Sandman, final da 1ª temporada explicado: quem é o Vórtice dos Sonhos?

Tudo sobre o final de Sandman na Netflix.

Sandman Final Explicado

Sandman, da Netflix, é uma série de fantasia com base na série de quadrinhos de mesmo nome de Neil Gaiman. A primeira temporada apresenta aos espectadores a mitologia dos Infinitos, os conflitos entre eles e os obstáculos que eles precisam superar para manter o equilíbrio entre seu reino e o dos humanos.

Continua após publicidade

Morpheus, também conhecido como Sonho, é o personagem central da história.

Os eventos da série começam com sua captura. Quando a temporada termina, uma infinidade de personagens surgiram na trama. Enquanto Sonho consegue resolver a maioria de seus problemas, mais desafios aparecem no horizonte para ele. Então, o final prepara o cenário para os eventos da 2ª temporada, tornando o futuro de Sonho bastante sombrio. Mas muitos fãs ficaram confusos, e estamos aqui para explicar em detalhes, o final da 1ª temporada de Sandman.

Continua após publicidade

Quem é o Vórtice dos Sonhos no final da 1ª temporada de Sandman?

Sandman Final
Imagem: Divulgação.

Um Vórtice dos Sonhos é um ser que tem o poder de criar ou destruir universos. Todos os sonhos e pesadelos convergem para ele até que as paredes entre os sonhos das pessoas sejam derrubadas. Continua até o ponto em que as paredes entre o Sonho e o mundo desperto também desaparecem. O Vórtice encapsula todos dentro de um único sonho e eventualmente cai sobre si mesmo, destruindo o Sonho além do reparo, cujos efeitos ecoam no mundo desperto, que também é destruído.

O trabalho de Sonho é cuidar desse problema, que aparece na frente dele através de Rose Walker. Ela começa a exibir seus poderes, que se fortalecem a cada dia, após a investigação de seu irmão desaparecido. Enquanto, inicialmente, Dream fica de olho nela de longe, monitorando-a tanto no mundo dos sonhos quanto no mundo de vigília, ele se convence de que ela deveria ser morta quando Lyta Hall engravida em seu sonho e carrega seu filho para o mundo de vigília.

Leia também: Elenco de Sandman na Netflix: tudo sobre os atores da série

No final, Rose também se submete ao seu destino e está pronta para morrer, se isso for necessário para salvar o mundo. Mas então, um segredo é revelado que muda completamente a situação.

Continua após publicidade

Acontece que o vórtice de sonho original desta era deveria ser Unity Kinkaid. Ela ainda era uma criança quando Sonho foi capturado por Roderick Burgess. Em sua ausência, a doença do sono tomou conta do mundo e a Unidade foi vítima dela. Ela passou a vida inteira dormindo e vivendo em seus sonhos, onde conheceu “o homem de olhos dourados” com quem teve um filho, que acabou se tornando avó de Rose. Porque Unity não conseguiu cumprir seu destino de se tornar o vórtice, foi passado para seus descendentes, levando Rose a assumir essa responsabilidade.

Para salvar sua bisneta, Unity tira o coração de Rose, que é o que a torna o vórtice. Ao destruí-lo, Unity morre. Com o vórtice morto, Sonho não tem motivos para matar Rose, que volta para casa com seu irmão e seus amigos. No entanto, ter doado seu coração certamente terá implicações para seu futuro. Pode ter feito dela o vórtice, mas também era uma parte essencial de seu ser. Com o coração partido, como Rose vai sentir alguma coisa?

Continua após publicidade
Imagem: Divulgação.

Final prepara para a 2ª temporada de Sandman

Essa revelação também configura a segunda temporada de Sandman com a animosidade/rivalidade de Desejo com Sonho entrando mais em foco. Assim que Unity menciona “o homem de olhos dourados”, Sonho sabe que foi Desejo quem se intrometeu em seus assuntos.

Se Desejo não tivesse engravidado Unity, então Rose nunca teria nascido e toda a situação do vórtice teria sido resolvida com Unity morrendo durante o sono. Claramente, Desejo não estava feliz com isso e decidiu criar um grande problema para Sonho ao aprofundar o problema do vórtice.

Leia também: Qual o poder do Sandman na Netflix?

Também teria sido um grande negócio para Sonho matar Rose Walker porque, com Desejo sendo seu bisavô, Sonho estaria, sem querer, derramando o sangue da família. Embora o programa ainda não explique por que Desejo está tão interessado em arruinar a vida de Sonho. Ou por que eles querem que Dream mate tanto Rose Walker, certamente tem a ver com a longa história entre os irmãos, que claramente não compartilhar o mais próximo dos títulos.

Este arco é explorado em detalhes nos quadrinhos, e considerando o quão próximo a série permanece de sua fonte, tudo que você precisa saber (sem ter nada estragado para o futuro) é que derramar sangue familiar confere vulnerabilidade a um todo-poderoso Endless.

E, um Endless vulnerável é um Endless matável.

Imagem: Divulgação.

O que pode acontecer?

Claramente, veremos mais de Rose, pois sua conexão com Desejo deixa muito a ser explorado. Ela e seu irmão, Jed, são filhos do Infinito, o que significa que esta não é a última vez que os vimos. A busca do desejo de trazer o Sonho de joelhos coincide com a ambição de Lúcifer de conquistar todos os reinos e transformá-los no Inferno.

No futuro, os inimigos de Dream podem se tornar aliados e unir forças para destruir ele e seu reino. Considerando todos os problemas que estão reservados para ele, e com dois Endless se enfrentando, a próxima temporada se abrirá mais em sua mitologia, com os outros três irmãos saindo para resolver o problema. Isso pode dividi-los em facções, com alguns apoiando o Sonho, enquanto outros se aliam ao Desejo, o que pode tornar mais fácil para Lúcifer realizar seus próprios sonhos.

Redatora, jornalista, e super fã de séries como Gilmore GIrls, Supernatural e One Tree Hill. Mas também amo uma série conceitual, e meu passatempo favorito é teorizar sobre Severance no momento.