Templo processa a Netflix em U$ 150 milhões por exibir estátua em série

Templo está processando a Netflix por exibir peça em série.

Imagem: Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

Templo vinha ameaçando processar a Netflix

Um templo satânico entrou com um processo contra a Netflix. A organização cumpriu ameaças prévias e está pedindo US$ 150 milhões da Netflix e da Warner Bros. A notícia foi confirmada nesta quarta (08).

De acordo com o The Blast, o processo está alegando uso inapropriado de imagem pela plataforma. Os documentam destacam que a série O Mundo Sombrio de Sabrina apresentam uma estátua de Baphomet, que se assemelha à uma peça criada pelo templo.

Assim, o templo está processando a Netflix por violação de direitos autorais. Além disso, também está processando por violação de marca registrada e prejuízo à reputação da empresa. Ela também está buscando uma liminar que impediria a Netflix e a Warner Bros de distribuir a série com as imagens supostamente infratoras.

PUBLICIDADE
Baphomet monument, Sabrina
Estátua citada em processo é vista várias vezes na série O Mundo Sombrio de Sabrina. Imagem: Divulgação.

[spacer height=”10px”]

Na documentação, ainda, o templo disse que a Netflix fez uma “réplica”, representando erroneamente a estátua original. Ainda, defende que a gigante do streaming está atribuindo à peça ações que seriam “moralmente repugnantes”.

Embora sites americanos tenham tentado uma declaração, a Netflix e a Warner Bros se recusaram a comentar o caso para a imprensa.

O processo

O co-fundador do templo, Lucien Greaves, alegou no dia 31 de outubro sobre a apropriação da série da Netflix. A alegação veio cinco dias após a estreia da série no catálogo de streaming.

Na ocasião, ele ressaltou que a Netflix “se apropriou” do projeto do monumento de Baphomet, que é se de sua organização, e protegido por direitos autorais.

O assustador monumento pode ser visto em várias cenas da série, enquanto a bruxa adolescente frequenta a Academia de Artes Invisíveis (basicamente Hogwarts para satanistas). A peça é uma espécie de criatura com uma cabeça de bode.

Nova Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina é uma releitura dark da origem e das aventuras de Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira. Uma história de transição entre a adolescência e a vida adulta, a série apresenta elementos de terror, ocultismo, e, é claro, muita bruxaria.

Seguindo a linha de clássicos como O Bebê de Rosemary e O Exorcista, esta adaptação mostra uma Sabrina que luta para conciliar sua natureza dupla – meio bruxa, meio mortal – enquanto combate as forças do mal que ameaçam a sua própria vida, a de sua família e o mundo habitado pelos humanos.

[spacer height=”10px”]

A primeira temporada já está disponível completa na Netflix. Além disso, uma segunda temporada já foi encomendada, antes mesmo da estreia.

Leia também: Elenco de “Sabrina” dos anos 1990 comenta versão da Netflix

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.