Obi-Wan Kenobi: segredos do episódio 6 e final da série explicado

O final de Obi-Wan Kenobi explicado: o que acontece no episódio 6.

Obi-Wan Kenobi episódio 6

O episódio 6 de Obi-Wan Kenobi tem a dupla tarefa assustadora de acompanhar a intensa Parte V e preparar o palco para o filme que começou tudo. Para conseguir isso, ele oferece a inevitável batalha climática no início e dedica bastante tempo para colocar cada peça do tabuleiro nos lugares que precisam estar no início de “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”.

Continua após publicidade

Em vez de uma grande contagem de corpos e ação constante de alta octanagem, no entanto, o episódio 6 de Obi-Wan Kenobi é surpreendentemente cheio de finais felizes.

Obi-Wan Kenobi episódio 6
Imagem: Divulgação.

Dessa forma, Leia Organa (Vivien Lyra Blair) volta para casa, descobre seu senso de moda e concorda em manter sua amizade com Obi-Wan em segredo. Além disso, os membros restantes do Caminho evitam as forças imperiais. E o arco de Reva Savander (Moses Ingram) chega a uma conclusão surpreendente, e mesmo os anos impeditivos de Obi-Wan como um eremita do deserto acabam sendo consideravelmente mais agradáveis ​​do que você imagina.

Continua após publicidade

Eis o final e os segredos do final de Obi-Wan Kenobi.

Vader, desmascarado

Considerando a difícil relação entre Obi-Wan Kenobi e Darth Vader (Hayden Christensen, dublado por James Earl Jones), não é surpresa que grande parte do final seja dedicada a um encontro massivo entre os dois. O ex-mestre e aprendiz começam uma batalha épica de sabre de luz apenas 15 minutos no episódio, e só fica mais incrível a partir daí.

Leia também: Obi-Wan Kenobi, episódio 5 explicado: segredos e detalhes de Anakin

A absurdamente forte telecinesia da Força de Vader está em plena exibição. E, embora ele não a mostre explicitamente, o momento em que ele finalmente alcança o terreno alto deve ser uma experiência bastante catártica. Obi-Wan leva um pouco mais de tempo para fazer seu motor da Força funcionar. Mas quando o faz, Vader descobre da maneira mais difícil que ele não é o único usuário da Força que pode jogar objetos enormes.

Continua após publicidade
Obi-Wan Kenobi episódio 6
Imagem: Divulgação.

Quando Obi-Wan finalmente consegue incapacitar Vader e cortar seu capacete, portanto, a batalha física se transforma em uma guerra de palavras. Esta pode ser apenas a parte mais prejudicial do duelo para ambas as partes. Pois Obi-Wan se desculpa em lágrimas por Mustafar, enquanto Vader denuncia sua antiga identidade. O Jedi recebe a mensagem. “Adeus, Darth,” Obi-Wan pronuncia com tristeza, deixando claro que agora ele sente que seu ex-aprendiz não existe mais. Vader é deixado no deserto, gritando o nome de seu oponente em vão. Ei, nem todo mundo pode ter um final feliz.

Como experiência de visualização, toda a reunião é emocionante. Ele finalmente mostra ao público um pouco do rosto de Vader de Christensen. E, graças à máscara quebrada, mistura a voz normal de Anakin e a voz de Darth Vader de Jones em uma mistura arrepiante. Em termos de conhecimento, dessa forma, a troca também é muito importante.

Afinal, isso explica por que Obi-Wan da era de “Uma Nova Esperança” mantém a identidade de Vader em segredo de Luke. E insiste em chamar seu ex-aprendiz por seu nome Sith, mesmo quando estão sozinhos. Para ele, Anakin Skywalker realmente não existe mais.

Continua após publicidade

Owen e Beru ficam um momento no centro das atenções

Owen Lars (Joel Edgerton) e Beru Whitesun Lars (Bonnie Piesse) tiraram um dos canudos mais curtos de toda a franquia de ação ao vivo “Star Wars”.

A morte deles dá início ao arco de Luke Skywalker (Mark Hamill) no filme original. E, embora apareçam na trilogia prequel, seu papel no grande esquema das coisas é… bem, ser o passado humilde do qual Luke ascende à grandeza.

Obi-Wan Kenobi episódio 6
Imagem: Divulgação.

Beru e Owen são personagens bastante comuns, especialmente em comparação com o lado Skywalker da família. No entanto, o final de Obi-Wan Kenobi mostra que eles são pessoas corajosas e destemidas que não têm medo de criar o filho de um notório usuário da Força como seu. Eles também são legais em manter a identidade de Obi-Wan Kenobi em segredo das forças imperiais, por mais perigoso que seja. Ah, e se alguém ligar, eles têm planos de contingência para manter o jovem Luke (Grant Feely) a salvo de pessoas que possam vir buscá-lo.

Leia também: Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

Isso é particularmente impressionante, porque a pessoa que vem na Parte VI é Reva, uma ex-inquisidora altamente perigosa. Felizmente para Luke, Owen não tem nenhuma frieza em relação a qualquer figura de autoridade empunhando um sabre de luz. E nem ele nem Beru hesitam em enfrentar Reva sem apoio. Enquanto isso acaba indo tão bem quanto você esperaria, a batalha é emocionante, e tanto Owen quanto Beru sobrevivem ao encontro. Diga o que quiser sobre o verdadeiro pai de Luke. Mas pelo menos o final de Obi-Wan Kenobi confirma que seu tio e tia estão no topo das coisas.

Reva Sevander encontra um novo sopro de vida

Como o penúltimo episódio de Obi-Wan Kenobi fortemente implícito, a ferida Reva viajou para Tatooine para colocar as mãos no filho de Darth Vader. No entanto, quando o ex-inquisidor ferido finalmente coloca Luke à distância do sabre de luz, ela percebe que a vingança cega pode não ser o caminho a seguir.

Em Obi-Wan Kenobi Parte V, Reva é revelada como uma ex-jovem Jedi que sobreviveu ao ataque de Anakin Skywalker em “A Vingança dos Sith”. E ela está buscando vingança o tempo todo. Como uma graça salvadora para Luke (e a franquia “Star Wars”), ela logo percebe que matar o filho de Vader para vingar o massacre de jovens faria dela a coisa que ela mais odeia. Quando Obi-Wan o alcança, o “confronto” entre ele e a arrependida Reva é uma discussão simples. Ela percebeu o erro de seus caminhos, e Obi-Wan oferece conselhos sábios como o Mestre Jedi que ele é. “Quem você se torna agora, isso é com você”, ele diz a ela.

Imagem: Divulgação.

Reva pode ter parecido uma vilã completa no começo, mas ela finalmente consegue quebrar o ciclo de ódio e se liberta do fardo da vingança. Como ela é uma das poucas personagens principais de Obi-Wan Kenobi cujos destinos finais permanecem desconhecidos, é perfeitamente possível que sua história ainda não tenha sido contada. Como o Grande Inquisidor (Rupert Friend) ainda está vivo e os dois claramente se desprezam, a possível aparição futura de Reva pode muito bem envolver outro encontro entre os dois.

Mestres e aprendizes se reencontram

Embora Darth Vader possa afirmar que Anakin Skywalker se foi, os paralelos entre ele e Obi-Wan ainda estão muito presentes. A Parte V da série é enquadrada como uma gigantesca batalha de inteligência entre os dois. E a Parte VI continua a medi-los um contra o outro… em mais de uma maneira.

Depois que Obi-Wan aceita que Vader está além de sua salvação e vai embora, os dois homens acabam em suas terras correspondentes. Então, Obi-Wan desaparece no deserto de Tatooine, enquanto Vader é visto de mau humor em sua fortaleza. Nesses locais, ambos encontram seus mestres. Vader tem uma videochamada holográfica com o Imperador (Ian McDiarmid), que repreende seu aprendiz questionando sua devoção e foco. Vader é deixado sozinho, com seu tema sinistro tocando ao fundo. Mais tarde, vemos uma interação muito mais agradável entre Obi-Wan e o fantasma da força de Qui-Gon Jinn (Liam Neeson). Este, que declara que seu ex-aprendiz finalmente está pronto para vê-lo. Qui-Gon também casualmente confirma que pretende ficar por perto para fazer companhia a Obi-Wan.

Imagem: Divulgação.

Muitos fãs estavam esperando pela participação do amado Mestre Jedi Qui-Gon em Obi-Wan Kenobi, e dado o grande papel de Vader no show, não é chocante que o Imperador Palpatine faça uma aparição também. No entanto, a maneira como o programa justapõe os dois mestres e suas atitudes em relação aos alunos é surpreendentemente inteligente. Dessa forma, até o fato de que ambos os personagens aparecem de forma incorpórea.

Então, não importa quanto poder ou quantos subordinados Vader tenha, ele está completamente sozinho, e Palpatine o chamará sempre que detectar a menor fraqueza. Enquanto isso, Obi-Wan pode viver em reclusão, mas seu antigo mestre sempre estará lá para ele.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.