Atenção, este post contém SPOILERS da oitava temporada de The Flash
Se você assistiu ao mais recente episódio de The Flash, sabe do que trata este artigo. Se ainda não o fez, vá assistir agora, porque o mundo de The Flash ficou deformado completamente.
O último episódio da 8ª temporada de The Flash continua o evento “Armageddon”, e o episódio mal saiu dos instantes iniciais antes que Despero (Tony Curran) provoque que o Flash (Grant Gustin) está prestes a passar por uma enorme tragédia pessoal. E isso inicia seu caminho em direção à escuridão e à insanidade.
Logo fica claro que o pobre Barry Allen, de fato, já sofreu a tal tragédia seis meses atrás – ele simplesmente não sabia disso por razões que ainda não foram reveladas. Enquanto Flash derrota o vilão da semana e pensa em comemorar com o Team Flash e seu pai adotivo, Joe (Jesse L. Martin), os aliados do super-herói o informam imediatamente que Joe está morto há meio ano.
Joe estava presente desde o início da série, e sua importância em manter Barry com os pés no chão não pode ser exagerada. No entanto, o fato de The Flash chegar com a notícia de que o personagem já morreu fora da tela meses atrás é um golpe enorme tanto para o personagem Flash, quanto para os telespectadores.
Enquanto ainda não se sabe como a série pretende seguir essa reviravolta na história, é seguro dizer que os fãs não estão felizes. Eis a forma como eles realmente se sentem sobre aquela morte chocante em The Flash.
Os fãs não estão felizes com a morte de Joe West
As reações nas redes sociais depois que os fãs viram o episódio de The Flash variaram. Mas apareceram muitos fãs indignados.
Leia também: The Flash estreou 8ª temporada com crossover razoável
“Filhos da mãe, mataram Joe. Quero dizer, o pai de Barry apodreceu na prisão durante a maior parte de sua vida, mas Joe, seu pai, o criou por mais de 20 anos, praticamente toda a sua vida. Como ele poderia não se lembrar de sua morte?”, disparou um fã.
“Nããão, eles não podem ter matado Joe!” exclamou um segundo, adicionando um emoji de coração partido e um gif de Joe parecendo chocado para uma boa medida. Enquanto isso, uma página de fãs colocou em caixa alta seus pensamentos. “JOE NÃO ESTÁ MORTO, RECUSO-ME A ACEITAR ISSO”, escreveram eles.
Outros, por outro lado, notaram que o enredo de “Armageddon” pode ser contado da maneira como o próprio Flash o vivencia e, como tal, os eventos que a série retratou até agora podem ser muito rápidos e soltos com o conceito de realidade. Especialmente porque Despero e o vilão de “Armageddon, Parte 2”, Xotar (Kandyse McClure), têm poderes psíquicos.
“Para aqueles que dizem que Joe West ser morto fora da tela em #Armageddon é ‘preguiçoso’ … você percebe que o programa é do ponto de vista de Barry? Se Barry não sabe porque é um grande ponto da trama … nem deveríamos”, usuário @PagmystYT tweetou.
Será fascinante ver como The Flash planeja lidar com as consequências da aparente morte de Joe, mas uma coisa é certa: os fãs estarão ansiosos por um futuro próximo.
Produtores comentaram morte de The Flash
O TVLine, recentemente, postou uma entrevista para encontrar uma citação com o atual showrunner de The Flash, Eric Wallace, onde ele indiretamente referenciou o arco de Joe para esta temporada após aquele momento de angústia.
Leia também: Por que Superman & Lois não estão no novo crossover de The Flash
Wallace disse que “há uma escolha muito maior vindo em seu caminho” e que a 8ª temporada levará Joe “por um caminho que ele não sabia que estava trilhando”. Isso certamente parece implicar que os rumores sobre sua morte foram muito exagerados. Leia a citação completa abaixo:
“Digamos apenas que Joe terá uma perspectiva incrivelmente diferente da vida, e isso o levará, eu acho, a uma escolha realmente grande. Todos parecem pensar que a grande escolha que ele fez foi no ano passado, deixar seu distintivo. Mas há uma escolha muito maior vindo em sua direção na 8ª temporada que leva o personagem por um caminho que ele não sabia que estava, mas vai parecer que é o lugar que ele sempre precisou ir.”
Dada a natureza da mortalidade dos quadrinhos, é certamente possível que Joe morreu e será ressuscitado. No entanto, a disparidade entre as memórias dos diferentes personagens do que aconteceu parece implicar que algo mais sinistro está acontecendo. E que a morte de Joe pode ser uma memória implantada com a intenção de desorientar os Wests ou distraí-los do verdadeiro propósito de Despero.
Jesse L. Martin assinou um contrato para retornar para a 8ª temporada de The Flash, então é pelo menos certo que ele será visto nas telas nas próximas semanas. Embora se sua aparição seja em um flashback antes da morte do personagem ainda não se sabe.