Manifest tem base em história real? A verdade por trás

História real de desaparecimento de avião ajudou a impulsionar Manifest.

Manifest série 4 temporada

Manifest estreou na Netflix, e apesar da inclusão de vários elementos de fantasia, muitos se perguntaram se a série tem inspirações, de alguma forma, em fatos da realidade.

Continua após publicidade

A premissa de Manifest centra-se no estranho desaparecimento (e súbito reaparecimento) de um voo de uma companhia aérea comercial. Por cinco anos, os passageiros a bordo desapareceram do mundo e retornaram sem perceber que mais do que algumas horas haviam se passado.

Com três temporadas, e uma quarta a caminho, que também será a última, Manifest envolve com muito drama pessoal. Pois mostra como essas pessoas precisam se reintegrar tanto à sociedade quanto às suas famílias.

Continua após publicidade

Como muitos esperariam se algo assim tivesse acontecido na vida real, os passageiros do voo 828 ficaram devastados ao ver como alguns de seus entes queridos seguiram em frente sem eles. Não só isso, mas eles também tiveram que lidar com a atenção indesejada que veio com sua situação inexplicável. De muitas maneiras, os arcos dos personagens de Manifest parecem uma abordagem realista para esse cenário. Mas também há vários tropos de fantasia e ficção científica que complicam as coisas para eles, como as mensagens misteriosas e visões proféticas conhecidas como os Chamados que vêm de uma fonte desconhecida.

Então, existe alguma inspiração real para Manifest?

Manifest tem base em história real?

Manifest série 4 temporada
Imagem: Divulgação.

Claro que Manifest não tem base em uma história real em si. No entanto, ela está ligada de alguma forma ao inexplicável desaparecimento do voo 370 da Malaysian Airlines, que deixou milhões de pessoas perplexas quando a história foi divulgada em março de 2014.

Continua após publicidade

Leia também: Fã de Manifest, autor Stephen King faz crítica à série na Netflix

No caminho para a China a partir de um aeroporto da Malásia, o avião desapareceu e até hoje nunca o encontraram. Havia mais de 200 pessoas no avião, e nenhuma delas foi encontrada. Vários governos trabalharam juntos nos esforços de busca e resgate, mas nada aconteceu. Alguns pedaços de possíveis detritos já foram encontrados, mas o verdadeiro destino do voo 370 permanece um mistério contínuo. Embora os investigadores tenham suas teorias sobre o que pode ter acontecido.

Acidente da vida real

Manifest Netflix
Imagem: Divulgação.

Parece que o incidente da Malaysian Airlines e todas as perguntas que ele apresentou do público e da mídia de fato têm um link para a história de Manifest.

O criador da série e showrunner Jeff Rake reconheceu em uma entrevista que o Voo 370 desempenha um “papel fundamental” no programa, mesmo que ele tenha tido a ideia inicial de Manifest antes de realmente acontecer.

Continua após publicidade

Leia também: Manifest faz Ben enlouquecer: Eis o verdadeiro motivo

Rake diz que pensou na ideia durante uma viagem em família ao Grand Canyon enquanto pensava em “união” e “separação”. Ele tentou lançar o conceito para vários canais, mas sem sucesso. No entanto, quando o voo da Malaysian Airlines desapareceu, sua ideia pareceu “um pouco mais real”. Rake afirma que “no contexto da Malaysian Air”, as pessoas começaram a desenvolver interesse em dar vida ao Manifest.

Embora a ideia em si não tenha nascido do avião desaparecido da Malásia, parece que a série que está se encaminhando para sua temporada final se deve em parte à tragédia da vida real, que fez sua história parecer mais relevante do que antes.

Os muitos mistérios que Manifest apresenta são todos pura ficção, é claro. Mas como o desaparecimento do avião cativou o público no programa pode muito bem ter tido inspirações da vida real.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.