Ponto Cego (Blindspot): as respostas que o final da série não deu

Ponto Cego terminou há algum tempo, mas certas dúvidas permanecem até hoje. Eis as principais questões deixadas pela série.

Ponto Cego

Por cinco temporadas, a NBC contou a história de uma mulher sem memória enviada ao FBI para desmantelá-los. O que aconteceu ao longo do show foram cenas de ação intensa, mais enganos do que poderíamos imaginar e um enredo que surpreendeu milhões de pessoas. Mas Ponto Cego chegou ao fim e os fãs leais estão se perguntando o que poderia ter acontecido.

Nada é perfeito e com a cena final, os fãs ficaram se perguntando o que era real e o que era ficção? Jane Doe morreu? Tasha vai ser uma ótima mãe e como Rich e Boston resolveram suas diferenças? Essas são apenas algumas das perguntas que permanecem na mente dos fãs.

Jane está morta?

A pergunta mais feita desde o final da série. O que realmente aconteceu no final de Ponto Cego? Depois que a bomba na Times Square foi desativada, Jane sobreviveu ao caos ou desmaiou e morreu? Em um salto no tempo, vimos a equipe reunida em torno de uma mesa com outros familiares e amigos, mas então Jane teve seu próprio flashback.

PUBLICIDADE

Leia também: Revelado o real motivo por que Ponto Cego foi cancelada

O que os espectadores viram foi sua queda. Então, qual era real? Ela sobreviveu ou não? Muitos acreditaram que ela sobreviveu, enquanto há aqueles que acreditam que ela morreu. Aonde você fica?

Onde estava a filha de Jane na última temporada?

Uma coisa que sempre se destacou no enredo de Ponto Cego foi a conexão ou a falta dela entre Jane e sua filha Avery. A notícia foi uma grande bomba, mas depois, a personagem simplesmente desapareceu. Embora ela tenha sido vista nos momentos finais do show, a questão de onde ela esteve ainda persiste.

É convincente pelo simples fato de que Jane e Kurt sempre falaram sobre voltar para Bethany para que pudessem ser uma família, mas Jane nunca mencionou voltar para Avery e ser uma mãe para ela.

Por que não há nenhuma conexão amorosa para Patterson?

É seguro dizer que Patterson não teve muita sorte quando se trata de amor. Ela começou o show namorando David, que era tão nerd quanto ela, mas David se envolveu na vida de espionagem que Patterson estava levando e foi assassinado.

Depois de David, Patterson encontrou consolo nos braços do psicólogo do FBI Borden. Embora quente e pesado, seria revelado que Borden era na verdade o inimigo que a equipe perseguia desde a chegada de Jane. Patterson seria forçado a matar Borden. Por que não dar a ela outra chance, já que todos ao seu redor receberam uma?

Matar Reade era realmente importante?

Edgar Reade foi um dos membros do elenco original. Embora ele sempre parecesse um pouco deslocado com os outros, ele esteve lá desde o início. Matar seu personagem no início da 5ª temporada foi um grande golpe, mas que deveria ser esperado. Mas era tão importante?

Reade e Tasha finalmente encontraram o caminho um para o outro e, com um bebê a caminho, seria bom ver a dinâmica familiar e ver o relacionamento florescer.

Quem teria o melhor spin-off?

Há rumores circulando de que poderia haver um possível spin-off de Ponto Cego. Mas aqui está o problema. Qual deles valeria a pena dar luz verde? Os fãs poderiam aguentar um show em torno de Tasha, seu bebê recém-nascido e sua nova empresa de investigação privada? Que tal um show centrado nas façanhas de Patterson, Rich e Boston?

Leia também: Ponto Cego, criador explica final na Netflix: Jane morreu?

Se Jane está realmente morta, não poderia haver show de Jane e Kurt, mas talvez um show baseado em Kurt e Allie? Embora cada um tenha sua própria intriga, nenhuma dessas escolhas pode ser forte o suficiente para levar uma série completa.

Onde estava Afreen?

Durante toda a 5ª temporada, Afreen e Weitz se uniram na hora de ajudar o time. Quando Weitz estava prestes a sair dos trilhos algumas vezes, foi Afreen quem estava lá para trazê-lo de volta. Com Patterson fora do escritório e fugindo, foi Afreen quem se tornou o especialista em tecnologia para resolver quebra-cabeças.

Então, por que ela não estava no último episódio? Onde estava seu personagem durante o final do show e os momentos mais cruciais?

Rich e Boston podem fazer funcionar?

Possivelmente o melhor relacionamento do programa, embora, na maioria das vezes, não tivéssemos ideia se eles estavam juntos ou se gostavam um do outro. A dinâmica Rich Dotcom e Boston Arliss Crab foi como uma lufada de ar fresco para um show baseado em engano, crime, violência e ação.

Como o par mostrou estar junto graças a uma das ações finais de Jane, a questão permanece: eles conseguirão fica assim? Constantemente brigando durante a existência do show, ele provou aos fãs um humor seco necessário para equilibrar a balança.

O que aconteceu com o confronto real com Ivy?

Embora não houvesse laços emocionais com Jane ou qualquer outro membro da equipe, os telespectadores foram levados a acreditar que haveria um grande confronto entre Jane e Ivy antes do fim da série.

Houve uma cena de luta, mas durou dois minutos. E assim, Ivy estava morta. Ela é uma assassina habilidosa e deveria ter sido capaz de dar uma chance a Jane por seu dinheiro no departamento tático, mas um confronto maciço nunca aconteceu. Para que eles estavam construindo o suspense?

Madeline era sua melhor inimiga?

Ao longo das temporadas de Ponto Cego, muitos vilões surgiram e desapareceram. No entanto, apenas um punhado conseguiu permanecer relevante. Houve Sandstorm que foi liderado por Shepherd. Então Roman se tornou um verdadeiro vilão. Havia também Hank Crawford e depois Madeline.

O que tornava Madeline tão perigosa era que ela era capaz de derrubar a equipe por dentro. Por fim, seus movimentos mataram Reade, Weitz e possivelmente Jane. E ainda por cima, eles foram destituídos de seus empregos no FBI. Isso é algo que nenhum outro vilão foi capaz de fazer.

Eles poderiam ter feito mais uma temporada de Ponto Cego?

Em qualquer programa, a questão de ficar ou acabar deve ser o principal tópico de discussão de qualquer estúdio. Os escritores de Ponto Cego poderiam criar histórias mais interessantes? Ao longo de cinco temporadas, os espectadores viram flashbacks, episódios em que as memórias foram restauradas, famílias reunidas e Jane vendo fantasmas.

Leia também: Ponto Cego pode continuar após ser cancelada e sem 6ª temporada

O que restava fazer? Ponto Cego teve uma ótima corrida e encerrar o show após cinco temporadas parecia a coisa certa a fazer. É sempre inteligente fugir antes que você estrague o que criou.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.