Por que Castle acabou na 8ª temporada? Foi cancelada?

Castle era uma das séries mais queridas da década passada. Mas foi cancelada inesperadamente. Agora, a verdade é revelada.

Castle

Nathan Fillion pode estar salvando o dia em sua atual série, The Rookie, mas antes disso, o ator encantou o público como Richard Castle em Castle.

Transmitida pela ABC de 2009 a 2016, “Castle” era prevista para alcançar sua nona temporada, mas foi cancelada abruptamente. Aqui está o motivo pelo qual a rede mudou de ideia e encerrou a série sem uma temporada final.

O Começo Promissor de Castle

Richard Castle, um autor de mistério best-seller, recebe um convite para consultar o Departamento de Polícia de Nova York depois que um assassinato imita o enredo de um de seus romances.

PUBLICIDADE

Castle trabalhou de perto com a detetive Kate Beckett (Stana Katic), usando suas experiências como inspiração para uma nova série de livros. Inicialmente, houve atrito entre Castle e Beckett devido à personalidade mais imatura de Castle e ao profissionalismo rigoroso de Beckett, mas eventualmente, eles se tornaram amigos, apaixonaram-se e se casaram na sétima temporada.

O Fim Inesperado e Confuso

O final da oitava temporada, que acabou sendo o episódio final da série, apresentou um confuso flash-forward mostrando Castle e Beckett como pais de três filhos.

A trama da LokSat foi resolvida de maneira convoluta, com Castle e Beckett sendo resgatados por um caminhão de tacos coreanos. Eventualmente, foi revelado que Mason, amigo de Caleb, era na verdade LokSat.

No entanto, quando Castle e Beckett retornaram ao apartamento, Caleb, ainda vivo, atira no casal. O episódio terminou com eles morrendo de mãos dadas, mas o epílogo mostrou os dois vivos e felizes com seus filhos sete anos depois.

Motivos para o Cancelamento

Havia especulações de que a oitava temporada seria a última quando Fillion e Katic assinaram extensões de contrato de apenas um ano após a sétima temporada.

Castle experimentou uma queda de audiência na oitava temporada, com média de menos de 10 milhões de espectadores por episódio, o menor índice da série. Esse declínio foi surpreendente, já que Castle era considerada uma das séries mais populares da ABC, com uma comunidade de fãs ativa online.

Além disso, Katic e a colega de elenco Tamala Jones não estavam programadas para retornar após a oitava temporada, com Katic sendo demitida em 2016. Fillion e outros membros do elenco principal concordaram em extensões de contrato de uma temporada.

Rumores de tensões no set entre Fillion e Katic também surgiram. Ainda assim, nenhum dos atores confirmou tais conflitos. Após a demissão de Katic, Fillion elogiou sua parceira de cena no Twitter.

No entanto, com a controvérsia adicionando aos problemas da série, a ABC decidiu cancelar Castle exatamente uma semana após anunciar que Fillion havia estendido seu contrato para a nona temporada.

O Impacto da Decisão

A decisão de cancelar Castle tão perto da data do final significou que os produtores não tiveram tempo para dar um encerramento adequado à série. A audiência em declínio e as renovações de contrato por apenas uma temporada já indicavam que o tempo de Castle estava se esgotando.

Planos para a nona temporada incluíam a continuidade do negócio de PI de Castle, buscando vingança pela morte de Beckett, com Hayley Shipton assumindo o papel de protagonista feminina.

Castle foi um sucesso para a ABC quando estreou em 2009, mas muitas coisas mudaram ao longo de sete anos e oito temporadas. A queda nas audiências, o cronograma de produção exaustivo e as possíveis fricções entre o elenco levaram a um final abrupto.

Apesar do final confuso, os fãs podem se consolar sabendo que a série terminou enquanto ainda mantinha a essência que a tornou tão querida. Richard Castle e suas travessuras divertidas continuarão a viver na memória dos fãs como um dos personagens mais icônicos da televisão policial.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.