Superman & Lois muda regra da DC sobre Kryptonita

11º episódio da segunda temporada de Superman & Lois confirmou uma enorme mudança em relação a Kryptonita.

Superman & Lois

A série Superman & Lois está ganhando muitos elogios dos fãs, pela sua alta produção e fidelidade em muitas das adaptações. No entanto, ela mudou uma regra importante da DC Comics sobre como a Kryptonita afeta o Superman, sugerindo um conjunto diferente de leis físicas para todo o universo que a série se estabeleceu.

Desde sempre, a DC Comics estabeleceu que a Kryptonita Verde torna o Superman completamente impotente, além de causar grande dor. No entanto, uma cena em Superman & Lois contrariou essa tendência com Kryptonita tendo um efeito notavelmente diferente na série de TV.

Os efeitos da Kryptonita em Superman & Lois

Embora existam vários tipos de Kryptonita com efeitos diferentes dependendo da cor, a Kryptonita Verde é a mais famosa. O fato de que a Kryptonita Verde tira os poderes do Superman é bem conhecido até mesmo por pessoas que não leem quadrinhos. De fato, referir-se à maior fraqueza de alguém como sua “kryptonita pessoal” é um ditado tão popular para qualquer idioma na era moderna quanto a frase “calcanhar de Aquiles”.

PUBLICIDADE

Leia também: Superman & Lois tem crossover com chocante vilão da DC

Apesar disso, uma cena no episódio da segunda temporada de Superman & Lois, “Truth and Consequences“, o 11º da segunda temporada, confirmou que o Superman do Arrowverso estava longe de ser impotente quando exposto à Kryptonita Verde.

O Jonathan Kent de Mundo Bizarro, Jon-El, lançou um ataque furtivo ao Superman que deixou seu peito embutido com estilhaços de Kryptonita Verde. Ele também esfaqueou o Homem de Aço com um cristal de Kryptonita Verde. Então, o Superman ficou incapacitado até que Lana Lang foi capaz de retirar os fragmentos de suas feridas.

Mas ele ainda foi capaz de ouvir Lois Lane, muitas vezes em perigo. Tudo isso, enquanto ela gritava seu nome no momento em que Jon-El atacava seus filhos.

Superman & Lois
Imagem: Divulgação.

Dessa forma, Superman & Lois estabeleceu que a Kryptonita, na verdade, machuca o Superman – mas não tira seus poderes, como geralmente os quadrinhos retrataram.

Os efeitos da Kryptonita

Existem muitas histórias que confirmaram anteriormente que o Superman se torna impotente quando exposto à Kryptonita Verde. Mas o exemplo mais famoso veio em JLA #4 de 1997, uma história de Grant Morrison, Howard Porter e John Dell.

Leia também: Ator de Superman & Lois compara astro a Christopher Reeve

O arco das HQs colocou Superman e o resto dos melhores heróis do mundo contra o Hyperclan, um grupo de alienígenas que posaram como uma equipe de heróis, enquanto trabalhavam secretamente para conquistar a Terra. Capturado pelo Hyperclan e exposto a um pedaço de Kryptonite Verde, Superman estava aparentemente indefeso enquanto o Hyperclan torturava seus aliados.

Superman sofreu sua própria forma mais sutil de tortura, ao ouvir bilhões de vozes clamando por ajuda. Foi o fato de Superman ainda poder usar sua superaudição que o levou ao fato de que a Kryptonita diante dele era uma ilusão telepática e o Hyperclan eram secretamente marcianos brancos.

Imagem: Divulgação.

Vale lembrar, no entanto, que esta não é a primeira vez que Superman & Lois quebram as regras de como a Kryptonita funciona. No episódio da primeira temporada da série, “Broken Trust“, Clark foi capaz de conter sua visão de calor depois de ser ferido por quatro fragmentos de Kryptonita e reter a energia até que ele pudesse remover a Kryptonita e destruí-la com uma explosão focada.

Isso enfatizou como o maior poder do Superman pode ser seu senso de autocontrole, dado o quanto ele deve conter para evitar ferir os outros por acidente.

No Brasil, Superman & Lois exibe seus episódios semanalmente no streaming do HBO Max.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.