Repressão: Membros da equipe de filmagens da Netflix não poderão se olhar por mais de 5 segundos

Carrie Underwood, House of Cards, Netflix, Robin Wright
Imagem: Netflix/Divulgação
Carrie Underwood, House of Cards, Netflix, Robin Wright
Imagem: Netflix/Divulgação

O serviço de streaming diz estar “orgulhoso do treinamento anti-assédio que oferecemos às nossas produções”.

A Netflix introduziu um novo treinamento anti-assédio na sequência do movimento #metoo que abalou Hollywood e interrompeu seriamente a produção de um de seus programas de maior sucesso, House of Cards.

As novas regras impostas nos sets, supostamente, incluem não olhar para ninguém por mais de cinco segundos. Além disso, não poderá haver abraços prolongados, flerte e nem pedir o número de telefone de um colega.

Continua após a publicidade

PUBLICIDADE

Todo mundo falou sobre o #MeToo”, disse um funcionário corrente, que está trabalhando na nova temporada do Black Mirror, ao The Sun.

“A equipe sênior foi a uma reunião de assédio para saber o que é e o que não é apropriado. Olhar para alguém por mais de cinco segundos é considerado assustador. Você não deve pedir o número de alguém, a menos que tenha dado permissão para que ele seja distribuído. E se você vir algum comportamento indesejado, deve ser informado imediatamente.”, disse a fonte.

Repressão de cinco segundos teria virado motivo de piadas… 

“Isso provocou piadas”, acrescentou a fonte, “com as pessoas olhando umas para as outras, contando até cinco, depois desviando os olhares”.

Continua após a publicidade

A Netflix se recusou a confirmar ou negar o relatório, mas disse ao The Independent em um comunicado: “Estamos orgulhosos do treinamento anti-assédio que oferecemos às nossas produções. Queremos que toda produção da Netflix seja um ambiente de trabalho seguro e respeitoso. Os recursos que oferecemos permitem que as pessoas em nossos sets falem e não sejam banalizadas.”.

Leia mais: Netflix está produzindo série sobre Minecraft e jogo de Stranger Things

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.