The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia: resumo explica a 1ª temporada
Confira um resumo da primeira temporada de The Handmaid's Tale.
The Handmaid’s Tale ganha exibição pela Rede Globo e Globoplay
A Rede Globo exibe nesta terça (12) o primeiro episódio de The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia no Cine Globoplay. A ação é para promover a primeira temporada da série que já está disponível na plataforma de streaming.
Dessa forma, para assistir a 1ª temporada de The Handmaid’s Tale, basta assinar a Globoplay, para ter acesso aos episódios completos. Entretanto, se você ficou curioso para saber o que acontece nos episódios, e entender mais da trama da série, leia abaixo a sinopse da série e detalhes dos episódios.
Enredo
Em um futuro próximo, as taxas de fertilidade caem em todo o mundo. Tudo por conta da poluição e de doenças sexualmente transmissíveis. Em meio ao caos, o governo totalitário da República de Gileade, uma teonomia cristã, domina o que um dia foi o território dos Estados Unidos. Além disso, a sociedade é organizada por líderes sedentos por poder ao longo de um regime novo. Essa organização é militarizada, hierárquica e fanática. Assim, esse governo possui novas castas sociais, nas quais as mulheres são brutalmente subjugadas. Além disso, por lei, não têm permissão para trabalhar, possuir propriedades, controlar dinheiro ou até mesmo ler.
A infertilidade mundial resultou no recrutamento das poucas mulheres fecundas remanescentes em Gileade, chamadas de “aias” (Handmaid). Sendo assim, tudo acontece de acordo com uma interpretação extremista dos contos bíblicos. Contudo, elas são designadas para as casas da elite governante, onde devem se submeter a estupros ritualizados com seus mestres masculinos para engravidar e ter filhos para aqueles homens e suas respectivas esposas.
Offred
June Osborne (Elisabeth Moss) é renomeada como Offred (que significa “do Fred“). Assim, é a aia atribuída à casa do Comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes) e de sua esposa Serena Joy Waterford (Yvonne Strahovski).
Ela, então, fica sujeita às regras mais rigorosas. Além disso, sob uma vigilância constante. Sendo assim, uma palavra ou ação imprópria de sua parte pode levar a sua execução. Tudo o que ela pode fazer com segurança agora é seguir as regras de Gileade, na esperança de que algum dia possa viver livre.
A origem das Aias
Antes de mais nada, cronologicamente, a história começa em Boston, mais ou menos no tempo atual. Lá conhecemos June (Elisabeth Moss), uma graduada da faculdade cuja melhor amiga é Moira (Samira Wiley). Elas trabalham para uma editora de livros. June encontra Luke (O-T Fagbenle) em uma barraca de cachorro-quente e os dois começam a se encontrar em segredo até que Luke eventualmente deixa sua esposa para ela e eles se casarem. June e Luke têm uma filhinha – Hannah.
Uma queda significativa nas taxas de natalidade, combinada com um aumento nos defeitos congênitos, levou a América a uma crise de fertilidade. Além disso, as enfermarias de maternidade são vigílias vazias, à luz de velas, que são realizadas no exterior, orando por trabalhos bem-sucedidos. Sistemas climáticos imprevisíveis e colheitas fracassadas também colocaram as cadeias de fornecimento do país em desordem.
Waterford
[spacer height=”10px”]
Enquanto isso, a ativista escritora Serena Joy (Yvonne Strahovski) está reunindo multidões para seu recém cunhado movimento “feminismo doméstico”. Ela publicou um livro chamado A Woman’s Place. Na publicação, argumenta que as mulheres têm uma responsabilidade moral e cristã de serem mães. Além disso, que domesticidade e mansidão não significam fraqueza. O livro seguinte de Serena Joy argumenta que, em um mundo onde nascem poucos bebês saudáveis, a fertilidade poderia ser comercializada globalmente como um recurso nacional. Vale ressaltar que Serena Joy e seu marido Fred Waterford foram incapazes de conceber um filho.
Fred Waterford (Joseph Fiennes) faz parte dos Filhos de Jacó. Tal grupo é fundamentalista religioso e patriarcal com um exército à sua disposição. Esses homens são os arquitetos de Gileade, o regime experimental que escraviza mulheres férteis. Além disso, sequestra seus filhos existentes, executa gays e rebeldes. Já os que não obedecem são enviados para as “colônias”, o que significa morte certa.
Escravizando mulheres
Os Filhos de Jacó inventam a noção de “A Serva”. Essa é a denominação da mulher fértil enviada para a casa de homens poderosos (os Comandantes). Tais homens são incapazes de conceber uma criança com suas esposas. Para vender suas esposas à ideia de engravidar Servas, os Comandantes usam justificação bíblica. Além disso, acrescentam vários rituais solenes e chamam de “A Cerimônia”.
June, Luke e Hannah tentam, mas não conseguem cruzar a fronteira para o Canadá juntos. June e Hannah são capturadas e separadas. Enquanto isso, Luke consegue chegar a Toronto. Lá, ele se instala na “Pequena América”. Tal lugar foi criado para refugiados americanos de Gilead para esperar por seus entes queridos.
Os tipos de mulheres
[spacer height=”10px”]
June é levada para um Centro Vermelho, administrado por mulheres executoras da Gilead, as tias, e patrulhado por guardiões armados. Quatro funções são designadas para mulheres em Gileade: Esposas, Tias, Martas (empregadas domésticas) e Servas. Mulheres gays (rotuladas como “traidoras de gênero”) são forçadas a se arrependerem por seus “pecados”. Caso contrário, são amarradas na rua junto com outros dissidentes.
Há também uma quinta categoria para as mulheres, que descobrimos mais tarde na série: as Jezebels. Essas são mulheres jovens e atraentes que não se encaixam em uma das outras categorias. Assim sendo, ficam mantidas secretamente em um bordel de Boston. Tais mulheres são usadas para o sexo pelos Comandantes. Claro, sem o conhecimento de suas esposas).
As Jezebels usam roupas e maquiagem, ao contrário dos modestos vestidos das outras mulheres da trama.
A tia Lydia (Ann Dowd) dirige o Centro Vermelho, onde June e Moira são levados. É um lugar cruel de doutrinação e punição brutal. A jovem desequilibrada Janine (Madeline Brewer), por exemplo, teve um olho amputado por mau comportamento. Uma vez treinados nas cerimônias e ritos de Gileade, as Aias são colocadas nas casas de seus Comandantes até que lhes dêem uma criança.
Tentativa de fuga
June e Moira encenam uma tentativa de fuga do Centro Vermelho, mas June é recapturada enquanto Moira embarca em um trem para uma casa segura em Boston. Ela também é eventualmente recapturada e June acredita que Moira foi enviada para as colônias, e assim está morta. Na verdade, Moira, uma mulher gay, foi levada para Jezebels para servir como um brinquedo sexual. June, agora forçada a adotar o nome de seu comandante, Fred Waterford, torna-se Offred.
Os rituais
[spacer height=”10px”]
Um dos rituais de Gileade é o The Salvaging. Tal ritual é projetado para tornar as Aias cúmplices na violência do regime. Além disso, uma maneira de liberar a raiva dessas mulheres. De tal modo, elas são convocadas pelo toque de três sinos. (Vale ressaltar que a leitura é proibida para mulheres em Gileade. Então, todas as formas de palavras, nos supermercados e nas placas das ruas, foram substituídas por pictogramas simples). Neste momento, um círculo é formado em volta de um prisioneiro amarrado. Quando o apito soa, elas espancam o prisioneiro – acusado de um crime – até a morte.
E o nascimento tem ainda mais rituais envolvidos. Convocados por sinos, mais uma vez, as Servas se reúnem em torno de uma delas em trabalho de parto. Ali, cantam orações de apoio. Enquanto isso, a Esposa, que recebe o bebê substituto, faz seu próprio trabalho de parto falso também cercado por outras esposas. Janine (cujo olho foi removido no Centro Vermelho), foi a primeira criada a dar à luz na série.
Resistência
Entretanto, o primeiro indício de Offred para um movimento de resistência em Gilead vem da sua parceira de compras, Ofglen (Alexis Bledel). As criadas são emparelhadas para qualquer coisa que exija que elas saiam de casa, para que elas sejam sempre vigiadas e monitoradas umas pelas outras. Ofglen era professora universitária antes da mudança de regime. Sua esposa e filho fugiram para o Canadá, mas ela foi capturada. Ofglen avisa a Offred que um membro da família Waterford é um Olho, ou agente de vigilância, para Gileade.
Contudo, certa manhã, Offred descobre uma nova criada na casa da amiga, chamando-se Ofglen. Descoberta por ter tido um caso com uma Martha, a primeira Ofglen foi levado pelos Guardiões e forçado a assistir seu amante sendo enforcado. Como punição, ela foi genitalmente mutilada antes de ser mandada de volta para a casa de outro Comandante e renomeada como Ofsteven. Seus “dois ovários em funcionamento” fizeram com que ela fosse preciosa demais para matarem.
Em seu retorno, Ofsteven pareceu resignada em capturar, mas viu uma oportunidade de rebelião. Ela dirigiu um carro desacompanhado ao redor de uma praça do mercado e passou por cima de um Guardião em protesto, antes de ser levada em uma das sinistras vans negras que transportam dissidentes para suas cruéis punições.
O movimento de June
Pouco depois de ser postada em sua casa, Offred foi convidada pelo Comandante Waterford para seu estudo particular. Lá, entretanto, ele pediu a ela para jogar Scrabble contra ele, beber uísque, bem como ler revistas – todas as atividades proibidas. Ele costumava fazer o mesmo com a última Offred, que descobrimos que ela acabou cometendo suicídio e se enforcando no armário do quarto dela. Na parede do armário, a Offred anterior havia riscado a frase em latim “Nolite te bastardes carborundorum”, que se traduz em “não deixe que os bastardos te esmaguem”. Entretanto, Offred usou essa frase para interpretar a culpa do comandante Waterford sobre sua antecessora, com efeito de manipulá-lo. Convencido de que ela se sentia atraída por ele, o comandante Waterford trouxe para Offred um vestido e maquiagem glamourosos, e levou-a para Jezebels para fazer sexo. Ela viu Moira, a quem ela pensava que estava morta, trabalhando lá.
Embora sabendo que ela havia sido levada para Jezebels uma vez, Mayday deu a Offred a tarefa de retornar para pegar um pacote e escondê-lo até novo aviso. Em sua visita de retorno, Offred não conseguiu pegar o pacote, então pediu a Moira para pegá-lo, mas ela recusou por causa do grande risco. Em um açougue, no entanto, Offred é mais tarde aprovada no pacote com uma nota da Moira. Ela o escondeu embaixo da banheira ao lado de seu quarto, depois disso estava cheio de cartas de Servas de toda Gilead escrevendo para sua família e seus entes queridos que chegaram ao Canadá.
Nick é uma peça chave
Assim, frustrada com o fracasso de Offred em engravidar, Serena Joy providenciara para que Offred e Nick se reunissem em segredo para transarem, aumentando suas chances de engravidar. Sem o conhecimento de Serena Joy, os dois mais tarde começaram um caso de amor.
Uma delegação de representantes do comércio mexicano visitou Gilead e a teoria de Serena Joy de que a fertilidade poderia ser usada como uma commodity para o comércio entre os países foi colocada em prática. A Gilead é lançada para os visitantes como uma utopia florescente com um modelo agrícola orgânico, emissões de carbono cortadas e a maior raridade de todas – as crianças. Os mexicanos estão cientes da verdadeira natureza do regime que seu comércio está fortalecendo, mas ignoram seus escrúpulos e fazem um acordo de qualquer maneira.
Ainda assim, implorando ao contingente mexicano por ajuda, Offred soube que Luke ainda estava vivo e conseguiu lhe passar um bilhete dizendo: “Eu te amo muito. Salve Hannah..”. Assim sendo, graças a um simpático político mexicano, a nota chegou a Luke no Canadá. Inspirada pela missão de Mayred de Offred, Moira encenou outra tentativa de fuga e conseguiu, atravessando a fronteira canadense, onde ela se reuniu com seu velho amigo Luke.
O final
Portanto, Serena Joy descobre das viagens de Fred e Offred para Jezebels e descobriu que Offred está grávida de Nick. Desesperada pelo bebê, Serena Joy leva Offred para vê-la se encontrar com Hannah, prometendo que se Offred fosse prejudicar a si mesma ou ao bebê, ela machucaria acima de tudo sua filha Hannah.
Além disso, a cena final da primeira temporada vê Offred (tendo dito a criada Rita onde o pacote secreto de cartas está escondido) sendo levada pelos Guardiões. “Basta ir com ele”, diz Nick, como ela é conduzida para a van preta. “Confie em mim”.
Leia também: Entenda o sucesso de The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia
Fonte: DenOfGeek