Guia de sobrevivência para a CCXP 19: saiba o que fazer
Confira algumas dicas preciosas para você usar durante a CCXP 19, que acontece em São Paulo entre 04 e 08 de dezembro de 2019.
Confira como sobreviver na CCXP
Nesta quarta feira (04) começa o evento mais épico do ano, a CCXP. Este é o sexto ano da Comic Con Experience e também o sexto ano que nós do Mix de Séries estaremos por lá. Assim, acompanhamos a evolução e crescimento deste evento de pertinho.
Vale ressaltar que a CCXP é, para cada um de nós, uma experiência diferente. Portanto, reunimos nesse artigo as nossas experiências ao longo desses seis anos, para montar um Guia de Sobrevivência para aqueles que pretendem embarcar nessa viagem épica. Se você é marinheiro de primeira viagem (e mesmo se não for), vem com a gente que vamos compartilhar várias dicas legais neste artigo atualizado e revisado.
NA CHEGADA:
A CCXP acontece no São Paulo Expo, que fica na Imigrantes, próximo à estação de metrô Jabaquara (linha azul do metrô). Na estação Jabaquara a organização do evento dispõe diversos ônibus que levam até a feira, é de graça e é só seguir o fluxo de pessoas. Tem sempre alguém indicando o caminho.
Além disso, como é um evento de grande porte, sempre tem alguém tentando vender assinatura de revista no caminho. Não se distraia, siga o fluxo, pois estes não são colaboradores oficiais do evento e vão tentar te vender revistas antigas.
[spacer height=”10px”]
Nas outras edições, os melhores dias para aproveitar a feira e os Estandes foram quinta e sexta, porque eram os dias menos lotados. Porém, nesta edição, todos os dias tiveram os ingressos esgotados. Portanto, recomendamos que você vá cedo, pois tem sempre muitas atividades para fazer nos estandes, brindes e etc..
O QUE LEVAR:
Itens básicos para sua sobrevivência na CCXP.
- Uma mochila: Nada muito grande, o suficiente para algumas coisas…
- Garrafinha de água: Lá dentro é tudo muito caro, e você vai andar pacas. E é dezembro, portanto irá morrer de sede. Existem bebedouros espalhados pelo São Paulo Expo, mas não confio muito na higiene de bebedouros em geral. Minha dica é comprar água perto do hotel que você estiver hospedado. Como sempre vou com pelo menos mais 2 amigos, nós dividimos o peso do que levamos, compramos uma garrafa maior e cada um fica com uma de 500ml e vamos repondo aos poucos.
- Power Bank (carregador portátil USB): Muitos dos que vão à CCXP são de fora e por isso o celular geralmente fica em “roaming” o que gasta muita bateria. Outro ponto é que como é MUITA gente, as operadoras ficam com o sinal sobrecarregado naquela área, o que também faz com que seu celular gaste mais bateria. Fora que, se você é como eu, vai usar o celular para tirar muitas fotos e trocar mensagens com amigos para se localizar lá dentro. Em todos os anos o evento contou com algumas “ilhas” onde disponibilizaram pufes e carregadores para você recarregar seu celular, mas eu recomendo levar o seu portátil.
- Um casaco: Nada que ocupe muito espaço na mochila. Se você acordou e estava frio, pode ter certeza que vai fazer calor mais tarde. O contrário também costuma ser verdadeiro. Mas se lembre que dentro dos painéis o ar condicionado é pesado!
- Lanche: Pode levar de tudo praticamente, não existe muitas restrições quanto a isso. Mas sempre leve alguma coisa. Dê preferência a algo que não estrague com o calor (a menos que sua mochila seja térmica). Recomendamos que você leve biscoitos, chips e alguns doces.
Dicas extras
- Calçado: A área do evento é bem grande (e fica maior a cada ano), e assim você não vai dar conta de andar tudo aquilo sem se cansar. Todos os anos tem algo que deixei de ver pois não dava conta de andar tudo. Vá com aquele tênis que você usa para ir à academia, aquele bem macio. E, por via das dúvidas, leve um chinelo na mochila. Caso não queira levar, você também pode comprar um. Ano passado teve um stand da Havaianas com vários chinelos com temática geek, bem legal.
- Artigos de higiene: Os banheiros são bem limpos, não se preocupem. Sempre há uma equipe limpando e cuidando da manutenção. Ou seja, dá para escovar os dentes sem ficar enojado com a sujeira. Pode ir sem medo.
- Também não encha a mochila com coisas desnecessárias. São pelo menos 9h de evento, por dia, fora que você vai chegar bem antes dos portões abrirem então, não carregue peso desnecessário. Sem dizer que você pode ficar se batendo em todo mundo no meio do caminho com a mochila, principalmente sábado e domingo, dias que o evento fica bem lotado.
- Dinheiro: você sempre consegue desconto em vários itens desde que pagando em dinheiro. Quanto você vai levar depende de o que você vai comprar.
- Mala (OPCIONAL): Caso você vá comprar muita coisa e não pretende alugar um armário, poderá levar uma mala de rodinha. O ideal é aquelas que você consegue levar em avião. Pelo tamanho e praticidade elas são bem melhores para carregar encadernados e afins do que uma mochila (sua coluna agradece).
STANDS
Recomendamos que você baixe o aplicativo da CCXP para se organizar na ida aos estandes. A maioria deles serão agendados, todos realizados por este aplicativo. Assim, você só precisará ir para determinada fila se tiver agendado.
COMO FUNCIONAM OS PAINÉIS:
- Os painéis ficam em auditórios e são SEMPRE lotados, com raríssimas exceções. O Auditório principal é o Cinemark (agora chamado de Cinemark XD) e se quiser ver algum dos painéis deste auditório, ou você compra o pacote Full Experience, ou chega cedo. BEM CEDO. Uma amiga chegou no domingo em 2016 às 4h da manhã e já haviam 500 pessoas na frente. Em 2017, praticamente toda a sua primeira lotação dormiu, de sábado para domingo na fila. O fato se repetiu em 2018 para os painéis de sábado e domingo. Os auditórios têm uma capacidade bem grande, cerca de 5000 pessoas, mas lotam cedo. Entrando no auditório é melhor ficar lá. Dentro do auditório Cinemark tem uma bomboniere, mas a menos que você tenha muito dinheiro ou não se incomode de passar o dia a base de pipoca, sugiro levar um lanche na mochila.
Além disso, completo
- Se você sair do auditório vai ter que enfrentar fila para entrar novamente. Guarde esta palavra na sua cabeça, “FILA”. Lá tem fila para tudo, mas normalmente são muito bem organizadas. Então se quiser ver um painel que só acontece às 16h no sábado por exemplo é bom ir DIRETO para a fila do auditório e ficar lá dentro, enfim, saiba que será cansativo. Evite ir sozinho, além de ter com quem conversar você também vai ter alguém para vigiar seu lugar e suas coisas enquanto você vai comprar o que comer ou ao banheiro.
- Em determinados momentos, durante os painéis, os organizadores pedem para que você não use o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico que possa filmar ou gravar. Muitos conteúdos exibidos são exclusivos, desde trailers de filmes ou até mensagens de atores que não puderam estar lá. Se for pego fazendo algo assim, pode ser expulso do auditório e não se engane, ficam muitos seguranças e voluntários de olho. Até mesmo se você “esquecer” de tampar a lente da câmera pode ser chamado a atenção.
- Espere muitas surpresas. Todo ano os estúdios fazem algo diferente, desde convidados surpresas a brindes.
- Existem outros auditórios. Caso não consiga entrar no principal (Cinemark XD) procure saber a programação dos outros, você não está pagando um ingresso caro só pra ficar na fila sem saber se vai conseguir entrar ou não.
- Caso opte por ficar na fila, leve algo pra se distrair. Livros, quadrinhos, jogos (algo que seja fácil de recolher quando a fila andar) ficar olhando o celular só vai fazer com que a bateria acabe mais cedo. Aproveite para fazer novas amizades a chance de encontrar alguém com os mesmos gostos que você é gigante.
MEET AND GREET:
Te dá direito uma foto com o artista. Se quiser autografo, é preciso comprar separado. Os Preços variam e muitos dos artistas já tiveram suas pré-vendas esgotadas, não sabemos se irão abrir novos horários (sim, os horários são agendados e você vai ter que escolher se fica dentro de um painel ou vai conhecer seu artista favorito).
Os organizadores da fila de autógrafo/foto/meet and greet te dirão para não usar o celular, para não gritar quando a pessoa entrar na sala, etc. No meet and greet você ainda pode levar um presente e entregar em mãos. Em 2016 uma amiga foi tirar foto, deixou o presente com uma organizadora e avisou o artista que havia deixado para ele, antes de tirar a foto, você não tem tempo de conversar com eles, é tirar a foto e sair correndo.
DICAS E EVENTUALIDADES
Em 2015, um amigo passou mal pois estava muito abafado. Fomos com ele para enfermaria, (sim, eles têm enfermaria por lá) e fomos bem atendidos. Quando ele estava melhor, fomos liberados. Então, é bom ficar ligado onde ficam essas áreas, caso precise.
Se é fumante, saiba que só existe uma área dedicada ao fumo, acesso de dentro do evento. Porém, área totalmente aberta e sem um lugar para sentar.
A área de alimentação possui mesas e cadeiras em grande quantidade, os Food Trucks têm lanches bacanas e há várias opções. O evento sempre tem grandes redes como Spolleto, entre outros. Mas lembrem que é tudo bem caro…
Uma dica preciosa: FIQUE LIGADO NO TWITTER e no App da CCXP. Netflix, Fox, Warner, a própria CCXP, todos eles fazem promoções antes e DURANTE o evento.
Epic Experience:
Desde 2017, existe a opção do ingresso Epic Experience, que te dá direito a alguns adicionais em relação aos ingressos normais (não é um Full XP, mas ajuda bastante) tais como:
- Uma fila separada na entrada para quem tem o ingresso Epic. Os epics tem entrada uma hora antes assim como os Full XP (porém estes tem uma entrada separada).
- Camiseta e pôster do evento. Há uma loja da CCXP (não confunda com a loja exclusiva do Omelete) onde você pode buscar sua camisa exclusiva e também comprar outros itens.
- Foto com Artista convidado da CCXP.
- O ingresso Epic não te garante lugar no auditório.
- Spoiler Night. Este beneficio é um dos meus favoritos. Na noite anterior a abertura oficial do evento, a CCXP abre suas portas para os portadores dos ingressos EPIC XP, FULL XP e convidados. Apesar do mapa do evento (disponibilizado no App) te ajudar, não há nada como ver onde e como realmente as coisas estão. Isso te ajuda bastante na hora de programar o que você vai fazer durante os seus dias na CCXP.
O QUE COMPRAR:
- Todo ano sempre aumentam os estoques dos colecionáveis, mas são peças limitadas. Se tiver interesse em particular em algum como os da IRON STUDIOS é bom correr para fila, pois eles esgotam mesmo.
- Se encontrar um artigo que gostou muito, mas muito mesmo, não compre de cara, a não ser que seja um exclusivo daquela loja. Dê mais uma volta e olhe em outros stands. Tem MUITA miniatura, muitos action figures em muitos estandes.
- Os brinquedinhos da Funko podem sair mais em conta em stands aleatórios do que nos da própria Funko. Compare preços.
- Alguns estandes vendem artigos de coleção, alguns muito raros mesmo. Visite-os, ficam sempre no canto mais afastado do evento.
- Quase Todos os estandes fazem promoção no domingo, então se você puder ficar até o final, pode encontrar algumas coisas bacanas, mas você também corre o risco de ficar sem caso acabe o estoque.
BRINDES
Muitos estandes dão brindes que variam muito, desde bolsas, posters e alimentos. Também há brindes mais caros, como jogos de PS4, mas esses são raros e acabam rápido.
[spacer height=”10px”]
ALUGUEL DE ARMÁRIO:
Se você está cansado de carregar peso, todo ano tem uma empresa que aluga pequenos armários, procure saber onde estão localizados os armários, eles costumam dar 2 opções:
1º – Alugar por dia podendo abrir apenas uma vez e pagar um valor adicional para cada vez que abrir o armário, para colocar mais coisas por exemplo.
2º – Pagar um valor maior para todos os dias e poder abrir e fechar quantas vezes quiser.
Artist’s Alley e Desenho de artista
- No Artist’s Alley você encontrará muitos desenhistas fodões, dê uma passada por lá. Não fique só no papo com os profissionais, compre algo deles também. A conversa é bacana como incentivo, mas a grana entrando faz os caras persistirem numa profissão tão desvalorizada como a deles.
- A Panini costuma fazer algumas com sobrecapas em branco (valor normal de banca) para você levar para o artist’s alley e pedir para um artista desenhar para você, o que é bem legal. Mas é claro que não é de graça. Os valores dependem de cada artista. Em 2016, um amigo fez uma capa colorida com o Eduardo Pansica que na época desenhava o lanterna verde pra DC e ficou em 50 reais. este meu amigo também comprou uma em preto e branco com um artista chamado Renato Magalhães e ficou em 20 reais. Mas nomes mais conceituados cobram bem mais caro, algo que pode variar de 200 a 500 reais.
Fila no Artist’s Alley
- Cuidado para não enfrentar fila à toa e ficar 2h na fila perdendo o evento, esperando artista que não chegou. Vá para fila depois que ele começar os trabalhos. Por exemplo, teve gente que ficou 6h na fila para pegar autografo do Eduardo Risso antes dele chegar, e depois que ele chegou, quem entrava na fila não esperava mais que 30 min.
- Os artistas mais tops geralmente ficam no Estande da Chiaroscuro e, neste caso, são distribuídas senhas que geralmente acabam rápido.
- Em 2015 e 2016, Frank Miller cobrou pelos autógrafos um valor de 200 reais, e (olha que legal) este valor era doado para caridade. A venda dos autógrafos dele foram realizadas por um site e esgotaram quase instantaneamente. Fiquem ligados caso isso aconteça novamente para não perder autógrafos de uma lenda viva como ele.
NA HORA DE IR EMBORA
Assim como na chegada, a organização do evento dispõe de transporte que te leva para a estação de Jabaquara e de lá você escolhe seu caminho. Mas como eu já disse antes, é fila para tudo quanto é lado. E se você não quiser esperar o transporte para te levar até a estação, pode ir andando. Mas realmente não recomendo isso, pois você já vai estar bem cansado e provavelmente carregando alguns itens de valor.
Bom, é isso, gente. Espero que as dicas ajudem vocês a otimizarem seu divertimento!