Crítica: The Flash volta fraco de hiatos com 4×17 – Null and Annoyed
Review do décimo sétimo episódio da quarta temporada de The Flash, da The CW, intitulado "Null and Annoyed".
[spacer height=”10px”]
The Flash finalmente voltou de mais um hiatos (o último!). O problema é que dessa vez essa pausa quebrou bastante o ritmo da história. Mas parece que as coisas começarão a esquentar novamente aos poucos, e já comentaremos o porquê.
Que esta quarta temporada de The Flash deu uma guinada na série já não restam dúvidas. Mas ao longo deste ano, a história tem batido em uma mesma tecla que já está começando a irritar (desculpa o trocadilho com o título do episódio). Já deixei claro aqui que Ralph Dibney não me agrada e é pra mim um personagem totalmente descartável. Sua história não acrescenta em nada ao roteiro, muito menos à trama da temporada. Até porque seus poderes não seriam de grande adição aos planos de DeVoe.
Vê-lo episódio atrás de episódio atrapalhando o grupo em campo e se redimindo ao final, para no episódio seguinte mostrar que não mudou em nada, tem se tornado frustrante e irritante. Já está na hora da série cortar personagens assim. Ano passado tivemos HR, este ano Dibny. O que será que teremos na quinta temporada? Torço para que nada. Deixem o Flash cuidar de Central City como um dia já cuidou: sozinho.
Breacher teve uma participação que serviu apenas para encher roteiro. Mais alguém notou que ele conseguia viajar pelas realidades alternativas mesmo sem seus poderes? O que se aproveitou dessa subtrama foi o convite ao final para Cisco se tornar o novo Breacher. Pode ser interessante vê-lo no posto no futuro da série, mas acho que Cisco poderia se desenvolver melhor antes como Vibro.
[spacer height=”10px”]
O casal de vilões Pensador e Mecânica foi o que salvou este episódio. Venho comentando que Kim Engelbrecht foi uma das maiores surpresas nesta temporada e este episódio provou mais uma vez seu enorme talento. Suas expressões, a forma como conduz a cena, tudo feito com dedicação e maestria.
Miranda MacDougall interpretando DeVoe também tem feito um bom trabalho. O personagem perdeu um grande peso desde que perdeu a face de Neil Sandilands. Contudo não tem como negar que sua vilania tem surpreendido. Ainda mais depois de mostrar estar controlando até mesmo sua amada Marlize, a grande reviravolta deste episódio.
Como comentei, com isso as coisas voltam a se esquentar na temporada. Ainda mais agora que vimos Wells reativando a Gideon. O que será que ele pretende ao fazer isso? Alguma teoria? Acredito que algo de muito interessante poderá acontecer daqui em diante. Aguardo ansioso os próximos episódios.
CURIOSIDADES:
– O título do episódio faz referência à expressão “null and void” (em português: nulo, descartado, rejeitado)
– Nos quadrinhos, Nulo é um vilão do Homem-Gavião que manipula gravidade. Diferente da série, o vilão é um homem e não tem sua identidade revelada.
– Nos quadrinhos, Crúcifer é um vampiro membro de um culto de imortalidade conhecido como Décimo Circulo. É um vilão da Liga da Justiça e apareceu pela primeira vez em maio de 2004.
– Além de dirigir o episódio, Kevin Smith fez uma participação no episódio juntamente com Jason Mewes (os seguranças do museu). Seus personagens em The Flash fizeram homenagem ao seus papéis como Jay e Silent Bob (“O Império do Besteirol Contra-Ataca“, 2001).
– Gideon diz que faz 1078 dias desde que falou pela última vez com Dr. Wells. A data é 28 de abril de 2015, do episódio 1×20 “The Trap” (ela apareceu também em 2×10 “Potential Energy” com a versão do passado de Eobard Thawne).
– Referências Nerds:
- Quando Breacher diz que quer uma fazenda de dragões na Terra 47, Cisco o chama de Khaleesi, de Game of Thrones.
- Ralph menciona formar um grupo de super-heróis de comédia em Washington chamado DC Comics (tum-tum-pá).
- Quando Ralph encolhe sua cabeça, ele fala a frase das Tartarugas Ninjas: “Turtle Power“.
- Ao invés de prestar atenção em um momento sério, Ralph está pensando no final da série Lost.
- Quando se infla como um balão, Ralph faz uma referência a Fantástica Fábrica de Chocolate (1971).
- Cisco faz uma referência a trilogia Um Drink no Inferno, quando se refere aos vampiros.
- Ralph também cita uma das falas famosas de Darth Vader ao conversar com Barry.