Obi-Wan Kenobi, episódio 4: segredos e referências a Star Wars

Todos os segredos escondidos no episódio 4 de Obi-Wan Kenobi.

Obi-Wan Kenobi episódio 4

O episódio 4 de Obi-Wan Kenobi está, como era de se esperar, cheio de segredos e referências para toda a franquia Star Wars. E, com isso, listamos alguns que encontramos.

Continua após publicidade

Não muito tempo atrás, Obi-Wan Kenobi de Ewan McGregor estava vivendo feliz em Tatooine, cortando carne, negociando com seu amigo Jawa e assistindo Luke Skywalker crescer de longe. Desde que suas aventuras na série do Disney+ começaram, no entanto, Kenobi foi baleado, insultado por uma criança de 10 anos. E, ainda, um homem que ele achou que estava morto o jogou no fogo. Tudo isso, antes da metade da série.

As lutas de Obi-Wan Kenobi continuam na Parte IV, quando o Jedi mais mal-humorado da galáxia embarca em uma perigosa missão nas entranhas da Fortaleza Inquisidora, caçando a Princesa Leia. Embora o resgate tenha acontecido, é claro, Kenobi paga um preço alto. Então, a ameaça de Darth Vader ainda paira grande depois que Reva coloca um rastreador dentro de LO-LA.

Continua após publicidade

Apesar dos poucos dias estressantes do Jedi, a Parte IV continua repleta de referências de Obi-Wan Kenobi para o legado de Star Wars. De aparições de cadáveres Jedi a paralelos diretos de Uma Nova Esperança, estes são os segredos escondidos de Star Wars que a série trouxe em seu mais novo episódio. (via ScreenRant)

Imagem: Divulgação.

Obi-Wan Kenobi e o tanque Bacta

Depois que o terceiro episódio terminou com Darth Vader queimando Obi-Wan Kenobi, o quarto episódio começa com Tala e seus aliados submergindo o Jedi que fritou em Mapuzo, através de um tanque Bacta. Essas câmaras de cura apareceram em toda a franquia Star Wars em uma variedade de formas, mas o design visto no episódio 4 de Obi-Wan Kenobi copia o tanque Bacta de Luke Skywalker em O Império Contra-Ataca.

Leia também: Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

A direção e o enquadramento do episódio, dessa forma, prestam homenagem à trilogia original, espelhando de perto as cenas de Bacta de Luke em Hoth.

Continua após publicidade

O interrogatório de Leia copia Uma Nova Esperança

Obi-Wan Kenobi episódio 4
Imagem: Divulgação.

Capturada pelos Inquisidores Imperiais, a jovem Princesa Leia está algemada em uma sala de interrogatório, implorando aos Stormtroopers sobre como seu pai é senador e ela é uma “princesa de Alderaan”. Esta cena, então, é bastante paralela à Leia de Carrie Fisher aprisionada a bordo da Estrela da Morte em Uma Nova Esperança e sua famosa frase: “Sou membro do Senado Imperial em uma missão diplomática para Alderaan”.

Episódio 4 de Obi-Wan Kenobi menciona Nur

Imagem: Divulgação.

Quando Obi-Wan, Tala e seus aliados do Caminho traçam um plano para se infiltrar na Fortaleza Inquisidora, o Roken de O’Shea Jackson traz um mapa holográfico da lua aquática Nur, onde o imponente esconderijo está localizado.

Embora já tenhamos visitado a Fortaleza dos Inquisidores antes, o episódio 4 de Obi-Wan Kenobi marca, portanto, a primeira menção direta de Nur, que foi apresentado ao cânone de Star Wars pelo videogame Jedi: Fallen Order.

Continua após publicidade

T-47s de Império Contra-Ataca

Obi-Wan Kenobi episódio 4
Imagem: Divulgação.

Os T-47 de O Império Contra-Ataca estão indo direto para o Caminho. Esses veículos icônicos foram vistos pela primeira vez no filme O Império Contra-Ataca, notoriamente usado por Luke Skywalker e seus companheiros rebeldes para derrubar AT-ATs durante a Batalha de Hoth. As versões modificadas, entretanto, são mais comumente conhecidas como Snowspeeders.

4º episódio menciona Balnab

As referências do episódio 4 de Obi-Wan Kenobi se conectam às histórias de Star Wars: The Clone Wars. E a primeira vem quando Reva menciona Balnab como a fonte de sua inteligência no Caminho. Este planeta, portanto, apareceu pela primeira vez em “Nomad Droids” – um episódio da 4ª temporada da série animada – antes de ressurgir em uma aventura de quadrinhos de Han Solo em 2019.

Pilotos de Caças Estelares Imperiais e Soldados de Purga

A visita de Obi-Wan Kenobi à Fortaleza dos Inquisidores exige uma multidão de seus Stormtroopers e oficiais imperiais padrão… Mas diversas variações únicas se escondem entre a multidão branca e cinza. Na área do hangar, Tala passa pelos Imperial Starfighter Pilots, conhecidos por pilotar caças TIE na trilogia original de Star Wars.

Obi-Wan Kenobi mais tarde, no entanto, enfrenta um esquadrão Stormtrooper cujo comandante usa armadura preta com uma placa de ombro vermelha. Embora o design do capacete tenha sido pouco alterado, é muito provável que sejam Purge Troopers. Servindo direto sob os Inquisidores, os Soldados de Purga já estrelaram na série de quadrinhos Darth Vader da Marvel e em Jedi: Fallen Order.

Gadgets clássicos de Star Wars

Nenhuma referência de Obi-Wan Kenobi estaria completa sem adereços da trilogia original de Star Wars. Os comunicadores portáteis brancos que Obi-Wan e Tala falam são Comlinks, vistos pela primeira vez em Uma Nova Esperança. Quando Tala é solicitada a se identificar por um oficial de segurança imperial, o objeto semelhante a uma caneta que ela depois entrega é um cilindro de código. Estes também datam de 1977, portanto, e eram carregados nos bolsos do peito dos oficiais imperiais.

Aparelho de respiração da Ameaça Fantasma

Obi-Wan Kenobi episódio 4
Imagem: Divulgação.

Obi-Wan Kenobi nada até a Fortaleza dos Inquisidores usando algum tipo de dispositivo bucal para respirar debaixo d’água. Esta mesma engenhoca metálica, no entanto, apareceu em Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma, quando Obi-Wan e Qui-Gon Jinn nadaram até Otoh Gunga em Naboo.

Obi-Wan Kenobi pega um truque de Cal Kestis

Obi-Wan Kenobi episódio 4
Imagem: Divulgação.

Infiltrar-se na Fortaleza dos Inquisidores despercebido não é tarefa fácil, mas Obi-Wan Kenobi consegue se aproximar de debaixo d’água. Esta referência de Star Wars acena mais uma vez para Jedi: Fallen Order, já que Cal Kestis também se esgueira para a fortaleza do Império nadando por uma abertura.

Série revisita a cena abandonada do Comlink do C-3PO

Imagem: Divulgação.

Quando Tala é chamada para fora de sua estação por um colega suspeito, ela deixa seu Comlink abandonado na mesa. Obi-Wan Kenobi pode ser ouvido ainda gritando do outro lado. Esta cena é bastante paralela a um momento em Uma Nova Esperança, quando Luke, Han, Chewbacca e Leia estão presos no compactador de lixo da Estrela da Morte.

Skywalker está gritando com C-3PO através de um Comlink, mas o dispositivo do droide é deixado ocioso em uma mesa. Como a cena que mencionamos acima, o enquadramento e a direção de Obi-Wan Kenobi são bem semelhantes à cena da trilogia original de Star Wars.

Uma menção ao Stormtrooper T-15

Além disso, vale lembrar que há piadas de Stormtroopers mencionando T-15s, T-16s ou outros Ts semelhantes. O que são esses itens permanece ambíguo, mas os Stormtroopers adoram discutir sobre isso mesmo assim. Quando Obi-Wan Kenobi está escondido nos corredores da Fortaleza, durante o quarto episódio, um Stormtrooper que passa por perto diz algo como: “Você tem um daqueles T-15?“. Isso segue a menção do episódio anterior de um T-16 pelos Stormtroopers no transporte de Freck.

Quem são os Jedi mortos na Fortaleza dos Inquisidores?

Obi-Wan Kenobi episódio 4
Imagem: Divulgação.

Para seu horror, Obi-Wan Kenobi descobre o porão da Fortaleza dos Inquisidores repleta de cadáveres preservados de Jedi falecidos, e alguns de fato são familiares para os fiéis de Star Wars. Quando Kenobi entra pela primeira vez na câmara, o cara pontudo à direita se parece com Coleman Kcaj, que apareceu em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith e Star Wars: The Clone Wars.

O mais fácil de identificar, no entanto, é o Tera Sinube. Também vindo de The Clone Wars, o cadáver de Sinube é o pequeno alienígena trançado que Kenobi olha diretamente.

Porém, os nomes dos corpos Jedi restantes estão abertos à interpretação, mas alguns espectadores acreditam que Mace Windu também aparece no canto superior esquerdo.

Obi-Wan Kenobi explica um momento de Star Wars Rebels

Os Jedi mortos no episódio 4 de Obi-Wan Kenobi são uma reminiscência de “Rise of the Old Masters” da primeira temporada de Star Wars Rebels. Ezra Bridger e Kanan Jarrus se infiltraram no Spire para resgatar Luminara Unduli, mas só encontram seus restos mortais, então percebendo que sua missão era uma armadilha o tempo todo. A referência da série, portanto, implica que o corpo de Luminara pode ter sido transferido da Fortaleza dos Inquisidores para o Pináculo, com o propósito de capturar Jarrus e Bridger.

Cena da câmara de tortura de Leia

Obi-Wan Kenobi episódio 4
Imagem: Divulgação.

A sequência da câmara de tortura do episódio 4 de Obi-Wan Kenobi deve uma dívida a três cenas separadas do passado de Star Wars. Tons da tortura de Leia adulta em Uma Nova Esperança vêm à mente. Mas a câmara também tem uma forte semelhança com o lugar que interrogaram Rey (ou quase) em Star Wars: O Despertar da Força. Por fim, a câmara de tortura da Fortaleza dos Inquisidores fez uma aparição anterior em Jedi: Fallen Order.

A proeza da forma do sabre de luz de Obi-Wan Kenobi retorna

Enfrentando Darth Vader em Mapuzo, dessa forma, o combate do sabre de luz de Obi-Wan Kenobi foi mais desleixado do que o vômito azul de Grogu. Enquanto o Jedi de Ewan McGregor derruba os Stormtroopers Inquisidores da Fortaleza na Parte IV, sombras de seu Soresu (forma III) de forma visível voltam a aparecer. A ferrugem está lentamente começando a se soltar…

Referências aos planetas de Clone Wars

Tala tenta evitar o olhar desconfiado de Reva dizendo a ela que Obi-Wan Kenobi e o Caminho estão localizados em Florrum – um planeta de Star Wars apresentado pela primeira vez em “Dooku Captured” da primeira temporada de Star Wars: The Clone Wars. Um território de borda externa e lar do pirata Hondo Ohnaka, Florrum, portanto, faz todo o sentido como um esconderijo Jedi.

Sementes da Aliança Rebelde em Obi-Wan Kenobi

Quando Wade e Sully chegam em T-47 para atacar a Fortaleza dos Inquisidores e resgatar Obi-Wan, Leia e Tala, eles estão usando capacetes e óculos de piloto. Entretanto, eles são muito semelhantes aos equipamentos de forma eventual usados ​​pelos pilotos da Aliança Rebelde. Este pequeno detalhe mostra como o movimento underground acabará evoluindo para uma resistência completa durante os anos entre Obi-Wan Kenobi e Uma Nova Esperança. Wade até é explodido em seu cockpit, então, apenas para completar a comparação à Aliança Rebelde.

Membros da equipe de asfixia da força de Darth Vader

Imagem: Divulgação.

Darth Vader está previsivelmente descontente com a fuga de Obi-Wan Kenobi e da Princesa Leia, e começa a sufocar Reva em vingança. O hábito de Vader de estrangular funcionários apareceu pela primeira vez em Uma Nova Esperança, quando um bravo oficial imperial demonstrou uma perturbadora falta de fé.

O quarto episódio repete o resgate da Estrela da Morte de Uma Nova Esperança

Obi-Wan Kenobi foge a bordo de uma base imperial para resgatar a Princesa Leia. Esta que está sob interrogatório e está sendo torturada, enquanto o Império busca informações sobre um movimento de resistência subterrâneo. Darth Vader está andando nas sombras, e os mocinhos se vestem para evitar serem detectados. Pare-nos se você já ouviu isso antes…

Do início ao fim, o episódio 4 de Obi-Wan Kenobi é, portanto, essencialmente a missão de resgate da Estrela da Morte de Uma Nova Esperança revisitada.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.