Explicação do bilhete do Professor em La Casa de Papel tem problema

Fãs estão tentando desvendar mistério de La Casa de Papel.

La Casa de Papel Rafael
Continua após publicidade

O episódio final de La Casa de Papel foi tão emocionante quanto os fãs esperavam que fosse. Não apenas o grupo quase foi derrotado, preso ou pior, mas a Espanha quase mergulhou na pior crise financeira da sua história. Claro que deu tudo certo no final, mas alguns telespectadores da Netflix ficaram confusos sobre qual foi o envolvimento do sobrinho do Professor (Álvaro Morte), Rafael (Patrick Criado), com o ouro.

Continua após publicidade

Afinal, o que estaria naquele bilhete que o Professor enviou para Rafael? Na tentativa de desvendar esse mistério, alguns fãs encontraram explicações plausíveis. Embora, em uma delas, um grande problema surgiu.

O envolvimento de Rafael com o ouro

Um dos principais pontos da trama do episódio final de La Casa de Papel dizia respeito à localização do ouro do Banco Real da Espanha.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Assim que saiu do edifício, coube a terceiros trataram do seu transporte, com o Professor sabendo que era vital que nenhum membro do grupo soubesse a sua localização precisa. Claro, a polícia e Tamayo (Fernando Cayo) ficaram desesperados para recupera-lo, usando violência cruel contra o grupo para isso.

Leia também: Nova série épica com o Professor de La Casa de Papel está bombando

Apesar desse temperamento decadente, o Professor não revelou e não poderia revelar sua localização, estabelecendo um embate efetivo entre os dois.

Continua após publicidade

No entanto, o Professor finalmente deu sua cartada quando o ouro voltou para o banco em um caminhão, embora, claro, não fosse tão simples. O ouro era na verdade latão, pintado para se parecer com o ouro, a fim de alavancar sua fuga.

Continua após publicidade

Tamayo relutantemente aceitou o metal, sendo revelado que Rafael foi fundamental para encontrar a localização das barras. Tudo isso centrado no tal bilhete que Alicia entregou para Rafael, mas La Casa de Papel nunca revelou o que tinha naquele bilhete.

Continua após publicidade

Alguns fãs foram até o Reddit tentar solucionar esse mistério, e há algumas soluções. Embora, sempre exista um “furo” para questiona-las.

Continua após publicidade
Rafael La Casa de Papel
Imagem: Divulgação.

O que tinha no bilhete em La Casa de Papel?

Um fã de La Casa de Papel compartilhou um post perguntando se o ouro que Rafael estava enterrando no final do episódio era real ou falso já que “tinha os rostos de Dali nas barras”.

Continua após publicidade

Então, ele continuou: “O ouro que foi devolvido ao cofre no final também tinha os rostos de Dalí. Mas o ouro que a equipe estava derretendo e transformando em lingotes não tinha os rostos de Dali.”

Leia também: 5 perguntas de La Casa de Papel que ficaram sem respostas

Um segundo fã respondeu: “Eu acredito que Rafael roubou o ouro verdadeiro. Como evidência, gostaria de me referir ao seu próprio ponto 3. No final, o chefe está obviamente no banco. A equipe carrega agora o verdadeiro ouro. Por isso estão transportando a casa de Rafael. Ele roubou o ouro verdadeiro e agora o ouro verdadeiro está na casa/embaixo dele.”

No entanto, alguns fãs acham que, na verdade, Rafael roubou o ouro de latão e, com isso, essa era a mensagem que o Professor lhe escreveu no bilhete.

O único problema, que os fãs apontaram é que o Professor parecia realmente desesperado quando Rafael lhe roubou o ouro no caminhão. E isso não faria sentido, caso o ouro fosse falso. Outro problema apontado é que o Professor poderia refazer as peças de latão, e deixar seu sobrinho achando que estava com o verdadeiro ouro.

Há também uma outra teoria de que Rafael seria filho do Professor em La Casa de Papel, e era exatamente essa mensagem do bilhete. Mas tudo seria muito frio para o líder da gangue, em lidar com uma verdade tão intensa quanto essa. Então muitos descartaram essa possibilidade.

La Casa de Papel
Imagem: Divulgação.

Legado de Berlim

Diante desse debate, um outro fã de La Casa de Papel acrescentou: “Espero que obtenhamos uma resposta para isso, mas senti que o que o professor escreveu é algo tipo, ‘estou fazendo o roubo por Berlim e precisamos disso para salvar vidas’. No final, Rafael diz que isso é o que meu pai gostaria, então sabemos que tem alguma relação com Berlim.”

Um dos principais temas do episódio final é como a família do Professor tem tradição de roubo. O pai do Professor era ladrão, Berlim (Pedro Alonso) também era, e embora Rafael não fosse como o pai, no fundo ele também se descobriu um ladrão.

Se Rafael realmente roubasse o ouro no final, isso combinaria com os temas de toda a série e mais uma vez provaria que o Professor estava correto.

Mas é provável que os fãs nunca receberão uma resposta confirmada para essa pergunta, já que os produtores vão manter os espectadores debatendo isso por anos.