Crítica: Episódio 3×11 de This Is Us desvenda o passado de Nicky

This is Us. Review do décimo primeiro episódio da terceira temporada de This is Us, da emissora NBC, intitulado “Songbird Road: Part One”.

Imagem: YouTube/Reprodução
Imagem: YouTube/Reprodução

Buscando o passado para compreender o presente em This is Us

Sabemos que em This is Us nada é por acaso. Nessas três temporadas, ficou claro que a série nunca mostra algo do passado que não venha ter uma grande importância para o presente ou futuro dessa grande história.

O diferencial também é a narrativa que nunca deixa pontas soltas e sempre resolve com o maior cuidado todas as histórias… Talvez esse seja o grande segredo para o sucesso que desde sempre a série vem fazendo!

Um passado com peso no presente

Desde quando Kevin decidiu procurar mais sobre a história de seu pai, vários segredos e detalhes começaram vir à tona. O principal foi a suposta sobrevivência de Nicky. A pergunta que lancei na review passada foi qual seria o motivo de Jack ter ocultado isso de toda sua família… Felizmente, não demoramos a ter essa resposta.

PUBLICIDADE

Assim, o atual episódio abordou esse assunto com uma narrativa impecável. Foi impossível não se arrepiar em alguns momentos.

Descobrimos também que Jack, apesar de ser “perfeito”, tinha um defeito muito grande que foi não querer ouvir seu irmão. Além disso, acreditar apenas naquilo que seus olhos supostamente viram. Esse foi seu grande pecado e injustiça com Nicky. Sabemos que nem tudo o que os olhos vêem realmente é o que acontece.

Quem acabou convivendo com essa culpa foi Nicky que nunca pôde falar para Jack o que realmente aconteceu naquele dia e que não foi nada intencional. Caiu por terra também a má impressão que Nicky tinha passado em outros episódios. Todavia, confesso que no final de tudo, a vontade que tive foi de invadir a tela e poder abraçá-lo.

A importância do diálogo!

Desde sempre acredito muito na força do diálogo. Ele é a chave para qualquer tipo de relação, seja na amizade, no amor, na família, em seu emprego… O episódio deixou isso muito claro.

Jack, que sempre foi tão compreensível com tudo, pecou ao não dar chances para seu irmão tirar aquele fardo das costas. Já pensaram a importância que o diálogo teria feito na vida de ambos? Eventualmente, Nicky teria tido a chance de uma vida melhor, do jeito que havia sonhado quando criança. Jack teria apresentado o irmão para toda a família. Sobretudo, Nicky poderia ter estado perto quando a casa pegou fogo e talvez de alguma forma, ter salvo a vida do irmão… São tantas as possibilidades!

Por conta de um acontecimento ruim do passado, o presente foi alterado para todos da família e agora muitos sofrem com a consequência.

Seja esperança na vida de alguém…

Quando Kevin botou na cabeça de investigar melhor toda essa história, não gostei tanto por medo da série ficar num looping eterno para trazer as respostas. Além disso, outro motivo de não ter gostado foi a imagem “ruim” que até então tínhamos visto de Nicky. Porém, toda história tem seus dois lados e, após esse episódio, sou totalmente solidário ao irmão de Jack!

Kevin, por sua vez, decidiu ser esperança e luz na vida de seu tio. Destaque para a cena em que Kevin estava no carro exatamente no mesmo lugar que Jack estava no passado. Ambos se deparam com a placa indicando voltar para casa ou voltar para Nicky. No passado, embora Jack tenha decidido voltar para casa e dar as costas para seu irmão, no presente isso não aconteceu. Kevin pensou e decidiu não fazer igual seu falecido pai. Ao mesmo tempo, percebeu que Nicky merecia uma segunda chance.

Assim sendo, já pensou se Kevin não tivesse voltado até Nicky? Provavelmente ele teria cometido suicídio… Se tivéssemos uma moral nesse episódio, com toda certeza seria para dialogarmos mais e não tirarmos conclusões apenas com o que os olhos vêem.

O próximo episódio irá abordar a continuação desse e saberemos qual será o destino de Nicky no presente. Será que ele irá aceitar ir com Kevin?

Até a próxima! 😀

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.