Nova teoria de La Casa de Papel muda todo o final do Professor

Atriz que fez Lisboa lançou teoria sobre La Casa de Papel que ecoou entre os fãs, e ela mudaria todo o desfecho do Professor.

Teoria La Casa de Papel

A estrela de La Casa de Papel, Itziar Ituño, apontou uma teoria que muda todo o final do Professor na série. E a ideia é tão interessante que, de fato, chegou a ecoar entre os fãs. A atriz, que deu vida a Lisboa, acha que o Professor não vai parar de realizar assaltos após os eventos do final da série.

La Casa de Papel é o drama criminal espanhol criado por Álex Pina, que durou 5 temporadas na Netflix. A série, inclusive, exibiu há pouco tempo seu conjunto final de episódios, que estreou em 3 de dezembro de 2021. Ao longo do programa, que apresentou assaltos prolongados que duraram semanas e se espalharam por vários temporadas, a quadrilha de ladrões liderada pelo mentor conhecido como o Professor (Álvaro Morte) roubou a Casa da Moeda Real e depois o Banco da Espanha.

Uma das personagens principais da série é Raquel Murillo, interpretada por Itziar Ituño, que inicia a série como a inspetora designada para negociar com o Professor durante o assalto à Casa da Moeda Real. No entanto, ao longo do primeiro assalto, ela se apaixona por ele e até se junta ao segundo assalto como membro da gangue.

PUBLICIDADE

É, então, que ela adota o codinome Lisboa. Embora o segundo assalto tenha prejudicado de forma considerável seu relacionamento, eles terminaram a série felizes, tendo roubado com sucesso todo o ouro do cofre subterrâneo selado à água do banco.

Teoria La Casa de Papel
Imagem: Divulgação.

Roubos do Professor não teriam parado ali

Ituño discutiu o final da série em uma entrevista na convenção com tema “La Casa de Papel, The Hold Up Gang“, que aconteceu em Paris no início de 2022 (compartilhada por Roster Con). Então, no evento, a questionaram sobre o que ela achava que poderia acontecer com Lisboa e o Professor após o final feliz da série.

Leia também: Criador de La Casa de Papel revela arrependimento da série

Enquanto ela disse que achava que “o Professor iria atrás de outro roubo“, Lisboa provável que não iria com ele, por causa de sua “mãe doente e sua filha“, duas considerações que a tornaram especialmente vulnerável durante o assalto que ela fez com seu parceiro. Com isso, o final do Professor seria bem diferente do que vimos na Netflix.

“Acho que, sem saber bem até onde vai essa relação, é certo que o Professor vai atrás de outro roubo. E não tenho a certeza que a Lisboa iria com ele, porque com a mãe doente e a filha… acho que não.” (via ScreenRant)

La Casa de Papel
Imagem: Divulgação.

Está no DNA do Professor realizar roubos em La Casa de Papel

Ituño certamente aceitou a realidade psicológica do Professor, que foi confrontado com a verdade na temporada final. Ele está obcecado em provar a si mesmo que pode realizar assaltos, sem se importar com as consequências que recaem sobre sua equipe. Mesmo quando são pessoas que ele ama.

Leia também: Explicação do bilhete do Professor em La Casa de Papel tem problema

Felizmente, se ele executar algum assalto no futuro, é quase impossível que eles sejam maiores do que os dois que ele já completou, então, pode ser mais seguro para sua nova família. De qualquer forma, isso mudaria o final estabelecido de que eles “viveram felizes para sempre”.

Afinal, em sua essência, La Casa de Papel é sobre um grupo de criminosos e párias que formam uma família e desafiam as normas (assim como as leis literais) da sociedade espanhola contemporânea. A relação do Professor com Lisboa é uma das principais linhas que o comprovam.

A série, inclusive, sempre esteve mais interessada em conhecer os personagens e suas dinâmicas, com a emocionante mecânica de assalto assumindo um papel secundário na hierarquia geral.

Então, quem sabe, o que de fato aconteceu com o Professor depois do final? Cabe aos fãs teorizarem e, assim, continuarem imaginando o “depois do fim”.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.