The Flash deixou seu melhor para o penúltimo episódio

Review do penúltimo e décimo segundo episódio da nona e última temporada de The Flash, da The CW, intitulado "A New World part 3: Changes".

Imagem: The CW/Divulgação

The Flash chega ao seu penúltimo episódio (9×12) depois de tantos anos no ar. A realidade de que a série está acabando enfim bateu! O primeiro spin-off de Arrow foi quem iniciou o grande universo compartilhado da DC nas telinhas que marcou a última década. Por muito tempo foi, inclusive, considerada a melhor adaptação dos quadrinhos da TV.

9×12: “A New World part 3: Changes” de The Flash é um misto de altos e baixos

Infelizmente, esta última temporada e este penúltimo episódio de The Flash não eram o que se esperava dessa série que já foi tão contagiante. É muito estranho que justamente nesta reta final a participação do herói título da série tenha se limitado a apenas metade do episódio. A sua ausência parece ter tornado o episódio mais longo do que parece.

Saber que, no futuro, tantos anos depois, o team Flash continua o mesmo, é desanimador. Para ajudar, a produção nem ao menos se preocupou em envelhecer o elenco de The Flash. A caracterização deles foi inverossímil e imperdoável, ainda mais para este arco final que merecia melhor trato.

PUBLICIDADE
Imagem: The CW/Divulgação

O destaque dado a Thawne é justificável, já que se trata do antagonista dessa última graphic novel. Só que esse desenvolvimento poderia ter acontecido um pouco antes, quem sabe no episódio anterior. O personagem poderia ter aceitado os poderes do cristal azul antes, para ao menos o vermos como Cobalto Azul por mais tempo.

Deixaram então o melhor para o final (literalmente). Rick Cosnett sempre fez um bom trabalho em The Flash e continua fazendo, mas deixa a sensação de que poderia ser ainda melhor, se não fosse o roteiro e/ou direção mal aproveitados.

O reencontro agridoce da família Allen

A participação de Nora foi bem interessante para o episódio e pode ter maior importância no episódio final. A sequência da corrida entre o Flash e Nora/Cobalto foi bem legal, mas também poderia ser mais grandiosa. No entanto, entregou o que se propôs.

Já a participação de Nora mãe como personificação da Força de Aceleração continua não sendo a melhor escolha da produção de The Flash. Não é nem pelo talento da atriz, que já se provou boa desde o episódio piloto. Mas o papel/personagem em si, que se comunica com os humanos, tem alguns diálogos fracos e ainda fala de si na terceira pessoa.

Imagem: The CW/Divulgação

O encontro de Barry e a Íris do futuro foi tocante e condizente com tudo o que vem se construindo ao longo das temporadas. O papel de Barry, como é de se esperar, deu um salto no episódio assim que deu as caras. E foi o que salvou este penúltimo episódio.

Será que o céu vermelho e toda a linha do tempo será alterada no fim? The Flash agora chegou na sua linha de chegada e resta apenas seu episódio final para fechar esta longa corrida que foi não só a série, como todo o Arrowverso.

Nota: 4/5

Sobre o autor

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.