Fãs exigem respeito de produtores com cancelamentos de séries sem final

Os cancelamentos de séries repetinos ainda existem - e estão mais forte do que nunca. Porém, os fãs estão mostrando sua força ao lutarem por resgate.

Fãs querem respeitos com séries canceladas de forma repentina
Imagem: Netflix/Divulgação

Hábito ainda é comum no mundo das séries

Não é de hoje que fãs do mundo todo precisam lidar com cancelamentos de séries realizados de forma repentina. Este é um hábito aplicado por emissoras e produtores desde sempre, principalmente quando a atração não vai muito bem da audiência. Porém, existe uma diferença: o fã, nos dias de hoje, possui uma plataforma para reclamar, e ele está disposto a brigar por sua paixão.

Ultimamente, muito tem-se atribuído estes cancelamentos à Netflix (talvez, por grande parte do público acompanhar produções de lá), mas a verdade é que isso acontece em todas as emissoras, há muitos anos. Veronica Mars, em 2006, é um dos exemplos mais claros de série cancelada sem final pela CW, em total desrespeito com os fãs (posteriormente, a atração ganhou um filme em 2014 e um revival em 2019).

Mas a internet tem, cada vez mais, dado espaço para que fãs expressem seus sentimentos em relação ao que amam, sendo as redes sociais como Instagram e Twitter os principais locais desta prática. Assim, é lá também que os fãs estão dispostos a brigarem com emissoras e produtores quando uma série é cancelada de forma repentina, muitas vezes deixando a trama sem final.

PUBLICIDADE

Como dito, geralmente isso acontece por conta da baixa audiência, mas e os fãs que se dedicaram àquela trama e estiveram dispostos a acompanhá-la. Não merece um mínimo de respeito?

Barulho está mudando tratamento das emissoras

O mais recente caso está acontecendo neste momento com a série Anne With an E. Com uma extensa fã-base na internet, a série acabou sendo cancelada abruptamente no começo desta semana sem qualquer justificativa da Netflix. Mesmo assim, o Mix de Séries explicou em matéria que o fim do contrato com a co-produtora canadense foi a razão. (Entenda nesta matéria)

De qualquer forma, nenhuma das partes optaram por seguir com a produção da série, resultando no cancelamento abrupto. Desde então, fãs ao redor do mundo estão pedindo o resgate da série. Milhares de mensagens já foram compartilhadas na internet, tendo chegado na emissora CBC – que produzia a série com a Netflix. Em nota oficial, ela disse “estar analisando possibilidades“. Além disso, a produtora Moira Walley-Beckett afirmou publicamente para a EW que estaria disposta a fazer um filme que encerrasse corretamente a história da série. Isso, sem dúvidas, é um grande sinal de que o fã está começando a ser respeitado.

Em tempos que a métrica da audiência de uma série tornou-se muito relativo, os fãs estão provando que existem outras formas de se medir o sucesso de uma produção. Séries como Lucifer, Sense8 e Brooklyn Nine-Nine são casos recentes de que foram canceladas em suas emissoras de origem por baixa audiência mas foram resgatadas e fizeram sucesso em suas novas casas. Tudo isso, graças aos fãs.

Série Sense8 foi cancelada sem final e acabou ganhando filme de encerramento. Imagem: Netflix/Divulgação

Então as emissoras estão dispostas a ouvirem os fãs e reconsiderarem decisões dos cancelamentos de séries. Mesmo que essas decisões sejam tomadas visando a viabilidade de produção, o crescimento dos resgate de produções para agrado de fãs tem crescido. E isso, sem dúvidas, é uma grande conquista.

Cancelamentos de séries estão dando lugares à corações esperançosos

Os casos acima são provas recentes de que uma campanha de resgate de série pode ser bem sucedida, por mais improvável que pareça. Por isso, fãs de séries canceladas abruptamente como Anne With an E estão dispostos a lutarem por um resgate. Tal fato não é simplesmente por “querer mais”. Mas sim, um símbolo de respeito dos produtores e emissoras com aqueles que dedicaram seu tempo em assistirem tais produções que, infelizmente, tiveram o plug arrancado da tomada desta forma.

O Mix de Séries, dessa forma, incentiva o fã a lutar por sua série cancelada. O fã precisa fazer valer sua voz, e essa luta por resgate de série só legitima essa liberdade e poder que o apreciador do gênero tem. É assim que a força da internet mais uma vez predomina, mostrando que quem tem a palavra final é fã.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.