Super Pumped: série sobre a criação da Uber estreia no Brasil
Nova série antológica, com histórias diferentes a cada temporada, Super Pumped aborda a história da Uber na sua primeira temporada.
Em uma semana agitada de estreias, o Paramount+ não ficou para trás. Isso porque a plataforma de streaming trouxe com exclusividade no Brasil a estreia da série Super Pumped: A Batalha Pela Uber. O drama acompanha a emocionante história de Travis Kalanick, fundador da Uber.
Essa produção conta a história de uma das empresas mais bem-sucedidas e grandiosas do Vale do Silício: a Uber, e vinha sendo bastante aguardada.
A história da série Super Pumped
A temporada de Super Pumped gira em torno de Travis Kalanick (Joseph Gordon-Levitt), CEO da Uber, que acabou sendo deposto em um golpe da diretoria. Além disso a série expõe sua relação – às vezes tumultuada – com seu mentor Bill Gurley (Kyle Chandler). Este, um brilhante e franco capitalista de risco que aposta em sua excelente reputação no sucesso da Uber, mas depois tem que lidar com as consequências.
Igualmente, Uma Thurman interpreta Arianna Huffington, a empresária experiente e cofundadora do The Huffington Post, membro do conselho da Uber.
Leia também: Tudo sobre a nova série A Serpente de Essex
A série produzida pela Showtime retrata a montanha-russa da nova empresa de transporte pelos altos e baixos do Vale do Silício. Mesmo em meio à agitação radical gerada na capital mundial da tecnologia, o Uber se destaca como uma maravilha e uma maldição. Dessa forma, apresentando batalhas internas e externas que têm consequências imprevisíveis.
O Elenco de Super Pumped
A série conta com o vencedor do Emmy®, Joseph Gordon-Levitt (The Trial of the Chicago 7), o vencedor do Emmy®, Kyle Chandler (Bloodline, Friday Night Lights), e a indicada ao Oscar® e ao Emmy®, Uma Thurman (Kill Bill, Pulp Fiction). Brian Koppelman, David Levien (Billions, Rounders) e Beth Schacter (Soundtrack) são produtores executivos e também escrevem e atuam como showrunners da série.
A série também é estrelada pela indicada ao Oscar®, Elisabeth Shue (Leaving Las Vegas), Kerry Bishé (Halt and Catch Fire, Penny Dreadful: City of Angels). Bem como Jon Bass (Miracle Workers), Bridget Gao Hollitt (Home and Away) e, ainda, Babak Tafti (Sucessão).
O livro que inspirou Super Pumped
No livro que inspirou a série Super Pumped, Mike Isaac detalha a ascensão e queda da gigante de tecnologia. Tudo isso, em um cenário de rápidas mudanças no Vale do Silício. O autor, além disso, relata as batalhas da empresa com associações de taxistas, a cultura tóxica em seus escritórios e as táticas de guerrilha. Tudo para destruir qualquer obstáculo que impedisse o domínio do setor, além de traçar um perfil de Kalanick e trazer à tona as maquinações que acabaram levando à sua derrocada.
Leia também: A história real por trás da série Irmandade
O funcionamento lícito do Airbnb nos Estados Unidos incentivou o agressivo cofundador e ex-CEO da Uber a apostar em uma plataforma de compartilhamento de caronas. Só que a possibilidade de cidadãos comuns transportarem outras pessoas pela cidade por dinheiro desencadeou uma série de problemas.
Em primeiro lugar, havia normas que proibiam alguns serviços da start-up. Além disso, mexer nessas regras comprometeria o relacionamento dos legisladores com os taxistas e representantes do sindicato de transporte, base eleitoral deles.
Polêmicas à parte, a Uber mudou a forma como as pessoas se deslocam. O que impactou, em um curtíssimo espaço de tempo, o funcionamento das cidades. Fundada em 2009, a Uber Technologies atua hoje em mais de sessenta países. Apoiada por bilhões de dólares de capital de risco, a empresa nasceu com a promessa de provocar uma grande revolução.
Combinando avanços tecnológicos com a agressividade e a arrogância de Kalanick, a start-up não apenas desafiou um sistema tido como antiquado, mas também deu um golpe mortal. Com profundas repercussões em diversos setores.
Com base em centenas de entrevistas com funcionários atuais, bem como antigos da companhia, além de documentos inéditos, A guerra pela Uber é uma história de ambição e mentiras, riqueza obscena e mau comportamento. E, portanto, que explora como a inovação tecnológica e financeira culminou em um dos períodos mais catastróficos da história corporativa americana.