O real motivo por que Peaky Blinders vai acabar com um filme

Filme de Peaky Blinders oferecerá um desfecho melhor para a série.

Peaky Blinders final

Peaky Blinders, estrelada por Cillian Murphy, estreou sua última temporada na Netflix. Mas este não é de fato o final. Isso porque a história da série, na verdade, vai terminar com um filme que terá produção em 2023.

Continua após publicidade

O criador Steven Knight anunciou essa decisão no início de 2021, com notícias adicionais chegando ao longo de todo o ano passado. Agora, a 6ª temporada de Peaky Blinders chegou ao fim, levando os fãs a questionar por que os showrunners optaram por encerrar a série com um filme em vez de utilizar os episódios da temporada. Ou até mesmo uma possível 7ª temporada.

A história de Peaky Blinders

Centrando em torno do chefe da família criminosa Shelby, Thomas Shelby (Murphy), Peaky Blinders já exibiu cinco temporadas se concentrando entre 1919 a 1929. A série lentamente deixou de se concentrar no trauma que muitos dos personagens experimentaram como resultado de Primeira Guerra Mundial para começar a lançar as bases para a Segunda Guerra Mundial, com a ascensão de Sir Oswald Mosley (Sam Claflin) e o fascismo no Reino Unido.

Continua após publicidade

Leia também: 7 séries tipo Peaky Blinders que os fãs precisam assistir

Tudo isso levou a um plano mais extenso de Knight, que inicialmente tinha escrito uma sétima temporada da série.

O plano de Steven Knight para Peaky Blinders sempre foi criar uma narrativa completa. Ou seja, uma narrativa que contasse a história da família Shelby entre as duas Guerras Mundiais, com o fim chegando ao mesmo tempo que a primeira sirene de ataque aéreo em Birmingham. Knight disse antes que pretendia continuar a série com a 7ª temporada. Mas sem entrar em detalhes, ele sugeriu que a mudança estava relacionada a problemas decorrentes da pandemia, que afetou várias outras produções.

No entanto, Knight também revelou que sempre foi sua intenção terminar Peaky Blinders com um filme, mesmo que eles pudessem produzir mais uma temporada.

Continua após publicidade
Peaky Blinders final
Imagem: Divulgação.

Um filme sempre foi parte do plano para Peaky Blinders

Enquanto muitas séries canceladas acabam retornando com um filme na tentativa de encerrar as pontas soltas que foram negadas por uma rede – por exemplo, Firefly e Serenity – o plano de longa data de Steven Knight para Peaky Blinders sugere uma imagem maior. Um filme oferece oportunidades que não estão disponíveis em uma série de TV.

Além de muitas vezes ter um orçamento maior, o longa-metragem permite um enredo mais contido, sem ser dividido em partes episódicas. Talvez o maior benefício de fazer um filme conclusivo, no entanto, seja que isso significa que o público entra na experiência sabendo que tudo é possível.

Leia também: Peaky Blinders, Oswald Mosley era mesmo nazista? Como ele morreu

Enquanto Peaky Blinders matou personagens importantes como John Shelby (Joe Cole) durante sua temporada, espera-se que personagens como Thomas Shelby sobrevivam como a figura central da história. Um filme permitirá que os escritores concluam a história da maneira que acharem melhor e explorem ainda mais o desejo de morte autodestrutivo de Tommy.

Continua após publicidade

Claro, enquanto Peaky Blinders terminará com um filme, após a 6ª temporada isso é apenas uma parte da história. Steven Knight deixou claro que, embora não pretenda ficar ligado à propriedade, ele passará tarefas criativas para outras pessoas. Essas que deverão liderar vários spin-offs em potencial sobre outras partes da família Shelby e da Shelby Company Limited.

A série já deu algumas dicas, aliás, com as excursões de Michael Gray (Finn Cole) aos Estados Unidos. E a 6ª temporada trouxe mais. Só que o próximo filme será uma oportunidade para os escritores acabarem com a história de Peaky Blinders para Thomas Shelby. Ao mesmo tempo em que estabelecem o mundo para futuras narrativas.

Peaky Blinders
Imagem: Divulgação.

Como a 6ª temporada de Peaky Blinders prepara território para um filme

A sexta temporada de Peaky Blinders configura perfeitamente território para o filme de encerraento. Isso porque ela deixa vários tópicos da trama sem solução.

Primeiro, Oswald Mosley ainda não sabe sobre a tentativa de assassinato da 5ª temporada. Há indícios de que ele poderia ter tido conhecimento da informação. Pois o médico de Tommy estava com os Mosley e mentiu para ele sobre seu diagnóstico de tuberculose. Isso levanta outra questão: o médico explicou por que mentiu para Tommy, mas não deu a explicação completa por trás de seu objetivo.

O filme, com isso, pode responder essas perguntas. A história de Jack Nelson também não teve um fim Isso porque a 6ª temporada de Peaky Blinders termina com Jack conhecendo os Mosleys em um jantar profundamente desconfortável.

Depois disso, ele provavelmente retornará à América para continuar sua retórica nazista e iniciar um negócio de heroína com Tommy. O que Tommy planeja a seguir em sua luta contra o fascismo provavelmente aparecerá no filme Peaky Blinders.

Dessa forma, a série termina com Tommy cavalgando para o grande desconhecido depois que sua filha morre e sua esposa o deixa. Os fãs, então, esperam que o filme junte os dois novamente e termine a história de Tommy Shelby de maneira espetacular.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.