Peaky Blinders, resumo da 5ª temporada: o que lembrar e final

Peaky Blinders está chegando ao fim. Antes da última temporada chegar à Netflix, confira o que aconteceu no 5º ano da série.

Peaky Blinders

A primeira imagem que você vê na quinta temporada de Peaky Blinders é uma erva daninha verde solitária crescendo em um campo de lama. Na maioria dos dramas, isso seria um símbolo de renascimento e recuperação – uma representação, digamos, da consciência gradualmente retornando de Tommy Shelby anos depois que a guerra a destruiu em pedaços. Peaky Blinders, porém, não é a maioria dos dramas, e no final da temporada, o símbolo é revelado como tendo um significado mais sombrio. 

Continua após publicidade

Identificando-se com Tommy Shelby como um colega soldado da Primeira Guerra Mundial, Winston Churchill diz que sempre que ouve o líder da União Britânica de Fascistas, Oswald Mosley, falar, ele pode ver “os brotos verdes de outra guerra crescendo em torno de seus pés”. Isso tornaria o fascismo da erva daninha verde solitária. A quinta temporada mostra a tentativa de Tommy de arrancar essa erva por suas raízes, e quão profundamente essas raízes alcançam o establishment britânico.

Os espectadores sabem que a estratégia de Tommy contra Mosley, o fascismo e a ameaça de outra guerra mundial está fadada ao fracasso. O que ainda não sabemos – e a verdadeira questão da quinta temporada – é se Tommy está condenado junto com ela. Ele sobreviverá ao seu desejo de morte e resistirá às forças reais e metafísicas que estão tentando destruí-lo? A última imagem da temporada é de Tommy gritando e segurando uma arma na cabeça. Isso leva à mesma pergunta que fazemos ao personagem a cada temporada: como Tommy vai sair dessa?

Continua após publicidade

Com a sexta e última temporada chegando na Netflix, aqui está o que você precisa lembrar da última vez.

Michael, Gina, crise e a oferta pública de aquisição

Tommy antecipou a crise, mas o crash da bolsa de valores de outubro de 1929 pegou todos os outros de surpresa. Michael desobedeceu as ordens de Tommy sobre os investimentos da Shelby Company e perdeu centenas de milhares de dólares. Isso deixou Michael na lista negra de Tommy, mesmo antes de o IRA dizer a Tommy que seu sobrinho estava conspirando com uma gangue de Glasgow para assumir seu império e dividir os despojos. Michael negou, mas Tommy nunca mais confiou nele. Na quinta temporada, Tommy foi atormentado por sonhos de que um “gato preto” estava vindo para sua coroa e suspeitou que Michael era o traidor.

Com razão, como se viu. Tommy inicialmente disse a Michael para recuperar o dinheiro que havia perdido com a gestão do negócio de transporte de carvão da Shelby Company – realmente uma fachada para seu novo e altamente lucrativo comércio de ópio chinês. Com cifrões nos olhos, Michael e sua nova esposa Gina apresentaram uma proposta para pagar os membros originais do conselho e assumir a empresa, expandindo-se para Detroit, Nova York e Boston, lar da família de contrabandistas de Gina. Os americanos não queriam lidar com “uma gangue antiquada de rua”, disse Michael. Eles queriam a próxima geração.

Continua após publicidade

Tommy rejeitou a proposta e demitiu Michael, deixando Gina e Michael para “a segunda opção”, que era encenar o golpe de qualquer maneira, contra a vontade de Tommy. As linhas de batalha foram traçadas para a sexta temporada.

Peaky Blinders e o assassinato fracassado de Oswald Mosley

Na Câmara dos Comuns, o racista, antissemita e fascista Oswald Mosley reconheceu o talento de Tommy Shelby para falar como a voz do povo e se aproximou dele para fazer uma aliança. Mosley estava lançando um novo partido político – a União Britânica de Fascistas – e queria que Tommy reunisse suas tropas em Midlands. Tommy concordou publicamente com uma aliança para que pudesse espionar Mosley e vender seus segredos para a inteligência britânica (como também havia feito com a ativista comunista Jessie Eden, cujos planos Tommy vendeu em troca de lucrativos contratos militares). Winston Churchill, porém, reconheceu que Tommy não estava nisso apenas pelo dinheiro. Ele também estava motivado a impedir que o ódio de Mosley infectasse o país.

Mosley tratou Tommy como lixo ao longo de seus negócios, humilhando sua esposa Lizzie quando percebeu que a pagara por sexo em seus dias de recepcionista de boate, insultando sua família cigana e forçando-o a entregar as pistas de Peaky Blinders para Jimmy McCavern, líder da UVF em Glasgow . Em uma tentativa de assumir o território dos Peaky Blinders, McCavern e seus Billy Boys plantaram minas terrestres do lado de fora da casa de Tommy e assassinaram o filho boxeador de Aberama Gold, Bonnie. A aliança de Tommy com Mosley forçou uma trégua entre os Peaky Blinders e os Billy Boys, que se uniram no acordo de fornecimento de ópio. 

Continua após publicidade

Leia também: A verdade sobre Peaky Blinders que os fãs não sabiam

Depois de uma apresentação de Lago dos Cisnes na casa Shelby, Mosley fez um discurso fascista recebido com entusiasmo. Foi quando Tommy decidiu matá-lo. Tommy libertou o velho atirador do exército Barney Thompson, que sofria de transtorno de estresse pós-traumático, de seu asilo e montou um plano para Thompson atirar em Mosley enquanto estava no palco em um comício fascista. Aberama Gold teve permissão para matar Jimmy McCavern após o tiroteio. Tommy então dirigiria ele próprio a União Britânica de Fascistas, neutralizando seu poder odioso a partir do topo.

Na noite do comício, o plano de assassinato falhou quando Thompson foi executado por um atirador misterioso, Arthur Shelby foi atacado (mas sobreviveu) e Aberama foi esfaqueado até a morte. Alguém traiu o plano de Tommy, mas quem?

Polly, Arthur, Ada e Finn

Na quinta temporada, Polly ficou dividida entre seu filho e seu sobrinho. Tommy deixou Michael voltar para a Shelby Company em troca do voto de Polly no acordo do ópio, mas isso não levou à paz. Polly previu uma guerra entre os dois homens, na qual um deles morreria, mas ela não sabia qual. Isso, e seu próximo casamento com Aberama Gold, a levaram a renunciar ao cargo de tesoureira da empresa. Com Aberama assassinado três semanas antes do casamento, a quinta temporada deixou Polly sozinha. Tommy prometeu “fazer o que ele precisava fazer” com Michael, mas não chegou a dizer que mataria Polly se ela escolhesse ficar do lado de seu filho.

Em abril de 2021, a aclamada atriz Helen McCrory morreu de câncer, deixando o elenco e a equipe de Peaky Blinders destituídos e um ponto de interrogação sobre o futuro da tia Polly.

A esposa de Arthur, Linda, começou a quinta temporada frustrada por ele estar sendo usado por Tommy como diretor nominal da Shelby Company, mas sem ter poder real. Ela deu um ultimato a Arthur e o deixou, retornando aos Quakers. Depois que os Billy Boys mataram o filho de Aberama, Aberama buscou vingança em Glasgow e Arthur foi forçado a segui-lo até lá, juntar-se à luta e trazê-lo para casa.

Leia também: Peaky Blinders, 6ª temporada na Netflix: guia completo e o que saber

Mais tarde, Oswald Mosley disse a Arthur que seus espiões tinham visto Linda com um homem Quaker, então Arthur espancou o homem até a morte. Linda, então, apareceu na festa de aniversário de Lizzie com uma arma, pronta para matar Arthur em vingança, mas Polly atirou nela primeiro. Linda sobreviveu à bala, mas foi embora prometendo nunca mais ver Arthur. 

Ada era o braço direito de Tommy na venda de segredos comunistas para a inteligência britânica. Ela estava dormindo com o agente da Inteligência, coronel Ben Younger, e se viu grávida dele. Younger foi morto em um carro-bomba plantado por Paddy Rose. Não se sabe quem pagou Rose para plantar a bomba, que também matou um menino local. As evidências que Tommy reuniu contra Mosley foram destruídas na explosão. Poderia ter sido os chefes da Inteligência de Younger, o Special Branch, os inimigos da terceira temporada de Tommy, a Seção D, ou o IRA.

O filho mais novo, Finn, foi devidamente iniciado no Peaky Blinders na quinta temporada. Ele levou um tiro em um ataque a Chinatown, quase foi morto por um assassino e recebeu o controle dos golpes de apostas em pistas. Finn ficou preso ao uísque, drogas e mulheres, e fez amizade com o ex-jogador de futebol Billy Grade, que foi forçado a entrar na gangue por Arthur para fornecer informações. Relutante no início, Billy entrou no balanço e, no final, foi visto pegando o telefone quando Finn acidentalmente deixou escapar o plano de Tommy de “atirar no fascista”. Para quem Billy estava ligando – Michael? Seção D? Filial Especial? O IRA? E eles frustraram o assassinato?

Tommy, Grace, o desejo de morte e Alfie Solomon

A saúde mental de Tommy atingiu seu ponto mais baixo na quinta temporada. Ele ficou atormentado por visões de sua primeira esposa morta. Grace apareceu para Tommy em várias ocasiões, instando-o a desistir da vida e se juntar a ela na morte. De todas as lutas que Tommy lutou nesta temporada, seu próprio desejo de morte parecia o mais provável de matá-lo. O suicídio, ele aprendeu com o tio Charlie, era uma praga da família Shelby que havia matado sua mãe e seu avô.

Leia também: Taboo, final da 1ª temporada explicado: precisa de 2ª temporada?

Tommy lutou contra outros fantasmas de seu passado matando um repórter do Times que estava farejando seus dias de Small Heath. Ele juntou forças com outro fantasma quando foi revelado que Alfie Solomon não havia sido morto no final da quarta temporada, mas estava morando em Margate e disposto a ajudar no plano de Tommy de matar o antissemita Mosley, pelo preço certo. Tommy se automedicou com ópio, mas tornou-se cada vez mais paranóico e imprevisível à medida que a temporada avançava.

Tommy disse a si mesmo que estava espionando Mosley apenas pela oportunidade de negócios, mas, na verdade, estava respondendo a um instinto mais profundo – um que lhe dizia para parar o tipo de maldade de Mosley porque era a coisa certa a fazer, não apenas a lucrativa. Depois que Tommy e Arthur assassinaram Mickey Gibbs, o barman da Garrison Tavern, a mão de Tommy tremeu “como a mão de um homem normal ”.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.