O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, final explicado: entenda as surpresas do desfecho
A primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chega ao fim com várias reviravoltas e revelações. Entenda o final.
Os fãs de Tolkien e O Senhor dos Anéis podem finalmente ver a forja dos Anéis de Poder na série da Amazon. Os três primeiros, para os reis elfos, foram criados no desfecho da primeira temporada da série. E o momento foi lindo, impactante e importante para o desenvolvimento da série e seus personagens.
No épico final da 1ª temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, identidades verdadeiras são reveladas e eventos sísmicos antes mencionados apenas nos livros se desenrolam diante de nós.
Embora existam algumas quebras no cânone com as quais os puristas discordam, isso não impede que o programa complete seu objetivo: contar a história sobre os Anéis de Poder e como eles foram forjados na Segunda Era.
Como Rings of Power lança várias bombas narrativas, separamos as revelações mais importantes. Naturalmente, há SPOILERS.
Quem é o Estranho?
O misterioso gigante que caiu do céu e ficou conhecido simplesmente como “O Estranho” (Daniel Weyman) é finalmente desmascarado.
O final começa com as misteriosas bruxas brancas que, quando vimos o trio pela última vez, intimidaram os pobres Harfoots queimando suas colheitas. Elas estão atrás do Estranho há algum tempo e finalmente o encurralam no final.
Elas se revelam servas de Sauron e identificam o Estranho como seu mestre. Sabendo que Sauron não estaria com força total ou mesmo totalmente ciente de sua identidade, as bruxas se oferecem para colocar o Estranho sob suas asas. Essa “revelação” paira sobre o episódio durante a maior parte de seu tempo, à medida que outros fios narrativos são desembaraçados.
Leia também: O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder: 2ª temporada tem péssima notícia
O Estranho é revelado pela primeira vez como Sauron. Mas à medida que o episódio se desenrola, descobrimos que ele pode ser alguém muito mais sábio.
Assim, mais tarde, as bruxas descobrem que estavam erradas. Com o incentivo da gentil Harfoot, Nori (Markella Kavenagh), o Estranho descobre que não está destinado a ser a personificação do mal. Ninguém é obrigado a ser quem os outros dizem que é. Com essas palavras, o Estranho aprende a aproveitar adequadamente seus poderes mágicos e lutar contra as bruxas.
No final do episódio, Os Anéis de Poder sugere que o Estranho não é outro senão GANDALF.
Há duas grandes dicas de que a identidade do Estranho é Gandalf, ou que ele é pelo menos um mago. A primeira é a pronúncia da palavra “Istar”, que o Estranho identifica como uma palavra élfica que significa “sábio”, ou mago.
A segunda é uma referência aos filmes de Peter Jackson. Quando o Estranho e Nori embarcam em sua própria jornada, eles ficam confusos sobre para onde ir em seguida. Com uma cheirada no ar, o Estranho encontra um cheiro frutado. Ele diz a Nori que, quando estiver em dúvida, sempre siga seu nariz, que é o conselho que Gandalf deu em A Sociedade do Anel.
O Estranho é realmente Gandalf?
O que torna essas dicas confusas é que Gandalf, de acordo com a escrita de Tolkien, não está presente na Segunda Era. A maioria dos magos não estão, na verdade. Tolkien é contraditório aqui, mas os dois pouco discutidos Magos Azuis, de acordo com alguns de seus trabalhos, aparecem na Segunda Era.
De qualquer forma, Gandalf é um dos últimos magos a chegar na Terceira Era, desembarcando nos Portos de Mithlond.
O Estranho obviamente chegou na Segunda Era. Nem ele caiu em um porto élfico, mas em um campo Harfoot. O Estranho pode ser um mago que faz parte da ordem de Gandalf, mas não o próprio Gandalf.
Ao mesmo tempo, a história de Gandalf só foi contada em traços largos, o que dá à série Os Anéis do Poder espaço de manobra para reinterpretar eventos ou encontrar brechas para esgueirar o amado mago em sua série, mesmo que não se encaixe perfeitamente no cânone estabelecido de Tolkien.
Quem é Halbrand?
O belo estranho Halbrand (Charlie Vickers), que conhece Galadriel (Morfydd Clark) no mar, também esconde um segredo.
Conforme revelado nos momentos finais da 1ª temporada, Halbrand não é realmente o rei das Southlands. Depois que Galadriel vasculha os arquivos, a bela elfa descobre que a suposta linhagem de Halbrand terminou há milhares de anos. Os espectadores logo descobrem a verdade: HALBRAND É SAURON, tendo assumido a forma de um homem morto para encantar e manipular os elfos.
Leia também: Criador de Sandman defende O Senhor dos Anéis de ataques racistas
A história de Halbrand segue principalmente o que Tolkien escreveu sobre Sauron durante a Segunda Era. A diferença é que Sauron assumiu a forma de Annatar, ou “Senhor dos Presentes”. Halbrand vem trazendo presentes na forma de conhecimento avançado de ferraria, o que obriga os elfos a forjar o mithril anão nos Três Anéis.
Se havia sentimentos entre Galadriel e Halbrand, eles eram unilaterais, já que “Halbrand” estava apenas tentando se aproximar dos elfos. E, com Galadriel sabendo que seu “amigo” é na verdade Sauron, seu exterior de aço só se fortaleceu. Talvez ela nunca mais se deixe aproximar tanto de um estranho.
Ao contrário do Estranho, Os Anéis de Poder é inequívoca sobre a verdadeira identidade de Halbrand. Ele é Sauron, caso encerrado. Você pode dizer pela maneira como ele simplesmente entra em Mordor.
A forja dos Anéis
O final da primeira temporada de Os Anéis de Poder quebra o cânone de Tolkien de uma maneira enorme.
Com o mithril obtido das minas do Príncipe Durin IV, a habilidade dos elfos e as dicas rápidas de Halbrand/Sauron, os elfos forjam o primeiro conjunto dos 20 Anéis de Poder: Os Três Anéis, dados aos reis élficos sob o céu.
Os anéis tricolores de Narya, Nenya e Vilya são distribuídos entre os elfos Gil-galad, Elrond e Galadriel. Estranhamente, os anéis originalmente seriam forjados em uma coroa, mas todos decidiram que seria inconveniente fazer um em um prazo apertado. A forma de anéis, então, foi a saída mais lógica.
Os Anéis de Poder
Embora a influência de Halbrand/Sauron tenha permitido que os Três Anéis fossem forjados, eles não estão diretamente sob seu controle.
Os fãs de Tolkien sabem que os Três Anéis são os últimos Anéis de Poder a serem feitos antes de Sauron forjar seu Um Anel. Eles também ainda estão ligados à influência do Um Anel por causa do envolvimento semidireto de Sauron, mas estão livres do controle direto de Sauron.
Leia também: Crítica: O Senhor dos Anéis Os Anéis de Poder empolga e é a aventura do ano
É aqui que Os Anéis de Poder divergem do cânone de Tolkien, já que os Três Anéis são agora os primeiros a serem forjados. Os anões ainda não receberam seus sete, e os líderes dos homens ainda não receberam seus nove (e se transformaram em Nazgûl).
Os puristas podem ficar irritados, mas para a história que o programa está contando, ainda funciona como um ponto de virada monumental. Heróis e vilões foram revelados, e um poder incrível está entre eles. Os Anéis de Poder está apenas esquentando!