Obi-Wan Kenobi, episódio 5 explicado: segredos e detalhes de Anakin

Tudo sobre o episódio 5 de Obi-Wan Kenobi.

Obi-Wan Kenobi episodio 5
Imagem: Divulgação.

Cinco episódios já foram, falta um. E que configuração o quinto episódio de Obi-Wan Kenobi deixou para o final, hein?!

Continua após publicidade

A série “Star Wars” do Disney+ tem sido um passeio muito mais selvagem do que uma série com foco nos anos de exílio de Ben Kenobi (Ewan McGregor) deveria ter o direito de ser, graças à premissa da missão de resgate que apresenta os Jedi à jovem princesa Leia (Vivien Lyra Blair).

Infelizmente, deixar seu esconderijo de Tatooine expõe Obi-Wan a Anakin Skywalker, que agora é conhecido como Darth Vader (Hayden Christensen, dublado por James Earl Jones). E gostaria muito de ter uma palavra sobre os ferimentos que Obi-Wan infligiu a ele em Mustafar.

Continua após publicidade

Dessa forma, Obi-Wan Kenobi enquadra vários de seus episódios com um tema específico. A Parte II tem uma vibração distinta de sobrevivência no estilo “John Wick”, e a missão de resgate na Parte IV é um episódio de assalto completo. A parte V é um pouco mais complicada do que isso.

Enquanto aborda o tema clássico de um pequeno grupo desorganizado tentando resistir ao ataque de um inimigo muito superior, o episódio é em última análise um duelo de inteligência entre Obi-Wan e Vader – e o enredo atual acaba se desenrolando, intercalando cenas de flashback de um duelo de treinamento que eles travaram durante os dias da trilogia prequel. No momento em que a batalha termina, o status quo do programa passa por mudanças significativas.

Eis o que aconteceu na Parte V de Obi-Wan Kenobi.

Continua após publicidade

Darth Vader mostra os verdadeiros poderes de um Lorde Sith

Obi-Wan Kenobi episodio 5
Imagem: Divulgação.

A batalha com as forças imperiais cobra seu preço no Caminho, e a desertora imperial Tala Durith (Indira Varma) está entre as vítimas. No entanto, a tática de rendição de Obi-Wan e as habilidades de hacking de Leia acabam abrindo o caminho para escapar. E os membros restantes do Caminho são capazes de fugir do planeta em uma nave de carga.

Darth Vader chega assim que a nave está partindo. E, então, começa a desencadear uma das maiores demonstrações de força (e Força) na história da franquia de ação ao vivo. Ele estende a mão e puxa a nave inteira de volta ao chão, os motores e propulsores que se danem.

Então, só para fazer um ponto, ele o abre. Para frustração e respeito relutante do Lorde Sith, no entanto, Obi-Wan está dois movimentos à frente dele. A nave que Vader destrói é apenas um chamariz. Com isso, a verdadeira nave de evacuação atrás dela é capaz de voar para longe, enquanto ele está ocupado. (via Looper)

Continua após publicidade

Leia também: Obi-Wan Kenobi, episódio 4: segredos e referências a Star Wars

Esta não é a única demonstração de força que Vader dá no episódio de Obi-Wan Kenobi. Imediatamente depois, Reva (Moses Ingram) vê sua abertura e ataques por trás. O que se segue é uma batalha de sabre de luz massivamente unilateral, no sentido de que Vader nem se preocupa em empunhar um até o final do jogo.

Inicialmente, ele simplesmente usa a Força para bloquear e combater todos os ataques que Reva pode lançar nele, resistindo à barragem com facilidade e, eventualmente, quebrando seu sabre de luz Inquisidor ao meio. Depois de dirigir um sabre de luz por Reva, Vader finalmente revela que sabia quem ela era o tempo todo.

Tudo isso deixa claro quantos recibos Darth Vader tem por sua temível reputação. Quem não ficaria assustado com um mago espacial gigante e blindado que pode desmontar naves espaciais com sua mente?

Obi-Wan Kenobi finalmente revela a história de Reva

Obi-Wan Kenobi episodio 5
Imagem: Divulgação.

Ao longo de Obi-Wan Kenobi, Reva caça os Jedi com foco e agressão implacável, e expressa interesse em colocar as mãos em Obi-Wan em particular. No entanto, também está claro que os outros inquisidores a consideram muito abaixo deles. Acontece que há uma razão para ambos.

Na Parte V, Reva finalmente consegue o título de Grande Inquisidora que ela aparentemente procurava, mas acontece que ela tinha um objetivo totalmente diferente em mente o tempo todo. Obi-Wan deduz que Reva é na verdade uma ex-jovem Jedi – na verdade, a única que sobreviveu ao infame massacre de Anakin em “Star Wars: A Vingança dos Sith”.

Com isso, ele entende que sua verdadeira missão é matar Vader pelo que ele fez. No entanto, Reva ainda tem problemas para escolher com Obi-Wan. Afinal, ele é o ex-mestre de Vader, e Reva o considera culpado por permitir que a tragédia da jovem acontecesse em primeiro lugar.

Leia também: Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

Esta fascinante revelação anti-vilão é a peça que faltava no quebra-cabeça de Reva. E a razão por trás de sua necessidade quase desesperada de completar suas missões agora é clara: tornar-se a melhor é sua única chance de se aproximar de Vader. No entanto, Obi-Wan eventualmente dá a ela uma chance ainda melhor. Ao se render a Vader, ele chama toda a atenção do Lorde Sith, o que permite que Reva ataque enquanto Vader está distraído.

Claro, isso não vai muito bem para Reva, porque Vader estava um passo à frente dela o tempo todo. Além disso, o gravemente ferido Reva descobre que o Grande Inquisidor original (Rupert Friend) ainda está vivo e prontamente recupera seu título.

Reva ainda está viva no final do episódio de Obi-Wan Kenobi, no entanto. Ela estará muito consumida pela vingança para reconhecer qualquer outra coisa, ou ela poderia ter uma chance de um arco de redenção de última hora?

Bail Organa precisa de um curso intensivo em criptografia de mensagens

Imagem: Divulgação.

No início da Parte V de Obi-Wan Kenobi, o padrasto preocupado de Leia, Bail Organa (Jimmy Smits), chega a Obi-Wan com uma mensagem holográfica para descobrir o que é. Imprudentemente, ele acaba dizendo muito mais do que deveria em uma mensagem que, como se vê, basicamente qualquer um pode ler. Além de dizer essencialmente que Darth Vader tem filhos que ele não conhece, Bail também observa que um deles está em Tatooine, sob a custódia de um homem chamado Owen (Joel Edgerton).

No final do episódio, esta curta missiva acaba por ser um erro colossal. Por um golpe de sorte, a ferida Reva coloca as mãos nele, o que praticamente explica o tema central do episódio final. Como Reva não é páreo para Vader, mesmo com saúde total, ela provavelmente tentará chegar ao Lorde Sith através de seus filhos. Da mesma forma, parece que ela está planejando ir direto para Tatooine, onde ela já conheceu um homem estranho chamado Owen.

Como Vader está ciente da identidade de Luke na trilogia original, parece que Obi-Wan Kenobi está caminhando para o momento crucial em que ele descobre isso. Provavelmente cortesia de Reva ou Obi-Wan. Então, como o último ainda está em Tatooine em seu disfarce de Ben Kenobi, quando Luke é jovem, os Jedi e Vader podem até chegar a uma trégua temporária e desconfortável para manter a existência de Luke em segredo.

Eles serão capazes de fazer isso sozinhos ou o fantasma da Força do amado mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) aparecerá para atuar como mediador? Descobriremos quando Obi-Wan Kenobi estrear a parte VI em 22 de junho.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.