Lost: polêmica de bastidores é revelada e choca os fãs
Fãs estão chocados com recente polêmica envolvendo a emissora que exibiu Lost e os produtores; Confira detalhes na matéria do Mix.
Lost era para ter acabado antes
Você se lembra de Lost? Quer dizer, a menos que você não ligasse para séries na década de 2000, você deve se lembrar da força que Lost teve na TV. Esta é uma série que não tinha apenas milhões de fãs sintonizando toda semana, mas que deixava as pessoas fascinadas e tão dedicadas a descobrir seus mistérios. E a ponto de fóruns serem os principais pontos das mais loucas teorias.
Mas você sabia que os produtores de Lost queriam apenas três temporadas para a série? Pois é, muita gente fica surpresa ao saber disso. E você pode se surpreender ainda mais ao saber por que isso aconteceu.
Recentemente, uma entrevista com os produtores acabou revelando uma polêmica de bastidor que envolveu a emissora que exibiu a série originalmente, ABC. E, aparentemente, o canal não estava apto a atender os desejos dos criadores. Essa revelação está impactando fãs, principalmente aqueles que acham que as três últimas temporadas da série não são muito boas. Confira…
Emissora forçou continuação
Lost estreou no fim de 2004, e rapidamente dominou o cenário da cultura pop, enquanto as pessoas tentavam separar os significados de todas as coisas loucas que vimos acontecerem com nossos personagens favoritos no programa a cada semana.
Mas o co-criador e showrunner, Damon Lindelof, falou recentemente com Collider sobre seu tempo na série. E ele revelou não apenas o profundo desejo de que Lost acabasse na terceira temporada, como também o motivo deles acharem necessário.
“Lost era sobre ‘O que há na escotilha? O que há com o monstro? Quem é o Sawyer original? Como Locke ficou na cadeira de rodas? Qual é a natureza da ilha? Por que parece estar se movendo? Quem são os outros?’. Enfim, havia todos esses mistérios convincentes e estávamos dizendo: ‘Queremos que essas coisas sejam respondidas até o final da 1ª temporada, essas coisas respondidas até o final da 2ª temporada, e então o programa basicamente termina depois cerca de três anos. Esse foi o discurso inicial e eles nem estavam ouvindo. Eles (a emissora) me olharam particularmente e disseram ‘Você entende o quão difícil é fazer uma série que as pessoas querem assistir? E as pessoas gostarem da série? Então, por que acabaríamos com isso? Você não termina uma série que as pessoas estão assistindo.”
Então, basicamente, a série avançou até a sexta temporada devido a uma pressão da ABC. Claro, entendemos que uma série que faz sucesso tende a continuar. Mas a partir do momento que os criadores excedem o plano original, isso pode significar algo ruim.
Damon Lindelof até observou durante sua entrevista que ele tentou convencer a ABC de deixá-lo fazer a série com três temporadas, enquanto Lost ainda estava na fase da produção de piloto. Então, ele sabia o que estava fazendo ao tentar certifique-se de que sua equipe e os fãs tivessem uma história completa (e completamente coerente).
Fãs começaram a reclamar
Se você assistia Lost naquela época, saberá que muitos fãs reclamaram da série, pois ela se tornou um pouco mais lenta. Lindelof e Cuse não conseguiram convencer os executivos da ABC a encerrarem o programa após a terceira temporada, embora tivessem insistido com a rede sobre seu desejo sincero disso acontecer.
Quando se tornou óbvio que a rede não iria ceder, os co-showrunners concordaram em estender seus contratos para que pudessem organizar as ideias de Lost para que o final fosse algo próximo do que eles originalmente previram.
Mas, durante a segunda temporada, Lindelof diz que a rede ainda estava claramente confusa sobre por que ele e Cuse sentiram que a série precisava de um final tão definido.
“Todo esse tempo em que a ABC perguntava o motivo para encerrarmos, nós dizíamos ‘Esses flashbacks são finitos. Em última análise, são histórias de origem, porque você está descobrindo sobre essa pessoa pela primeira vez. Mas depois, começamos a repetir. Então, tivemos que mudar a perspectiva. Podíamos introduzir novos personagens para novos flashbacks, mas as pessoas investiam tempo nos antigos personagens. Sabíamos que isso poderia não acabar bem, mas a emissora discordava”, revelou.
Com certeza, quando Lindelof, Cuse e seus escritores adentraram na terceira temporada, eles tiveram que esticar alguns mistérios. Além disso, criar alguns novos que não tinham sido planejados e tentar trazer novos personagens para que pudessem manter a máquina de flashback rolando.
Nessa altura, a dupla já sabia que a série estava perdendo os rumos. De acordo com Lindelof, no entanto, depois que os seis primeiros episódios da terceira temporada foram ao ar, a ABC finalmente entendeu esses possíveis problemas e concordou em terminar a série… depois de 10 temporadas! Obviamente, eles conseguiram chegar a um acordo, e Lost terminou com seis temporadas. Ainda bem.
Mas essa história prova que, as vezes, a emissora interferir nos planos originais de um roteirista podem fazer um bom produto, como Lost, acabar se tornando algo cansativo e chato.
E você, gosta de Lost? O que acha da corrida de seis temporadas da série? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.