Critica: Silêncio na Floresta, da Netflix, entrega mistério bem estruturado
Critica da primeira temporada de Silêncio na Floresta (The Woods), série original Netflix baseada na obra homônima do autor Harlan Coben.
Nova série da Netflix é uma produção polonesa intrigante
Chegou ao catálogo da Netflix mais uma adaptação do autor americano Harlan Coben, Silêncio na Floresta (The Woods) de 2007. Movendo a história do livro para Varsóvia, no suspense, a trama é apresentada pela perspectiva de Pawel Kopinski (Grzegorz Damiecki), promotor de justiça que está envolvido em um caso importante de sua carreia quando é atraído para um caso de assassinato com conexões com seu passado.
Há 25 anos, em um acampamento de verão, dois jovens foram brutalmente assassinados enquanto dois nunca mais foram encontrados, entre eles a irmã de Pawel, Kamila. Quando um corpo é encontrado, ele cria uma nova esperança de reencontrar sua irmã desaparecida. No entanto a investigação esbarra em segredos da sua família e do passado trágico que ele nunca conseguiu superar.
O protagonista da trama tem uma vida marcada por tragédias. Sua irmã desapareceu, sua mãe o abandonou quando era mais jovem, e sua esposa faleceu. Ele cuida da filha pequena com ajuda da cunhada. Pawel sente que perdeu todo mundo que amava. Quando renova as esperanças de sua irmã estar viva, decide procurar respostas para finalmente superar tudo e por fim ao seu passado. Então, ele acaba se reaproximando de Laura Goldsztajn (Agnieszka Grochowska), sua antiga paixão para resolver o mistério.
Trama se desenrola em duas linhas temporais
Assim como no livro, a história se passa em 1994, ano que o acampamento foi marcado pelos crimes e em 2019 mostrando Pawel vivendo com as marcas da tragédia. O que aconteceu com os jovens Monika, Daniel, Kamilla e Arthur mudou para sempre a vida dos demais. Aos poucos, o espectador descobre o que aconteceu com outros personagens, mas Pawel é um dos mais traumatizados pelos acontecimentos.
Mas engana-se quem pensa que a trama se trata de apenas uma história de desaparecimento. Ao longo dos seis episódios, a trama se desenrola em outros mistérios, como estupro, assassinatos e alguns segredos sobre a fatídica noite do acampamento. No entanto, a trama sobre o caso de estupro tem uma conclusão morna. Silêncio na Floresta também levanta a questão do antissemitismo, mostrando a hostilidade e a violência que judeus sofrem em território estrangeiro.
Harlan Coben em sua escrita entrega informações a conta gotas e prova que nem tudo é como parece. Isso abre brechas para reviravoltas e resoluções inesperadas, o que movimenta a trama e conduz o protagonista e o espectador para uma conclusão surpreendente e dolorosa (não vou entregar nenhum spoiler). O roteiro faz refletir, até onde um pai iria para proteger seu filho?
Considerações finais
Silêncio na Floresta é a segunda produção polonesa da Netflix e a terceira do autor Harlan Coben. A direção de fotografia é um dos destaques e traz algo que é característico das produções do gênero suspense, a paleta de cores. Com imagens frias e escuras na linha temporal de 2019, fazendo contraponto com as cores mais quentes e dos cenários bem iluminados do acampamento na linha temporal de 1994. Essas nuances funcionam para causar reações no espectador. A direção e o trabalho de câmera, sobretudo nas cenas de primeiro plano são bem interessantes.
Para aqueles que conhecem o material original vão encontrar diversas mudanças na trama, grande parte para se adequar a Polônia e essa nova atmosfera. Uma mudança arriscada, porém interessante. Mas os principais elementos estão presentes, e existem alguns trechos extraídos diretamente do livro.
A série mantém um pouco da densidade e do lado sombrio do livro. E ainda que não tenha ritmo acelerado, a trama não se torna monótona. No entanto, mesmo sendo uma produção competente no que se propõe, carece de ambição, deixando de aumentar o nível e se destacar diante de outras produções do gênero.
Em conclusão, me surpreendi com a qualidade da produção polonesa e sem dúvida assistir legendado faz muita diferença. A série de modo geral funciona como um bom suspense sobre um homem assombrado pelo passado enquanto tenta resolver todos os mistérios que cercam o desaparecimento de sua irmã. Com boas atuações e um bom mistério, entrega uma história bem amarrada, sem chances de uma possível continuação. Esta série é para aqueles que apreciam produções curtas e objetivas. Sem dúvidas vale uma maratona.
Silêncio na Floresta possui seis episódios e já está disponível na Netflix.
Confira abaixo trailer da série,
Aproveite e continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.