Netflix evitará cenas de cigarros em suas produções após reclamações de fãs

Excesso de cigarro em séries da Netflix foi relatada por fãs. Grupo anti-tabagismo pressionou plataforma para exclusão de tal prática.

Fãs de Stranger Things reclamaram sobre exagero de cenas de cigarro

A Netflix respondeu um relatório que mostrou que as cenas de tabagismo em suas séries triplicou desde o ano passado. De acordo com o IndieWire, o relatório motivou muitos fãs de Stranger Things a reclamarem sobre o excesso de tais cenas na série adolescente. Em resposta, a Netflix prometeu que vai evitar cenas envolvendo cigarros em produções recomendadas para idades de 13 e 14 anos.

Stranger Things apareceu entre as séries que mais apresenta cenas de cigarro, bem como Orange Is The New Black. E até mesmo séries voltada para o público infantil como Fuller House também apresentam tais cenas.

A Netflix apoia fortemente a expressão artística. Também reconhecemos que fumar é prejudicial e quando retratado positivamente na tela pode influenciar adversamente os jovens.”, disse a plataforma em nota à EW. “No futuro, todas as atrações recomendadas para crianças de 13, 14 anos – ou menos – serão livres de cigarro. Exceto por razões de precisão histórica, ou factual.”.

PUBLICIDADE

Infrações com tabaco

O relatório foi encomendado pelo grupo anti-tabagismo, o Truth Initiative. Tal relatório, portanto, aponta para várias descobertas interessantes. Uma delas é de que os jovens são muito mais propensos a começar a fumar se virem seus personagens favoritos fazendo isso na TV.

De acordo com o Surgeon General, pessoas com mais exposição ao tabaco em filmes são duas vezes mais propensos a começar a fumar. Isso, se comparado com aqueles com menos exposição. Assim, pelo segundo ano consecutivo, a Netflix foi nomeada como a pior infratora. Além disso, suas representações de uso de tabaco quase triplicaram no último ano.

Sob pressão do Truth Initiative, em 2007, a Associação de Cinema dos Estados Unidos acrescentou que o tabagismo é um fator determinante na classificação de filmes, juntamente com sexo, violência e palavrões. No entanto, serviços de streaming como Netflix, Hulu e Amazon não estão sujeitos às mesmas restrições de conteúdo que a televisão aberta, levando a mais cenas de sexo, violência, palavrões e uso de tabaco. A programação adulta, entretanto, não terá restrições tão rígidas, mas os criadores terão que justificar suas escolhas.

“Nas séries de maiores classificações, nem cigarro eletrônico será incluído. A menos que seja essencial para a visão criativa, ou porque é um definidor do histórico do personagem. Além disso, a partir deste ano, nossas classificações de atrações da Netflix terão o tabagismo incluído para que os nossos membros saibam mais sobre essas informações na atração que vão assistir.“, completou um porta voz. Em contato com outros veículos, entretanto, a Netflix recusou-se a comentar o caso.

A nova temporada de Stranger Things, com muitas cenas de cigarro, já está disponível na Netflix.

Leia também: As séries da Netflix renovadas e canceladas na temporada 2019

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.