Outer Banks é acusada de plágio e gera grande problema para Netflix

Netflix está tendo grande dor de cabeça com a série Outer Banks, após autor de livro acusar série de plágio e gerar processo.

Outer Banks plágio Netflix

Netflix está tendo dor de cabeça com a série

Parece que John B, Sarah, JJ e o resto dos personagens de Outer Banks não são produtos originais da Netflix e foram “copiados” de um livro já existente. Ao menos, é isso que afirma o autor de uma ação que está sendo movida contra a gigante do streaming.

De acordo com o TMZ, Outer Banks está sendo motivo de um processo que está dando dor de cabeça para a Netflix.

Um homem, chamado Kevin Wooten, moveu um processo contra a Netflix – bem como contra os criadores Shannon Burke e Jonas e Joshua Pate – alegando que a série copiou todo enredo de seu livro “Pennywise: The Hunt for Blackbeard’s Treasure!”.

PUBLICIDADE

Em seu processo, no qual o TMZ publicou com exclusividade, Wooten diz que publicou seu livro em 2016. Ele conta a história de 4 jovens adultos que se deparam com uma lenda local que os leva a um tesouro enterrado em um naufrágio lendário, nas margens externas da Carolina do Norte.

Wooten diz que vendeu diversas cópias, incluindo cópias impressas na cidade de Wilmington… Local onde ele afirma que os irmãos Pate passaram uma quantidade significativa de tempo e onde eles disseram publicamente que tiveram a inspiração para a série de sucesso.

Não é semelhança?

De acordo com Wooten, as semelhanças não são coincidências. Ele, dessa forma, afirma ser provável que os irmãos Pates tenham encontrado seu romance e usado como base para “Outer Banks“. KW alega que “há semelhanças impressionantes que você simplesmente não pode negar… Desde a estrutura e os personagens.”

Wooten, igualmente, afirma que os arquétipos de seus protagonistas e os da série são quase idênticos. Os vilões, além disso, também são iguais. Para ter uma ideia, trata-se de um rico benfeitor e um policial corrupto.

Ele também diz que o enredo é virtualmente o mesmo… Incluindo pistas que eles encontram e os lugares para onde os levam.

Outer Banks plágio
Imagem: Divulgação

O que o autor está pedindo

Wooten, obviamente, está pedindo uma indenização. Mas, além disso, ele também quer ter seu nome reconhecido nos créditos de Outer Banks. Com isso, ele quer que a Netflix insira a nota “História de Kevin Wooten, baseada no romance Pennywise: The Hunt for Blackbeard’s Treasure” em todos os episódios da série.

Procurada, a Netflix não quis comentar o caso.

No entanto, isso certamente está dando dor de cabeça para plataforma e, da mesma forma, pode atrapalhar o desenvolvimento da série, que atualmente está filmando sua segunda temporada.

O que vem por aí

O final da 1ª temporada de Outer Banks preparou a série para uma segunda temporada. Antes dos eventos da primeira temporada, o pai de John B, o velho John, desapareceu misteriosamente. John B percebe que o desaparecimento de seu pai estava de alguma forma entrelaçado com o suposto tesouro.

Após diversos conflitos, John B e Sarah são dados como mortos ao entrarem no mar extremamente agitado. Mas eles sobrevivem e resolvem seguir a trilha até as Bahamas, onde está o tesouro.

Embora a série possa acabar acontecendo nas Bahamas, a história provavelmente mostrará os jovens pombinhos retornando à ilha. Isso sem dúvida levará a um confronto final entre John B e Ward, embora se isso levará à prisão de Ward, ainda não sabemos.

E você, ficou espantado com o processo? O que espera da segunda temporada? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.