Crítica: O Alienista tem 2ª temporada obscura com “Angel of Darkness”

Crítica da segunda temporada de O Alienista (The Alienist), que tem o subtítulo Angel of Darkness, e foi exibida nos EUA pela TNT.

Crítica O Alienista 2 temporada

The Alienist está de volta!

A segunda temporada de O Alienista (The Alienist) está entre nós, e ela chegou com o subtítulo “Angel of Darkness” (Anjo da Escuridão). A mais nova sequência do drama da emissora TNT demorou um pouco para acontecer, porém, veio cheia de mistérios e belos figurinos.

Para quem não lembra, a primeira temporada nos envolveu em uma história um tanto quanto pesada sobre crianças, assassinatos e roubo de órgãos. E agora, com uma ambientação super obscura, para manter o clima de suspense, mergulhamos em Nova York de 1890 com Sara Howard, John e Laszlo, mais uma vez.

Novo ano

Para a segunda temporada, não economizaram nos clichês, hospitais suspeitos, casas abandonadas e bebês roubados. Contudo, a construção foi interessante misturando dramas pessoais com os complicados casos. Além disso, trazendo toda a neblina e poeira de Nova York na década de 1890, com seus bares e gangues que tomavam conta de determinados territórios.

PUBLICIDADE

Eu sou suspeita, pois adoro a temática desta época, – e frente ao modo que vivemos hoje, não consigo imaginar como era aquele tempo, onde as pessoas que tomavam poder de um espaço cobravam pedágio para que outros coexistissem lá. Eu sei que este coronelismo ainda existe, mas ainda encontro dificuldade de entender a submissão das pessoas a este tipo de absurdo.

Show de interpretações

Enredo histórico à parte, tivemos um show de Dakota Fanning (Sara Howard), que deu um passo adiante em seu sonho de trabalho, com seu próprio escritório e mulheres como funcionárias também detetives. Não obstante, quando pensamos que ela ia assumir o amor com John, ela mais uma vez foi sensata.

E contrariando a lógica da dramaturgia, deixou o mocinho para a mocinha, e ficou só como heroína dos crimes mesmo. Acredito que naquela época pouco disto acontecia, mas gostei de ver na telinha mesmo assim. Mulheres competentes conseguindo seu espaço? Sim, não me canso de ver.

Mantendo na temática de toda forma de amor, até Laszlo – que nunca apareceu com conexões românticas, conseguiu alguém a altura de seus devaneios. Até mesmo resolveu sair de sua zona de conforto. Daniel Brühl é um ótimo ator em seu papel contido, porém, a temporada foi das mulheres. Dakota reinando totalmente com aquela voz suave, que eu fico em dúvida se ela é a mocinha ou a vilã muitas vezes; Rosy McEwen como Libby foi amedrontadora demais e Melanie Field uma graça como Bitsy, a aprendiz de detetive.

Luke Evans também retornou ao seu papel como o jornalista John Moore, e resolveu mostrar várias coisas além de sua lealdade e presteza. Piadas a parte, gostei do papel dele nesta temporada, não por ser rejeitado várias vezes por Sara, mas por ter construído uma relação de respeito absurda pelas decisões dela. Um homem que admira uma mulher, e a deseja mas soube respeitar seu espaço e sonhos. Mais interessante foi ele, em sua posição e maturidade assumindo que queria família, filhos, um lar. Sara, sabendo que não seria a perfeita opção para aquele cenário fez-se entender.

O Alienista 2 temporada
Trio retorna para segunda temporada. Imagem: Divulgação.

Vale a pena assistir

Praticamente toda a equipe criativa é nova nesta temporada. Stuart Carolan assume como roteirista, e o ex Peaky Blinders, David Caffrey, assume efetivamente como diretor principal. A transição é relativamente suave – ainda parece O Alienista, só que menos uma continuação e mais uma “outra história”, mas a qualidade da produção continua alta.

Se teremos uma próxima temporada não sei. Talvez com a brusca mudança de cenário algum caso novo e interessante poderia render uma nova temporada completa. A segunda temporada de O Alienista foi mais curta, mais objetiva, revelando a assassina antes dos tramites finais, e dando mais graça para a caçada. Estão, até mesmo comparando a temporada com a mais nova queridinha Perry Mason, da HBO.

Não foi empolgante nem magnífico mas eu gostei! Sem dúvidas, uma ótima pedida para maratonar no final de semana – assim que estrear na Netflix.

E você, é fã de O Alienista? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.