Sex Education: fãs estão chocados com mentira que a série contou

Sex Education contou mentira para os fãs, que estão chocados com fato que passou despercebido. Agora, criadora justificou a mentira.

Sex Education fãs estão chocados com mentira
Imagem: Divulgação.

Série contou mentiras para os fãs

Ao longo de duas temporadas, Sex Education abordou temas pertinentes na Netflix – incluindo identidade sexual. Mas parece que cometeu um grande erro ao mostrar um aspecto, e tal fato tem chocado os fãs do mundo todo.

O aspecto foi ressaltado por artigo exclusivo do ScreenRant, e que agora trazemos para você. Na verdade, trata-se da confusão e da imprecisão que a série cometeu ao retratar as escolas do Reino Unido. Além, claro, de outros aspectos culturais.

Sucesso

Sex Education é uma das séries mais populares da Netflix. No elenco, ela tem Asa Butterfield estrelando como Otis Milburn, um jovem sexualmente reprimido de 16 anos que está começando seus últimos anos na escola.

PUBLICIDADE

Apesar de sua insegurança, Otis exibe uma grande aptidão para dar conselhos sexuais e românticos aos outros. Então, depois de ajudar com sucesso o valentão da escola Adam com alguns de seus problemas emocionais e físicos, ele se junta a Maeve Wiley. A partir disso, eles fazem uma parceria para administrar uma clínica de terapia sexual com fins lucrativos.

Dessa forma, Sex Education esclareceu de maneira precisa (e significativa) tudo relacionado ao tema. Desde assexualidade e pansexualidade, até vaginismo e o processo de aborto. Apesar disso, o retrato de Sex Education de uma escola supostamente britânica tem um toque distintamente americano. E isso, na realidade está errado.

Ou seja: a série contou mentiras ao mostrar o cotidiano de uma escola britânica. E muitos fãs estão surpresos com isso.

A escola britânica que Sex Education mostra não é assim

Entre os aspectos que o artigo do portal aponta, estão alguns fatos interessantes. Por exemplo, em Sex Education, nenhum aluno usa uniforme. Até mesmo cabelos tingidos e joias, que muitas escolas do Reino Unido proíbem, além dos brincos básicos, aparecem na série. Tudo isso não condiz com a realidade.

Aliás, isso é um fato que serve para duas realidades. Ou seja, tanto para as escolas públicas tradicionais quanto para as instituições mais ricas. Vale ressaltar que Moordale, de Sex Education, aparentemente representa a classe mais alta.

Sex Education 3 temporada
Imagem: Divulgação/Netflix

[spacer height=”10px”]

No entanto, a criadora Laurie Nunn comentou o fato em entrevista à Radio Times. Na entrevista, a publicação questionou o porquê dessas mudanças. Então, ela disse que sempre se inspirou em produções americanas para escrever. E, além disso, que optou por “fazer uma escola híbrida”, entre a escola americana e a britânica. Uma licença poética que a série permite.

Os armários também estão entre a tradição americana de escolas, frequentemente vista em filmes e séries que retratam o ensino médio. Mas tais armários também são, praticamente, inexistentes em escolas britânicas.

Outros erros

Além das questões da escola, a série aborda outros assuntos com erros. As moradias, por exemplo, entram nestes aspectos. De acordo com a publicação, toda a forma que Sex Education representa a cultura de parques e trailers está errada. Isso porque eles existem por lá, mas não são instalações comuns.

Da mesma forma, as casas britânicas tendem a ser bem menores do que as destacadas na série. Então, é como se fosse uma cultura americana realocada na Inglaterra.

Aliás, outro fato errado em Sex Education tem haver com o atletismo. Isso porque a prática de esportes na escola, da forma como mostrada, é mais comum nos EUA. Embora existam atividades e clubes relacionados a esportes, a maioria das escolas do Reino Unido possuem poucos espaços. Ou seja, não teriam um local adequado para realizá-los.

Sex Education apresenta um cenário diferente destas escolas. E ainda, insere uma piscina olímpica, que tais escolas não possuem.

Jaquetas Letterman como a que Jackson usa em todos os lugares simplesmente também não fazem parte da vida escolar no Reino Unido. E até mesmo o baile do colégio está errado. Embora as escolas no Reino Unido tenham essas festas, elas não são muito parecidas com a de Sex Education. Elas são mais “populares” na realidade, ou seja, menos formais.

Dito isso, muitos fãs estão chocados com essas “mentiras” que a série contou. Afinal, ela se propõe a contar uma realidade que, aparentemente, não existe.

Mesmo assim, podemos relevar. Afinal, como a própria criadora ressaltou, tudo não passa de uma licença poética.

Enquanto isso, os fãs estão aguardando ansiosos pela terceira temporada – que ainda não possui data de estreia.

E você, é fã de Sex Education? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.