Indicados ao Emmy 2002 tem justiças e injustiças

indicados Emmy 2022
- Publicidade -

O Emmy do desespero. Assim podemos categorizar a edição de 2022 da maior premiação da TV. A Academia da Televisão percebeu, assim como o Oscar tem notado, que suas festas precisam de audiência. Não se trata apenas de um show que honra seus membros por trabalhos de destaque. Mais do que bajular seus iguais, os prêmios precisam conquistar e reter audiência. É isso que paga as contas, e não o vencedor de Melhor Edição de Som. Os indicados ao Emmy 2022 mostram isso.

- Publicidade -

Pensando nisso, o Emmy se joga em uma abordagem perigosa. Assim, as presenças de Euphoria, Round 6 e Stranger Things 4 revelam um programa preocupado com audiência, com público e aceitação. Não que sejam séries ruins, pelo contrário: Stranger Things teve a sua melhor temporada e Round 6 foi um fenômeno. Euphoria, por outro lado, teve uma recepção morna, tanto do público quanto da crítica. Além disso, boatos de bastidores minaram a imagem da produção. Em resumo, Euphoria teve uma temporada inferior, complicada, mas mesmo assim conquistou 17 indicações.

Euphoria 3 temporada

A busca por sucesso deixa a lógica de fora

Uma coisa é fato: sob o ponto de vista técnico, Euphoria é um dos projetos mais bem executados da atualidade. Assim, cada categoria técnica é merecida, desde a trilha até a deslumbrante fotografia. É a presença na categoria principal que assusta, tanto que a série não foi lembrada em espaços importantes como Direção e Roteiro. Sua nomeação lá, então, indica muito mais um peso por ser um sucesso do que ser um produto realmente bom. Só a audiência e o volume de fãs explica o fato de Euphoria entrar no lugar de títulos como Pachinko, obra-prima pouco vista da Apple TV+.

- Publicidade -

Leia também: Crítica: 2ª temporada de Euphoria é uma bagunça, apesar de bela

Na categoria das Minisséries, a busca por sucessos é ainda mais evidente. Assim, a Academia preferiu deixar dramas potentes como Maid e Scenes from a Marriage apenas para priorizar títulos virais como Pam & Tommy e Inventando Anna. The Staircase, Station Eleven e Midnight Mass são outras produções excelentes que ficaram de fora, enquanto projetos inferiores receberam as honras.

Stranger Things

O que gostamos nos indicados ao Emmy 2022

Entre as comédias, adoramos as presenças de Abbott Elementary, que vem representando a TV aberta, cada vez mais apagada. What We Do in the Shadows é outra que mereceu a presença na categoria principal. Entre os dramas, é bom ver que Better Call Saul não foi esquecida, e é ótimo que Stranger Things ainda tenha força, pois a série segue mostrando ótimos resultados. Entre as minisséries, é reconfortante ver que The Dropout conquistou os votantes.

Leia também: Stranger Things: criadores antecipam 5ª temporada

Nas categorias técnicas, o Emmy parece ter melhorado desde a última edição. Vários indicados merecem reconhecimento e temos a sensação de que a Academia realmente pensou e analisou os programas inscritos. Assim, pela primeira vez em muitos anos, as categorias de Direção e Roteiro não parecem tão absurdas ou dominadas por uma só série. Além disso, vale apontar os destaques de projetos como Love, Death and Robots, The Beatles: Get Back e outros de menor abrangência.

- Publicidade -

O que não gostamos

Entre os indicados ao Emmy 2022, é lamentável a ausência de Pachinko na categoria principal, de atuações e técnicas. Além disso, é vergonhosa a ausência de Atlanta entre as Melhores Séries de Comédia. Reservation Dogs e Peacemaker são outros títulos que mereciam maior reconhecimento. Afinal, Cavaleiro da Lua teve oito indicações, enquanto Peacemaker obteve uma.

Leia também: Crítica: Pachinko, série do Apple TV+, é um belíssimo épico familiar

Entre as minisséries, são sentidas as ausências de Maid, Missa da Meia-Noite e, principalmente, Scenes from a Marriage. The Staircase, Station Eleven, The Offer também mereciam mais espaço. Aliás, falta lógica em indicar Station Eleven para várias categorias e esquecê-la na principal, ao passo que Inventando Anna figura na principal, mas teve apenas 3 lembranças no total.

Vale apontar, ainda, as quedas vertiginosas de Cobra Kai e Bridgerton, presentes nas categorias principais em 2021, mas ignoradas em 2022. Cobra Kai teve 2 indicações, enquanto Bridgerton conquistou 3. Para nós, ambas tiveram temporadas fracas, mas ainda é surpreendente testemunhar tombos tão grandes.

- Publicidade -
- Publicidade -