

Percebam que a movimentação de Oliver voltou a ser brutal, as lutas mano a mano mais cruas e as cenas de ação melhor coreografadas. O desenvolver dos núcleos da série, principalmente os relacionamentos dos personagens, estão fluindo melhores. Isso desde Rene e cia, até Oliver e os vilões.

PUBLICIDADE

Oliver, quando não está cercado por drama familiar, tem sempre seus melhores momentos. Sua conturbada relação com Anatoly sempre foi interessante de acompanhar, e ver que ele pode trazer o velho amigo de volta para o seu lado talvez seja uma grande ajuda em sua luta contra Diaz. Já está mais que comprovado que Arrow funciona melhor com Oliver sozinho, ou mesmo com um aliado. O próprio personagem reconheceu isso neste episódio. Fico curioso então pra saber se os roteiristas também concordam e qual saída encontrarão para seus coadjuvantes na próxima temporada.

Sereia Negra continua a personagem incrível que se tornou nos últimos episódios. As cenas entre ela e Quentin, que até pouco tempo atrás eram um dramalhão e cansativas, se tornaram em ótimos momentos para ambos na série. Se souberem dosar bem esse anti-heroísmo da personagem, poderemos tela por ainda mais tempo em Arrow.

Continua após publicidade

Imagem: The CW/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Rene voltou para a equipe de vigilantes e por mais que ainda não esteja 100%, esteve melhor nesse episódio. O personagem continua tendo pouco a acrescentar para a história, mas tem cumprido bem seu papel. Diggle também parece que está funcionando trabalhando para a A.R.G.U.S. Se continuará assim para além dessa temporada, só os roteiristas podem dizer. Mas caso aconteça, acho que será uma boa saída para ele.

Após o final desse episódio, alguns pontos sobre o final dessa temporada começam a ficar meio óbvios. Com as recentes declarações dos produtores e com o título da season finale revelado, começa a ficar cada vez mais claro que Oliver acabará revelando sua identidade como Arqueiro Verde para o mundo. Talvez só assim nosso herói consiga encontrar uma solução para todos os problemas que tem passado. O que será de Arrow depois disso, teremos que aguardar a próxima temporada.

Continua após publicidade

[spacer height=”10px”]

Obs: Estou inconformado com o spoiler gigantesco que o trailer do próximo episódio deu. Não sei se foi marketing para atrair o público, já que a audiência da série não está lá essas coisas, mas estragou totalmente a experiência da surpresa que teríamos ao assistir o episódio. Uma pena.

CURIOSIDADES:

– A data 3 de Maio que Diaz cita para o julgamento de Oliver é a data de exibição do próximo episódio “Docket No. 11-19-41-73”.

– Quando Quentin Lance cita Damien Darhk, a Sereia Negra confirma que ele existe também na Terra 2.

– Curtis cita Capitão Planeta e os Power Rangers quando falam de trabalhar em um grupo coeso.

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.