How I Met Your Father é melhor que How I Met Your Mother
How I Met Your Father estreou fazendo barulho, e após o final da 1ª temporada é possível compara-la com "Mother"?
Há pouco tempo, chegou ao Brasil a série How I Met Your Father, que se passa no mesmo universo que How I Met Your Mother. Considerada uma derivada, no entanto, ela se conecta em pouco com a popular sitcom que fez muito sucesso na década de 2000.
Claro, a premissa é semelhante, no quesito que a história acompanha uma mãe contando a seu filho, no futuro, a história de como ela conheceu o seu pai. Só que How I Met Your Father se certifica de andar por linhas próprias, a ponto dos fãs conseguirem comparar. Afinal, How I Met Your Father é melhor que How I Met Your Mother?
Apesar do título deste artigo, já respondemos prontamente: não. Afinal, seria extremamente injusto, uma temporada de dez episódios se contrapor a uma série de nove temporadas. No entanto, adiando: ela tem tudo para ser.
Começo promissor, mas público não comprou
Muitos fãs de How I Met Your Mother foram com “sede ao pote” em How I Met Your Father, principalmente movidos pela carência da série mãe, que já está fora do ar há quase uma década, por sinal. No entanto, essa alta expectativa pode ter prejudicado a percepção do público ao início de How I Met Your Father, que de fato, começa um pouco “sem graça”.
Leia também: How I Met Your Father, Ted poderá aparecer; Entenda como
Mas se olharmos lá atrás, para How I Met Your Mother, o motor que impulsionou a série surgiu mesmo a partir da segunda temporada. Então, é possível que muitos espectadores à época, também acharam o mesmo da série original.
Outro fato é que How I Met Your Father está, teoricamente, repetindo a premissa da série original e tentando navegar do sucesso da mesma. Então isso também pode ter incomodado alguns fãs, com medo que o legado seja manchado de alguma forma. Embora, o final da série original, na opinião de muitos, já tenha feito isso por si só.
O problema de How I Met Your Father, entretanto, é que os personagens não caíram no gosto do público prontamente. Talvez, por um texto que force situações nos primeiros episódios, que funcionam mais contra do que a favor dos personagens.
A história de How I Met Your Father é a mesma de How I Met Your Mother?
Mas aqui está um adendo importantíssimo para que o público compreenda as diferenças entre “Mother” e “Father”. Enquanto a série original “enrolou” o público por oito anos para finalmente revelar quem era a mãe, ou mesmo a situação em que Ted a conheceu, aqui já sabemos de cara o que aconteceu. Ao menos em partes.
No primeiro episódio, conhecemos Sophie, que Kim Cattrall interpreta no futuro, enquanto Hillary Duff vive de forma confortável no presente. Duff, inclusive, é a cereja do bolo e está extremamente confortável no papel, nas suas falas e no roteiro de How I Met Your Father. Algo que Josh Radnor, a princípio, não fez com o seu Ted.
Leia também: Quem é o pai em How I Met Your Father? Teoria muda tudo
Então, entendemos como Sophie vai conhecendo o seu grupo de amigos, mas uma informação muito importante, dada no primeiro episódio, é que ela conheceu o pai de seu filho naquela noite em que o episódio retrata. Ou seja: há grandes chances de que um dos personagens que já surgiu na série seja o verdadeiro pai.
Essa inovação foi algo que interessantes e que me chamou atenção. Na verdade, é o que me fez persistir nos episódios, porque é um motor intrigante para a trama da protagonista. Nisso, ao menos, Father quis inovar.
Há chances de uma superar a outra
How I Met Your Father conta com bons coadjuvantes, embora, nem de longe cheguem à altura dos que How I Met Your Mother contava. No entanto, a série que está sendo exibida no Star+ tem muitas chances de crescer.
Acredito que tudo é questão de tempo. Há uma necessidade do público se identificar com os personagens, com Drew, Valentina, Sid, Ellen e Charlie se tornando membros importantes deste corpo que conduzirá a série.
A primeira temporada funcionou em partes por conter apenas dez episódios. Mas acredito que também isso a limitou por muita coisa, algo que a segunda temporada vai corrigir, agora que ela contará com vinte episódios. Com isso, podemos ver que os produtores estão aptos a aprofundarem histórias, algo que How I Met Your Mother com esse mesmo número de episódios não conseguiu.
Para se obter sucesso é preciso se ater aos personagens, e “Father” quer realmente fazer isso, dado a condução que ela deu para todos os protagonistas neste primeiro ano. Com isso, a comédia tem boas intenções e está com a faca e o queijo na mão.
Vindo da mente dos mesmos autores e produtores, “Father” pode ser a comédia de seu tempo. Se ela vai superar mesmo How I Met Your Mother um dia, não sabemos. Mas que há chances, sim, há.