Aprendendo novos idiomas: Netflix continua a quebrar barreiras linguísticas

Plataforma da Netflix proporciona facilidade no aprendizado de línguas estrangeiras.

Imagem: Alexander Heinl/dpa/Divulgação
Imagem: Alexander Heinl/dpa/Divulgação

Como a Netflix vem criando um novo paradigma sobre a cultura linguística

A indústria cinematográfica ainda é majoritariamente dominada pela língua inglesa. No entanto, nos últimos anos, a expansão internacional da Netflix tem permitido um crescimento em conteúdos internacionais cujos direitos têm sido comprados pelo plataforma de streaming.

A Netflix é uma das plataformas de visualização de séries e filmes mais populares do mundo, com mais de 14 mil títulos disponíveis para os seus assinantes. A adição de diversos programas estrangeiros, têm oferecido maior cobertura a atores e atrizes de outros países, o que acaba ajudando no número de oportunidades televisivas disponíveis para jovens em países em que o inglês não é a primeira língua.

Para além disto, Netflix tem servido como ferramenta para aprender uma nova língua, visto que programas estrangeiros como Money Heist, Dark, 3% e Cable Girls, têm sido alguns dos títulos mais populares de 2017/2018. Todo o mundo aprende de forma diferente, e é complicado encontrar um método que funcione para todos, mas certamente algo que facilita a aprendizagem é se você estiver desfrutando da experiência.

PUBLICIDADE

Aprendendo novas línguas com a Netflix

Usemos o programa espanhol Money Heist (La Casa de Papel) como exemplo: La Casa de Papel foi considerada a série estrangeira mais assistida no ano de 2017 na plataforma do Netflix. E a sua popularidade deve-se à excelência, intriga e mistério do programa que colocou a população colada ao televisor. Séries televisivas como La Casa de Papel (Money Heist) têm episódios de duração de cerca de uma hora, com temporadas durando um total de 15-20 horas. Estes são os valores recomendados por semana para você aprender uma nova língua. No entanto, é considerado essencial cerca de 450 horas para ficar fluente.

Certamente, assistir a uma temporada do seu programa televisivo preferido não será o suficiente para você aprender um idioma de forma fluente. Mas é um bom começo para você aprender alguns termos básicos da língua, como as interações sociais diárias que incluem “bom dia”, “obrigado”, “desculpa”, etc.

Crescimento

E a Netflix não para por aqui. Já existe planeado inúmeros outros projetos de séries internacionais que estarão disponíveis brevemente na plataforma, tais como The Rain (dinamarquês), 1983 (polaco), Fauda (arábico) e Kingdom (coreano). Diversos destes projetos são aquisições da Netflix frente a televisão local dos países correspondente, o que revoluciona a televisão local ao transformar os seus programas em sucessos internacionais.

O crescimento do entretenimento estrangeiro na plataforma internacional da Netflix tem sido bem recebida pelos assinantes, com uma maior variedade de temas a serem abordados nestes programas. A variedade tem então despertado o interesse dos subscritores para novas culturas, o que acaba por quebrar barreiras culturais e linguísticas entre os telespectadores e a variedade internacional a substituir os típicos programas ingleses.

 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.