O verdadeiro motivo por que The Last Kingdom foi cancelada na Netflix

The Last Kingdom é o épico da Netflix que chega ao fim na 5ª temporada. Mas por que a série foi cancelada? O que vem depois do final?

The Last Kingdom

Por que a Netflix cancelou The Last Kingdom, tornando a 5ª temporada sua última? O serviço de streaming renovou a popular série em julho de 2020. Mas então anunciou que a 5ª temporada seria, infelizmente, a última parcela da franquia. Já que The Last Kingdom não estreou, e porque há mais material de origem para adaptar, os fãs podem estar curiosos sobre a decisão da Netflix.

Baseado nos romances As Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell, The Last Kingdom segue o guerreiro Uhtred de Bebbanburg (Alexander Dreymon). Ele é o personagem central de uma história sobre o nascimento da Inglaterra. As duas primeiras temporadas da série foram ao ar na BBC Two de 2015 a 2017, enquanto a terceira temporada foi lançada exclusivamente na Netflix. 

Cada temporada de The Last Kingdom adapta os enredos de dois livros. A quinta parcela se concentra, portanto, em Warriors of the Storm e The Flame Bearer. Os fãs ficaram surpresos com a decisão da Netflix, pois há mais livros que ainda precisam ser adaptados. Havia grandes esperanças de que a série pudesse adaptar todos os livros da série de Cornwell. E um público dedicado estava ansioso para continuar assistindo The Last Kingdom.

PUBLICIDADE

Série entra para a lista de sucessos cancelados pela Netflix

A Netflix cancelou oficialmente The Last Kingdom em 30 de abril de 2021, mas não forneceu um motivo específico. Dado que o serviço de streaming é notório por não renovar programas populares depois de duas ou três temporadas, a decisão pode não ser uma grande surpresa para os assinantes. Só em 2021, a Netflix cancelou várias produções originais, incluindo programas britânicos como The Duchess e The Irregulars. No passado, séries aclamadas pela crítica como Tuca & Bertie e The OA foram interrompidas. Presumivelmente por causa do baixo número de visualizações – embora a Netflix raramente confirme ou negue tais coisas. O cancelamento de Last Kingdom chocou os fãs leais e levou alguns a pedir a continuação da série.

Leia mais: The Last Kingdom: as verdades não contadas sobre a série

O cancelamento de The Last Kingdom é surpreendente por causa de sua popularidade de boca a boca entre os telespectadores da Netflix e o fato de que o material fonte de Cornwell consiste em 13 romances. Em teoria, The Last Kingdom deveria ter se estendido para a 6ª temporada ou mesmo para a 7ª. 

O que o futuro reserva para The Last Kingdom?

A conclusão da série pode criar um lançamento de filme, que presumivelmente cobriria os três últimos livros de Cornwell: Guerra do Lobo, Espada dos Reis e Senhor da Guerra. O plano mestre dos produtores pode envolver um episódio épico da quinta temporada, uma pausa para o elenco principal que está filmando na Hungria desde 2014 e um filme de grande sucesso da Netflix, que encerraria apropriadamente o arco do personagem de Uhtred. 

Leia também: Continuação de Vikings na Netflix terá ator de The Last Kingdom

Os motivos, portanto, podem ser o alto custo de produção. Além disso, a escala épica da série, que faz com que equipe e elenco permaneçam meses em gravações, também interfere. Para completar, a Netflix talvez tenha pensado que mais duas ou três temporadas não compensariam os custos. A série literária é muito extensa, então o objetivo talvez seja cancelar bem antes de chegar ao último livro, ao invés de cancelar o show faltando apenas um volume para cobrir. Assim, resolver tudo com um filme ou especial talvez seja uma boa escolha.

A 5ª temporada pode cobrir o material de origem restante, o que alteraria significativamente o ritmo estrutural em comparação com as temporadas anteriores. Isso resultaria em uma 5ª temporada apressada em comparação às anteriores. Muito provavelmente, a Netflix manterá sua abordagem usual e avaliará as reações críticas/números de streaming antes de se comprometer com uma nova produção, seja uma série encurtada ou um longa-metragem.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.