Dupla Jornada, a verdade por trás do filme da Netflix
Filme Dupla Jornada vem fazendo sucesso na Netflix: afinal, o que inspirou a história do longa? Saiba a verdade.
Dirigido pelo cineasta estreante J. J. Perry, Dupla Jornada (‘Day Shift’) da Netflix é um filme de comédia de vampiros. Situado no Vale de San Fernando, a história gira em torno de Bud Jablonski (Jamie Foxx), um pai de colarinho azul que convence sua ex-esposa, Jocelyn, a lhe dar alguns dias para arranjar dinheiro para a escola e o aparelho de sua filha Paige.
Enquanto a maior parte do mundo, incluindo sua filha e ex-esposa, pensa que dirige um negócio de limpeza de piscinas, ele é na verdade um caçador de vampiros. Bud precisa de algum dinheiro adicional rapidamente, então ele entra em contato com o sindicato de caçadores de vampiros, cujo líder relutantemente concorda em deixá-lo se juntar à organização.
Embora haja uma condição – um funcionário do sindicato, Seth (Dave Franco), acompanhará Bud em todas as missões. Sem o conhecimento deste último, um vampiro poderoso e antigo está procurando por ele quando ele matou sua filha.
O drama de vampiros é um dos gêneros de ficção mais populares, e alguns dos melhores exemplos de filmes e programas de TV com vampiros foram desenvolvidos a partir de vários livros. ‘A Saga Crepúsculo’, ‘Entrevista com o Vampiro’ e ‘True Blood’ são ótimos exemplos disso.
Agora, se você está se perguntando se Dupla Jornada também tem base em um livro, eis a verdade sobre o filme da Netflix.
Dupla Jornada na Netflix tem base em um livro?
Não, Dupla Jornada não tem base em nenhum livro. O roteirista estreante Tyler Tice escreveu a história e o roteiro inicial antes de Shay Hatten (franquia ‘John Wick’ e ‘Army of the Dead’) fornecer uma reescrita.
O diretor J. J. Perry é um renomado profissional de dublês e diretor de segunda unidade que atua na indústria há mais de duas décadas. Ele, sem dúvida, traz uma perspectiva não convencional para o cinema e um filme como Dupla Jornada em particular, no qual elementos de ação, comédia, terror e fantasia são equilibrados perfeitamente.
Leia também: 13 melhores filmes para assistir na Netflix em 2022
Após o sucesso de ‘John Wick: Capítulo 2’, no qual Perry atuou como coordenador de dublês supervisor, ele recebeu vários roteiros para ler, mas nenhum se encaixava nos critérios do que ele queria fazer como seu primeiro projeto como diretor.
“Havia roteiros sombrios sobre soldados com transtornos pós traumáticos porque eu era um soldado. ‘Oh, isso seria bom para você.’ Eu fiquei tipo, ‘Não.’ ‘Oh, você pode fazer outro tipo de filme ‘John Wick’. isso’”, disse o cineasta à Slash Film.
Perry continuou: “… assim que eu li ‘Day Shift’, eu sabia que tinha que fazer esse filme porque eu cresci nos anos 80 com ‘Big Trouble in Little China’, ‘Lost Boys’, ‘Evil Dead’. ‘Fright Night’, o gênero de ação-comédia-horror em nenhuma ordem particular. Assim que li Dupla Jornada, eu sabia que tinha que fazer isso. Comecei a trabalhar nele e coloquei todas as minhas fichas nele. E aqui estamos.“.
Por que Dupla Jornada traz vampiros na história?
Em uma entrevista separada com Coming Soon, ele detalhou por que optou pelos elementos fantásticos do gênero vampiro.
“Mesmo que não seja realista que ele possa matar quantas pessoas, ainda assim, ele é um ser humano. Há gravidade e coisas que ele não pode dobrar. Assim que você traz vampiros na mistura, bem, você é realidade mais 70%. Agora eu tenho uma licença dramática na ação para fazer o que eu quiser, o que só eleva as coisas. Então você tem esses dois mundos que se escondem à vista de todos, a união dos vampiros e dos caçadores, colidindo. O que, para mim, foi super interessante e divertido.”
Leia também: 45 filmes bons para assistir em um sábado à noite
Em última análise, Perry queria fazer um filme que pudesse ser um exemplo perfeito de escapismo. E, portanto, dar ao público algo para assistir e desfrutar que não fosse influenciado pelos problemas do mundo. Ele disse: “Agora, se você ligar o noticiário, está escuro. Há varíola e c*vid, Ucrânia, Rússia, Taiwan e China. Eu só queria fazer algo divertido que você não precisasse sentir… você não precisasse assistir, ou alguém estava tentando forçar uma opinião sobre você.”
“Eu só queria que as pessoas gostassem. Um pouco de escapismo não faz mal a ninguém, e algumas risadas só podem fazer bem ao mundo agora”, concluiu o diretor.
Claramente, Dupla Jornada não é baseado em uma história real, mas dadas as performances realistas de atores como Jamie Foxx, Dave Franco e Snoop Dogg, é perfeitamente compreensível se alguém pensa que é.