O verdadeiro motivo por que The Last Kingdom foi cancelada na Netflix

The Last Kingdom chegará ao final em sua 5ª temporada. Mas há muito mais história para ser contada.

The Last Kingdom
Continua após publicidade

Por que a Netflix cancelou The Last Kingdom, tornando a 5ª temporada sua última? O serviço de streaming renovou a popular série em julho de 2020. Mas então anunciou que a 5ª temporada seria, infelizmente, a última parcela da franquia. Já que The Last Kingdom não estreou, e porque há mais material de origem para adaptar, os fãs podem estar curiosos sobre a decisão da Netflix.

Continua após publicidade

Baseado nos romances As Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell, The Last Kingdom segue o guerreiro Uhtred de Bebbanburg (Alexander Dreymon). Ele é o personagem central de uma história sobre o nascimento da Inglaterra. As duas primeiras temporadas da série foram ao ar na BBC Two de 2015 a 2017, enquanto a terceira temporada foi lançada exclusivamente na Netflix. 

Cada temporada de The Last Kingdom adapta os enredos de dois livros. A quinta parcela se concentra, portanto, em Warriors of the Storm e The Flame Bearer. Os fãs ficaram surpresos com a decisão da Netflix, pois há mais livros que ainda precisam ser adaptados. Havia grandes esperanças de que a série pudesse adaptar todos os livros da série de Cornwell. E um público dedicado estava ansioso para continuar assistindo The Last Kingdom.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Série entra para a lista de sucessos cancelados pela Netflix

A Netflix cancelou oficialmente The Last Kingdom em 30 de abril de 2021, mas não forneceu um motivo específico. Dado que o serviço de streaming é notório por não renovar programas populares depois de duas ou três temporadas, a decisão pode não ser uma grande surpresa para os assinantes. Só em 2021, a Netflix cancelou várias produções originais, incluindo programas britânicos como The Duchess e The Irregulars. No passado, séries aclamadas pela crítica como Tuca & Bertie e The OA foram interrompidas. Presumivelmente por causa do baixo número de visualizações – embora a Netflix raramente confirme ou negue tais coisas. O cancelamento de Last Kingdom chocou os fãs leais e levou alguns a pedir a continuação da série.

Leia mais: The Last Kingdom: as verdades não contadas sobre a série

O cancelamento de The Last Kingdom é surpreendente por causa de sua popularidade de boca a boca entre os telespectadores da Netflix e o fato de que o material fonte de Cornwell consiste em 13 romances. Em teoria, The Last Kingdom deveria ter se estendido para a 6ª temporada ou mesmo para a 7ª. 

Continua após publicidade

O que o futuro reserva para The Last Kingdom?

A conclusão da série pode criar um lançamento de filme, que presumivelmente cobriria os três últimos livros de Cornwell: Guerra do Lobo, Espada dos Reis e Senhor da Guerra. O plano mestre dos produtores pode envolver um episódio épico da quinta temporada, uma pausa para o elenco principal que está filmando na Hungria desde 2014 e um filme de grande sucesso da Netflix, que encerraria apropriadamente o arco do personagem de Uhtred. 

Continua após publicidade

Leia também: Continuação de Vikings na Netflix terá ator de The Last Kingdom

Os motivos, portanto, podem ser o alto custo de produção. Além disso, a escala épica da série, que faz com que equipe e elenco permaneçam meses em gravações, também interfere. Para completar, a Netflix talvez tenha pensado que mais duas ou três temporadas não compensariam os custos. A série literária é muito extensa, então o objetivo talvez seja cancelar bem antes de chegar ao último livro, ao invés de cancelar o show faltando apenas um volume para cobrir. Assim, resolver tudo com um filme ou especial talvez seja uma boa escolha.

Continua após publicidade

A 5ª temporada pode cobrir o material de origem restante, o que alteraria significativamente o ritmo estrutural em comparação com as temporadas anteriores. Isso resultaria em uma 5ª temporada apressada em comparação às anteriores. Muito provavelmente, a Netflix manterá sua abordagem usual e avaliará as reações críticas/números de streaming antes de se comprometer com uma nova produção, seja uma série encurtada ou um longa-metragem.

Continua após publicidade