La Casa de Papel Coreia tem história real? A verdade por trás

A verdadeira história de La Casa de Papel Coreia.

La Casa de Papel Coreia
- Publicidade -

Com direção de Hong-sun Kim (Son: The Guest), La Casa de Papel Coreia é uma série de suspense e ação. A história gira em torno de um grupo de ladrões enquanto eles tentam tirar quatro trilhões de won da Casa da Moeda da Coréia. À medida que o elaborado plano de seu líder, o Professor (Yoo Ji-Tae), começa a se desenrolar, as autoridades norte e sul-coreanas encontram-se drasticamente superadas. Os ladrões parecem ter vantagem em todas as etapas.

- Publicidade -

La Casa de Papel Coreia, dessa forma, fornece uma descrição séria de como a disparidade de riqueza e as desigualdades sociais e econômicas podem resultar diretamente na explosão do crime. A série também retrata um assalto em detalhes minuciosos. Se você se pergunta se La Casa de Papel Coreia tem inspirações em eventos reais, nós revelamos para você!

La Casa de Papel Coreia é uma história real?

La Casa de Papel Coreia
Imagem: Divulgação.

Não, La Casa de Papel Coreia não tem base em uma história real. É o remake sul-coreano de La casa de papel, a série espanhola internacionalmente popular criada por Álex Pina para Antena 3 e Netflix. Além disso, a série original não tem base em uma história verdadeira, então o remake também é, em seus termos, fictício.

- Publicidade -

No entanto, existem elementos em La Casa de Papel Coreia que foram diretamente retirados da realidade.

Leia também: La Casa de Papel Coreia, o segredo do final explicado

O remake, porém, se passa em uma península coreana que decidiu se reunir após anos de conflito e agitação. Na série, a Área de Segurança Conjunta, uma localização real na Zona Desmilitarizada Coreana, foi transformada na Área Econômica Conjunta. Onde, entre outras coisas, está localizada a Casa da Moeda da Coréia Unida.

A Casa da Moeda foi construída para criar a nova moeda para a Coreia Unificada. Na vida real, nem a Casa da Moeda nem a moeda existem. E, da mesma forma, a unificação ainda é um sonho.

- Publicidade -

Em um comunicado à imprensa em maio de 2022, Keo Lee, diretor de conteúdo da Netflix Coréia, explicou por que a gigante do streaming deu sinal verde para o remake.

Quando essa equipe criativa veio até nós com sua visão para La Casa de Papel Coreia, vimos a oportunidade de trazer uma nova perspectiva e uma lente exclusivamente coreana para essa história amada”, disse ele. “A La Casa de Papel original demonstrou como a narrativa soberba pode encontrar fãs em todos os lugares, e o conteúdo coreano provou ter esse mesmo poder. Mal podemos esperar para ver como o mundo reagirá ao unirmos essa história épica com os principais talentos coreanos e um fandom global apaixonado.”.

Criando a história de La Casa de Papel Coreia

La Casa de Papel Coreia
Imagem: Divulgação.

Ryu Yong-Jae, o roteirista do remake, é um fã de longa data da série original. Então ele disse que parecia destino quando lhe pediram para adaptar a história essencialmente espanhola de La Casa de Papel para o contexto coreano.

- Publicidade -

“Fiquei intrigado com a premissa do remake porque não é apenas sobre o conflito entre ladrões e policiais, mas também adiciona novas camadas, como a tensão, desconfiança e harmonia entre as Coreias do Norte e do Sul”, o escritor acrescentou. “Uma situação em que ladrões da Coreia do Norte e do Sul unem forças e a polícia do Norte e do Sul se unem para impedir seu caminho, adicionando uma lente coreana ao IP original.”.

Leia também: Virgin River: 4ª temporada poderá ter saída desse personagem

Quanto a Kim, ele sentiu que a história original tem personagens tão fascinantes que permaneceriam interessantes, não importa onde a história se passasse. Durante o processo de adaptação, portanto, eles introduziram várias mudanças na narrativa para torná-la mais cultural, política e socialmente coreana. Por exemplo, as máscaras hahoe substituíram as famosas máscaras Dali da série original.

O ator Park Hae-soo, que interpreta Berlim no remake coreano, além disso, ofereceu uma explicação para isso em uma entrevista coletiva em Seul em junho de 2022. “Ao contrário da máscara Dali, que simboliza a liberdade, a máscara hahoe foi originalmente usada para zombar da classe alta elites sociais”, disse o ator de Round 6. “Acredito que isso vai bem com a nossa história. A máscara hahoe sozinha cria uma atmosfera única que hipnotizará os espectadores.”

De acordo com Ryu, no entanto, a razão pela qual eles criaram a Área Econômica Conjunta é que a Coreia é cercada pelo mar em três lados e uma fronteira terrestre.

Portanto, La Casa de Papel Coreia não tem base em uma história verdadeira, mas é perfeitamente compreensível se alguém pensar que é.

E então, o que você achou da história de La Casa de Papel Coreia?

Anderson Narciso
- Publicidade -