Ms. Marvel, episódio 2: quem é Kamran e poderes explicados

Segundo episódio de Ms Marvel apresentou novo personagem, Kamran: mas ele vai ser o vilão da série? Saiba tudo.

Ms Marvel Kamran

O episódio 2 de Ms. Marvel, “Crushed“, apresenta o personagem Kamran (Rish Shah), cujas origens e poderes potenciais estão enraizados nos quadrinhos originais da Marvel.

Além disso, o segundo episódio de Ms. Marvel centra-se nas consequências imediatas da AvengerCon, como Kamala Khan (Iman Vellani) tenta aprender mais sobre seus superpoderes florescentes. Enquanto isso, a garota popular Zoe Zimmer (Laurel Marsden) está se tornando um sucesso nas mídias sociais ao contar como Kamala – que Zoe apelidou de “Nightlight” – salvou sua vida.

Como parte de sua celebração da “fragilidade” da vida, Zoe dá uma festa e convida toda a escola, incluindo o belo e charmoso Kamran. Ele instantaneamente se liga a Kamala, para grande decepção de Bruno (Matt Lintz), mas logo fica claro que ele está escondendo suas verdadeiras intenções. Assim como os poderes da Ms. Marvel, as origens de Kamran no MCU diferem daquelas dos quadrinhos originais, mas podem sugerir a direção em que a história de Kamala está indo.

PUBLICIDADE

No clímax do episódio 2 de Ms. Marvel, as tentativas de Kamala de resgatar um menino nas celebrações do Eid da mesquita local chamam a atenção do Departamento de Controle de Danos. Fugindo de seus drones, ela é resgatada por Kamran, assim como quando a polícia acabou com a festa de Zoe.

Quando ela entra no carro, ela é apresentada à mãe de Kamran, que está morrendo de vontade de conhecê-la. Este desenvolvimento de suspense compartilha semelhanças com um enredo chave da história de Kamran nos quadrinhos da Ms. Marvel, sugerindo que haverá mais semelhanças à medida que o programa do MCU continuar.

Origem e poderes de Kamran na Marvel Comics

Ms Marvel Kamran
Imagem: Divulgação.

Nos quadrinhos, Kamran e Kamala são amigos de infância que perderam o contato, e as origens dele e de Kamala na Marvel estão ligadas ao mutagênico Terrigen Mist. Lançado pelo Inumano Raio Negro, o Terrigren Mist despertou as habilidades latentes de várias pessoas, incluindo Kamran e Kamala, que mais tarde ficaram conhecidos como Nuhumans.

A primeira aparição em quadrinhos de Kamran foi no arco Ms. Marvel de três edições intitulado “Crushed“, que decorreu de março a maio de 2015. Como no episódio 2 de Ms. Marvel, Kamran também atrai as afeições de Kamala, enquanto esconde suas verdadeiras intenções. Ele faz parte de uma trama do vilão Inumano chamado Lineage, que quer livrar a Terra de todos os não-Inumanos, e ele quer que Kamala se junte a ele.

Leia também: Elenco de Ms. Marvel: guia completo dos atores e personagens

Curiosamente, os poderes de Kamran no arco “Crushed” dos quadrinhos são esteticamente semelhantes aos de Kamala na série do Disney +, Ms. Marvel. Nos quadrinhos, seu corpo pode emitir energia brilhante, azul-esbranquiçada, não muito diferente da energia endurecida e roxa que Kamala é capaz de criar. Kamran também é capaz de usar essa energia para chocar inimigos ou explodir objetos, diferindo um pouco de como Kamala usa suas próprias habilidades.

Ainda está para ser visto se Kamran tem ou não poderes na série Ms. Marvel além de sobreviver a um doloroso fracasso na barriga. No entanto, o fato de que o método de Kamran de apresentar Kamala a sua mãe compartilha semelhanças com sua introdução ao Lineage nos quadrinhos sugere que haverá outras semelhanças com a versão dos quadrinhos do personagem.

Kamran vai ser o vilão de Ms. Marvel?

Imagem: Divulgação.

A sinopse de Ms. Marvel Vol. 3 #15 dizia: “Amor verdadeiro ou inimigo verdadeiro? Há uma razão pela qual é chamado de CRUSH. A Ms. Marvel enfrenta seu desafio mais confuso até agora!”.

Embora ainda não esteja claro se Kamran e sua mãe serão ou não vilões em Ms. Marvel do MCU, no entanto, é altamente provável que Kamala esteja enfrentando um desafio igualmente confuso. Dessa forma, no final do episódio 2, o Departamento de Controle de Danos é pintado como valentões racistas e autoritários.

A cena em que Zoe é questionada sobre a etnia do herói que a salvou na AvengerCon é tingida de islamofobia e paranoia racista. Além disso, é ainda mais enfatizado quando o agente especial P. Cleary tem que dizer a seu colega para “ser respeitoso” ao verificar as mesquitas em busca de evidências de ações superpoderosas. Portanto, é perfeitamente possível que o Departamento de Controle de Danos sejam os verdadeiros vilões da Sra. Marvel.

Leia também: Crítica: Ms. Marvel é uma divertida comédia adolescente

No entanto, a mãe de Kamran também não parece particularmente confiável. A maneira como ela aparece na visão de Kamala no final do episódio 2 de Ms. Marvel, acenando para ela e banhada em luz roxa, não sugere imediatamente uma figura heroica. Isso é especialmente verdade, já que ela interrompe Kamala, enquanto tenta impedir um menino de cair para a morte e quase mata o garoto como resultado.

Se a mãe de Kamran tem intenções semelhantes a Lineage – eliminando todos os não-Inumanos –, então é provável que seu filho esteja desempenhando um papel semelhante como capanga e recrutador na adaptação para a TV.

Nos quadrinhos, no entanto, Kamran tenta recrutar Kamala, destacando as diferenças culturais entre ela e as pessoas que ela salva. “Não há razão para você continuar desperdiçando sua energia para proteger as pessoas que não acreditam no que você acredita“, diz ele.

Ao trazer o Departamento de Controle de Danos para o futuro de Ms. Marvel e do MCU, esse conflito pode ser enfatizado ainda mais, fornecendo a Kamala seu desafio confuso. Então, se uma agência do governo está tentando puni-la por simplesmente salvar a vida das pessoas, as palavras de Kamran teriam muito mais força.

É um enredo que se encaixaria perfeitamente com os temas de Ms. Marvel de amadurecer, assumir responsabilidades e encontrar seu lugar no mundo. Também faria de Kamran um vilão do MCU incrivelmente interessante e complexo que honra suas origens nos quadrinhos.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.