Crítica: The Flash surpreende com episódio sem seu protagonista em 6×05

Episódio sem protagonista! Review do quinto episódio da sexta temporada de The Flash, da The CW, intitulado "Kiss Kiss Breach Breach".

Crítica: The Flash surpreende com episódio sem seu protagonista em 6x05
Imagem: The CW/Divulgação

Episódio filler de The Flash foi além do que esperávamos

Ao longo das temporadas de The Flash, em seus altos e baixos, tivemos muitos episódios bons e ruins. Em se tratando de fillers, geralmente o fã de uma série torce o nariz. Nem sempre The Flash acertou nos seus, mas a fé e a esperança sempre esteve presente quando sabíamos que eles viriam. Nesta semana, tivemos o primeiro episódio filler [por completo] da temporada, e o tema dele foi justamente a “fé”.

A palavra esteve escancaradamente presente em todas as subtramas de Kiss Kiss Breach Breach”. Inclusive a grande lição que Cisco levou desse plot foi a fé que ele precisa ter nas pessoas e em si mesmo. Isso porque com a repentina morte de sua ex-namorada Cigana, sua auto-confiança em liderar o time Flash após a morte de Barry esteve abalada.

Mas com a ajuda de Kamilla, que enfim teve seu primeiro “grande” momento na série, Cisco conseguiu superar a situação. Este claramente foi o episódio de Cisco dessa temporada. Carlos Valdes conseguiu dominar o episódio, seja em uma cena cômica ou uma mais dramática. As vertentes do personagem foram bem aproveitadas dentro do mesmo roteiro. Essa não foi a primeira vez que Valdes precisou interpretar dois personagens diferentes em um mesmo episódio (se lembra de Reverb?). E por mais que Echo tenha sido um vilão mais cartunesco, não deixou a desejar.

PUBLICIDADE

The Flash mata personagem

A morte de Cigana pegou os fãs de surpresa, mais ainda por ter sido tratada de forma tão dissonante. Principalmente pela falta de participação da atriz Jessica Camacho. Por outro lado, o contexto abriu espaço para os ótimos momentos (até mesmo engraçados) entre Carlos Valdes e Danny Trejo, que como antes, continua divertido à sua maneira. Apenas gostaria que a cena do funeral tivesse acontecido neste episódio, teria dado um toque mais importante e sentimental para marcar o fim da personagem. Não sei se a veremos no próximo episódio ou não, já que o velório está marcado para “daqui uma semana”, mas desejo que ao menos uma menção seja feita. Cigana pode não ter sido uma personagem marcante e favorita de muitos, mas teve uma considerável participação.

Diferente do habitual em um episódio filler, este não deixou de lado a trama de Ramsey Rosso. E por mais que tenha aparecido em apenas uma cena, sua participação foi bem interessante. Pudemos ver um pouco mais dos poderes do vilão, controlando o sangue de forma bem parecida do que se vê nos quadrinhos (na série é preto, nos quadrinhos é vermelho). O momento em que tenta seduzir Caitlin para seu lado foi um diálogo bem interessante e típico de grandes antagonistas, foi bem escrito para não torná-lo bobo. Sabendo que com Nevasca algo poderia acontecer, Caitlin foi inteligente ao comparecer como si mesma. Inclusive foi a primeira vez que ela voltou a dar as caras desde a season première.

A importância do novo Wells

Nash Wells e Joe West enfim se conheceram e tiveram seu pequeno momento. Mas por mais tenham compartilhado sentimentos, foi só quando Joe falou sobre fé que a confiança de Wells se estabeleceu. A subtrama teve apenas como objetivo fazer com que ambos compartilhassem informações importantes sobre Mar Navu, o Monitor. Como visto no episódio passado e agora concretizado neste, Nash Wells terá um papel importante nesta temporada, durante a Crise, pois será através dele que a salvação de Barry virá. Isso traz de volta o interesse do público para com o personagem, que já faz tempo que não tem um papel tão importante dentro de uma temporada de The Flash.

Um episódio sem Barry/Flash parecia uma ideia terrível, mas a série soube entreter muito bem. A trama central acabou se mostrando interessante e divertida, entregando um episódio surpreendentemente sólido. As reviravoltas e surpresas do roteiro fizeram desse um episódio filler como a série merece. Provavelmente este tenha sido o melhor episódio centralizado em Cisco na série em um bom tempo. O que faz uma vez mais com que a fé nesta sexta temporada de The Flash só se fortaleça.

Crítica: The Flash surpreende com episódio sem seu protagonista em 6x05
Imagem: The CW/Divulgação

CURIOSIDADES:

– Nos quadrinhos da DC, existem vários personagens chamados Echo, mas esta versão da série lembra um vilão da Legião de Super-heróis chamado Echo que tem poderes de vibração.

– Ralph menciona Gingold neste episódio. Nos quadrinhos, Gingold é uma bebida obtida do extrato de frutas Gingo, que concedeu a Ralph Dibny seus poderes de elasticidade.

Referências Nerds:

  1. O título do episódio faz referência ao filme “Kiss Kiss Bang Bang” (2005 – Beijos e Tiros, no Brasil).
  2. Filmes e séries citados: Star Wars: Episódio V – O Império Contra Ataca (1980); Jurassic Park (1993); Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007); Detona Ralph (2012) e Esquadrão Classe A (1983).

cw.com

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.