Peaky Blinders, Oswald Mosley era mesmo nazista? Como ele morreu

Oswald Mosley de Peaky Blinders era nazista de verdade?

Oswald Mosley Peaky Blinders

A série de drama criminal de época Peaky Blinders se passa entre as duas Guerras Mundiais e gira em torno da família Shelby, os líderes da gangue de rua de mesmo nome em Birmingham. A série tem um dos mais diversos conjuntos de antagonistas da história da televisão, e na 5ª temporada, somos apresentados a Oswald Mosley (Sam Claflin).

Continua após publicidade

O personagem da vida real é deputado de Smethwick, que é o distrito eleitoral vizinho de South Birmingham de Tommy Shelby. Mosley também é o Ministro do Ducado de Lancaster, o conselheiro do Gabinete do Primeiro Ministro da Grã-Bretanha e o vice do Chanceler do Tesouro. Depois de se familiarizar com Mosley, Tommy o descreve como “o Diabo”. Mas Mosley abriga crenças fascistas e aparentemente conhece Adolf Hitler.

Agora, com a 6ª temporada de Peaky Blinders na Netflix, o público está curioso para descobrir se o verdadeiro Oswald Mosley era nazista, então, eis as informações sobre a figura histórica.

Continua após publicidade
Oswald Mosley Peaky Blinders
Imagem: Divulgação.

Oswald Mosley era mesmo um nazista na vida real?

Oswald Mosley de Peaky Blinders tem base na figura histórica de mesmo nome, Sir Oswald Mosley, que foi inicialmente um político tradicional.

De 1918 a 1922, dessa forma, integrou o Partido Conservador, tornando-se deputado por Harrow. Depois disso, ele se tornou um político apartidário antes de ingressar no Partido Trabalhista em 1924. Essa complicada jornada pelo espectro político britânico aparentemente o desiludiu. Na década de 1930, porém, ele abraçou ideologias fascistas. Com isso, Mosley estabeleceu o New Party em 1931, que ele transformou na União Britânica de Fascistas (BUF) um ano depois.

Leia também: 6ª temporada de Peaky Blinders decepciona como última

Mosley tinha algumas conexões com Hitler, especialmente através de sua segunda esposa Diana Mitford, que aparece em Peaky Blinders pela atriz Amber Anderson. Hitler, portanto, estava presente na cerimônia secreta de casamento de Mosley e Diana na casa de Joseph Goebbels em Berlim em 1936. Mosley era mais fascista do que nazista. Para entender a diferença, devemos aprender a distinção entre fascismo e nazismo.

Continua após publicidade

O nazismo é uma forma de fascismo da mesma forma que o fascismo é uma forma de totalitarismo. Um totalitário pode ser um chefe de Estado comunista ou fascista. Há muitas semelhanças entre o nazismo e o fascismo. Ambas as ideologias rejeitam noções como democracia, liberalismo, igualdade de todos e comunismo. No entanto, também existem diferenças. Por exemplo, o fascismo predomina no foco da defesa do ultranacionalismo, enquanto o nazismo propaga a ideia de pureza e superioridade racial. O nazismo ganhou destaque na Alemanha e em alguns países vizinhos, enquanto o fascismo se tornou um fenômeno pan-europeu no auge de sua influência.

Ideologicamente, Mosley estava mais próximo de Benito Mussolini, o ex-primeiro-ministro italiano e praticamente o garoto-propaganda do fascismo, do que Hitler. Ele embarcou em uma excursão para estudar os movimentos políticos incipientes na Itália e em outros países da Europa em 1931, e isso basicamente o doutrinou nas crenças fascistas. Em 1933, Mosley criou a Força de Defesa Fascista, uma organização paramilitar para lidar com as frequentes interrupções nas reuniões do partido. Eles eram chamados de “camisas negras”, por causa da cor de seus trajes. E pelo fato de se inspirarem na milícia fascista italiana homônima.

Oswald Mosley Peaky Blinders
Imagem: Divulgação.

Como Oswald Mosley morreu?

Após o início da Segunda Guerra Mundial, Mosley defendeu negociações de paz com a Alemanha. Em 1940, Mosley e sua esposa foram presos e passaram os três anos seguintes em confinamento. Com isso, dissolveram a BUF. Embora eles saíram em 1943, acabaram indo de forma imediata para prisão domiciliar.

Continua após publicidade

Leia também: Peaky Blinders, resumo da 5ª temporada: o que lembrar e final

A guerra, portanto, pôs fim ao futuro político de Mosley. Dessa forma, ele buscou reviver sua carreira política algumas vezes nas décadas seguintes, mas seus esforços não deram certo. Mosley e Diana, então, deixaram a Inglaterra no início dos anos 1950 e passaram o resto de suas vidas entre a França e a Irlanda.

Além disso, o Mosley real de Peaky Blinders era um negador do Holocausto. Em seus últimos anos, ele sofria de problemas de saúde e doença de Parkinson. Com isso, Mosley morreu em 3 de dezembro de 1980, enquanto dormia em sua casa em Orsay, França. Ele tinha 84 anos na época. Então, ele foi cremado no Cemitério Père Lachaise, e suas cinzas foram espalhadas na lagoa de Orsay.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.