Crítica: “Você”, nova série da Netflix, é um dos melhores dramas do ano
Nova série da Netflix, Você é um dos melhores dramas do ano.
“Você” surpreende e agrada do início ao fim
Você (You) chegou ao Brasil nesta quarta (26) pela Netflix. Exibida originalmente nos Estados Unidos pelo canal Lifetime em setembro, a série ganhou status ao ser promovida como “série original” da plataforma, com razão. Afinal, a trama é envolvente, digna de qualquer produção da Netflix, e deve fisgar o público com facilidade.
Mas também, não é para menos: Greg Berlanti, Sera Gamble e outros nomes por trás de séries como Riverdale, assinam a produção. Entretanto, a série é baseada no livro homônimo de Caroline Kepnes e acredite – a versão da televisão é melhor que a escrita.
A trama
Você conta a história de Joe Goldberg – interpretado aqui por Penn Badgley de Gossip Girl. Joe fica simplesmente encantado ao conhecer uma jovem chamada Beck (Elizabeth Lail), uma mulher que ele acredita ser a garota dos seus sonhos. Assim, rapidamente o amor instantâneo é substituído por uma obsessão incontrolada. Joe, então, passa a fazer de tudo para controlar o que está em volta de Beck. Sem perceber, a garota se vê dentro da vida de Joe, e em uma armadilha que se torna, cada vez mais, perigosa.
Com dez episódios, a série te convence logo no primeiro. Através de um recurso narrativo diferente das demais séries, ao final do capítulo inicial você já fica bastante curioso. Com o passar do tempo, dá para perceber que a série é como um passeio de montanha russa, com diversos momentos de tensão e muitas reviravoltas. Dessa forma, Você detém de um combo importante para criar uma história bastante envolvente.
Melhor que o livro?
O caso de Você é uma das raras exceções onde a adaptação sai melhor do que as páginas escritas onde a trama foi originalmente concebida. É que a série consegue exprimir melhor o recurso narrativo optado para contar a história, sob a perspectiva de Joe. Assim, enquanto vamos ouvindo o que se passa na mente psicótica de Joe, vamos nos aproveitando de olhares, caras e bocas e combinam exatamente com cada palavra dita.
[spacer height=”10px”]
Esses elementos servem, inclusive, para enganar o público em alguns episódios. Combinando o recurso narrativo com uma ótima direção, em dados momentos, achamos saber o que está acontecendo. Mas, depois de um tempo, percebemos que as coisas não são bem como parecem.
Além disso, a paisagem de Nova Iorque combina com muitos momentos importantes da série. A loja onde Joe trabalha, por exemplo, é um charme. Dá vontade de ficar por lá durante horas. Fora as enormes casas e apartamentos que servem de ambientação para cenas que fisgam o espectador.
Ótimos coadjuvantes
Outro elemento importante que ajuda Você a funcionar é o núcleo coadjuvante. Os personagens são extremamente importantes para contribuir com a fluidez da trama.
Peach, a melhor amiga de Beck, é uma ótima personagem. Não sabemos se ela também possui uma obsessão infundada por Beck, ou um amor reprimido. De qualquer forma, se torna uma pedra no sapato do protagonista.
[spacer height=”10px”]
Além dela, Paco – o garotinho que mora ao lado de Joe, serve como vetor para o público não deixar de gostar do psicopata em qualquer momento. É algo que nos serve para lembrar que Joe é apenas um humano, e que tudo o que ele faz acredita ser com boas intenções.
Recomendada
O final da temporada possui um desfecho inesperado, daqueles que você não acredita estar acontecendo. Mas tudo fica muito bem explicado. E quando você pensa ter a história chegado a um fim satisfatório, a trama abre um leque de oportunidades para a segunda temporada.
Você já foi renovada para o seu segundo ano. Mas diante de uma reestruturação do canal Lifetime, a série sairá de forma exclusive pela Netflix em 2019. Assim, aguardem mais mistérios e muita obsessão, para uma série que está altamente recomendada.
Chegando à Netflix aos 45 minutos do segundo tempo deste 2018, Você fecha um ano repleto de boas atrações na televisão e sem dúvida conquista um lugar dentre as melhores séries do ano.
Partiu maratonar?
https://www.youtube.com/watch?v=h-aO-v67jFk
Leia também: Você, 2ª temporada – saiba Spoilers e Informações