O Gambito da Rainha impactou de forma negativa o xadrez; Entenda

O Gambito da Rainha impactou de forma negativa o xadrez

Série da Netflix trouxe jogadores com “más intenções”

Já se passaram apenas dois meses desde que a Netflix lançou O Gambito da Rainha, uma história de amadurecimento sobre uma órfã prodígio do xadrez. E a minissérie tem sido um grande sucesso indiscutível. Da mesma forma, a série limitada também teve um impacto considerável no mundo do xadrez. Embora ela também não tenha influenciado tudo de forma positiva. As informação são do portal Cinema Blend.

Continua após as recomendações

O sucesso da série e o impacto negativo

O sucesso esmagador e a recepção de O Gambito da Rainha chamou a atenção para o xadrez, menos popular e mais intelectual. A Guerra Fria deu palco para a atração, uma época emocionante no mundo do xadrez. Dessa forma, a série atua como uma espécie de cápsula do tempo para os telespectadores.

A minissérie traz uma personalidade atraente para o xadrez, enfocando as questões de gênero no esporte, as relações entre os jogadores da União Soviética e dos Estados Unidos e como o vício poderia ser para os jogadores dos anos 50.

Continua após a publicidade

Embora o novo interesse pelo xadrez seja definitivamente positivo, a grande quantidade de pessoas que aderem ao esporte tem uma desvantagem: trapacear.

De acordo com o Business Insider, houve um grande aumento de trapaça no chess.com, principal site de xadrez online.

Imagem: Divulgação.

Trapaças nos jogos

Chess.com é um servidor de xadrez online, fórum e site de notícias com mais de 40 milhões de usuários. Mas, desde o lançamento de O Gambito da Rainha, as inscrições para o site atingiram números recordes. Claro, isso é algo bom. Porém, sempre existe algo ruim. Isso porque algumas dessas inscrições, ao que parece, são inscrições ruins.

Só no mês de novembro, o site teve de cancelar bem mais de 18.000 contas devido a violações relacionadas a trapaças. Pode parecer estranho associar xadrez com trapaça, e no mundo de O Gambito da Rainha seria definitivamente uma façanha difícil de realizar. Cercado por espectadores, outros jogadores e pelo menos um oficial de supervisão, trapacear em um torneio ao vivo seria quase mais difícil do que vencer a partida. Embora tenha ocorrido em partidas ao vivo, trapacear online em uma plataforma como chess.com é aparentemente muito mais comum.

Mas por que trapacear? O que os jogadores têm a ganhar? Bastante, na verdade.

Embora haja prêmios muito grandes para vencedores e segundos classificados de torneios, pode haver algo que valha mais do que qualquer quantia em dinheiro: notoriedade. Uma coisa que os espectadores aprendem sobre o xadrez de O Gambito da Rainha é que o título de Grande Mestre e ser o melhor são uma grande força motriz para os competidores no esporte. E, além disso, às vezes pode ser visto como um vício.

Plataformas como o chess.com, que tornam o xadrez facilmente acessível aos jogadores pela Internet, estão tomando medidas para combater aqueles que têm más intenções.

Os sites usam algoritmos para determinar quem está trapaceando e quando um jogador está se desviando de suas práticas normais – em outras palavras, a internet pode dizer quando alguém está agindo de forma enganosa.

Esperançosamente, eles continuarão a desenvolver maneiras de eliminar as inscrições ruins para que o esporte possa continuar a ser apreciado por novos jogadores. O esporte continua a crescer em popularidade e, com a possibilidade – ou pelo menos esperança – de uma segunda temporada para o O Gambito da Rainha, podemos esperar por outra leva de novos jogadores no futuro.

Por enquanto, você pode ficar por dentro de tudo que está por vir na Netflix aqui no Mix de Séries.

E você, ficou interessado no mundo do Xadrez? O que achou da minissérie? Deixe nos comentários.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.

Nenhum comentário

Adicione o seu